ESEV - DCEN - Capítulo em obra nacional, como autor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEV - DCEN - Capítulo em obra nacional, como autor by Subject "Ensino exploratório de Matemática"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Comunicação nas práticas letivas dos professores de MatemáticaPublication . Menezes, Luís; Tomás Ferreira, Rosa; Martinho, Maria Helena; Guerreiro, AntónioEste capítulo tem como objetivo discutir o papel da comunicação nas práticas letivas dos professores, no contexto do ensino exploratório de Matemática. Começando por situar as principais perspetivas sobre o papel da comunicação na aprendizagem da Matemática, caraterizamos, de um ponto de vista micro, as principais ações comunicativas do professor e, de um ponto de vista macro, as dinâmicas comunicativas da sala de aula. Neste enquadramento, defendemos que a atividade do professor de Matemática tem uma forte natureza discursiva e comunicacional. Numa aula de ensino exploratório de Matemática, o discurso do professor tem uma função de suporte e regulação do discurso dos alunos, promovendo o diálogo e a valorização do pensamento dos alunos. A comunicação surge, assim, como elemento estruturante do ensino e, portanto, das práticas letivas do professor, deixando de ser vista como um mero instrumento ou técnica do professor para ensinar Matemática, mas como algo inerente ao ensino e aos processos de construção e partilha do conhecimento matemático.