ESEV - DCEN - Artigo em ata de evento científico nacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCEN - Artigo em ata de evento científico nacional by Subject "Conhecimento didático"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Tarefas matemáticas no ensino da álgebraPublication . Rodrigues, Cátia; Menezes, Luís; Da Ponte, João PedroAs tarefas matemáticas desempenham um papel importante na aprendizagem dos alunos, ao contribuírem para o desenvolvimento do seu pensamento matemático. Nesta comunicação procuramos compreender de que forma o conhecimento mobilizado por uma professora na seleção e exploração de tarefas contribui para essa aprendizagem dos alunos, nomeadamente ao nível da justificação e generalização de raciocínios algébricos. A metodologia envolve a observação de aulas e de sessões de trabalho colaborativo com a professora, que são complementadas pela elaboração de notas de campo. Os resultados mostram que a professora mobiliza diversos aspetos do seu conhecimento didático na seleção das tarefas e na forma de as explorar em sala de aula, tanto no momento de planificação como na ação em aula. Em particular, na aula, acompanha os alunos e favorece os momentos de apresentação e discussão de ideias matemáticas, desafiando-os a justificarem e generalizarem ideias, aspetos importante do conhecimento da prática letiva.