Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2014_LM_out_liv.pdf448.81 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este capítulo tem como objetivo discutir o papel da comunicação nas práticas letivas dos professores, no contexto do ensino exploratório de Matemática. Começando por situar as principais perspetivas sobre o papel da comunicação na aprendizagem da Matemática, caraterizamos, de um ponto de vista micro, as principais ações comunicativas do professor e, de um ponto de vista macro, as dinâmicas comunicativas da sala de aula. Neste enquadramento, defendemos que a atividade do professor de Matemática tem uma forte natureza discursiva e comunicacional. Numa aula de ensino exploratório de Matemática, o discurso do professor tem uma função de suporte e regulação do discurso dos alunos, promovendo o diálogo e a valorização do pensamento dos alunos. A comunicação surge, assim, como elemento estruturante do ensino e, portanto, das práticas letivas do professor, deixando de ser vista como um mero instrumento ou técnica do professor para ensinar Matemática, mas como algo inerente ao ensino e aos processos de construção e partilha do conhecimento matemático.

Description

Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito do Projeto Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (contrato PTDC/CPE-CED/098931/2008).

Keywords

Professor de Matemática Práticas comunicativas Ensino exploratório de Matemática

Citation

Menezes, L., Tomás Ferreira, R., Martinho, M. H. & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas Profissionais dos Professores de Matemática (pp. 135-161). Instituto de Educação: Lisboa.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto de Educação

CC License