ESEV - DCEN - Capítulo em obra nacional, como autor
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Recent Submissions
- Criatividade na atividade matemáticaPublication . martins, ana patrícia; Gomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosFalar de criatividade exige criatividade. Fazer com criatividade exige, ainda, mais criatividade. A Matemática é vista por muitos, ainda, como uma ciência pouco aberta e que serve o mundo com a resposta a inúmeros problemas. Num mundo onde abundam ideias, problemas e soluções, distinguem-se aqueles que são diferentes porque são mais eficientes, porque são inovadores ou, simplesmente, porque são únicos. Conjugar a natureza de uma ciência como a Matemática com métodos e processos mais abertos e mais criativos é algo que começou, muito recentemente, a tomar forma. Mas, o que significa ser criativo no trabalho em Matemática? Neste artigo procuramos reunir ideias da literatura que respondem a esta questão, apresentamos, também, as perspetivas de profissionais que diariamente trabalham com a Matemática, a nível da investigação, do ensino ou da divulgação e, por fim, referimo-nos a manifestações da Matemática em áreas distintas. Acima de tudo, queremos deixar a porta aberta para se continuar a pensar com criatividade sobre aquilo que pode ser a criatividade na atividade matemática.
- Contributos para a história do actuariado em Portugal anterior à fundação do Instituto dos Actuários PortuguesesPublication . martins, ana patrícia
- Números racionais e discussões matemáticas: Uma tarefa de cunho humorístico no 5.º anoPublication . Menezes, Luís; Alves, RosaEste capítulo é um recorte de uma investigação que procurou estudar a aprendizagem dos números racionais e da capacidade de discutir no quadro de uma experiência de ensino que assenta numa metodologia de ensino exploratório em que a resolução e discussão de tarefas matemáticas são ingredientes fundamentais da aprendizagem. Das 11 tarefas que constituíram a experiência de ensino, que decorreu ao longo de quatro semanas, selecionámos, para este texto, uma que tem na sua base uma situação humorística (“Ao ataque!”), que visa a aprendizagem do tópico “Comparação e ordenação de números racionais”. A investigação, de natureza interpretativa, revela que os alunos podem aprender tópicos matemáticos ao mesmo tempo que aprendem a comunicar e discutir matematicamente. Para além disso, o contexto humorístico da tarefa teve um efeito emotivo, levando os alunos a aderir ao desafio colocado, e um efeito cognitivo quando estes pensam mais demoradamente sobre a situação humorística apresentada.
- Práticas de ensino exploratório da Matemática: Ações e intenções de uma professoraPublication . Canavarro, Ana Paula; Oliveira, Hélia; Menezes, LuísEste estudo foca-se nas práticas de ensino exploratório da Matemática.É nosso propósitp aprofundar a compreensão dessa prática complexa do ponto de vista dos professores, considerando tanto as suas ações como as intenções que orientam essas ações.
- Casos multimédia na formação de professores que ensinam MatemáticaPublication . Oliveira, Hélia; Canavarro, Ana Paula; Menezes, LuísEste capítulo apresenta um dispositivo de formação assente na utilização de casos multimédia com professores e futuros professores que ensinam Matemática.
- Comunicação nas práticas letivas dos professores de MatemáticaPublication . Menezes, Luís; Tomás Ferreira, Rosa; Martinho, Maria Helena; Guerreiro, AntónioEste capítulo tem como objetivo discutir o papel da comunicação nas práticas letivas dos professores, no contexto do ensino exploratório de Matemática. Começando por situar as principais perspetivas sobre o papel da comunicação na aprendizagem da Matemática, caraterizamos, de um ponto de vista micro, as principais ações comunicativas do professor e, de um ponto de vista macro, as dinâmicas comunicativas da sala de aula. Neste enquadramento, defendemos que a atividade do professor de Matemática tem uma forte natureza discursiva e comunicacional. Numa aula de ensino exploratório de Matemática, o discurso do professor tem uma função de suporte e regulação do discurso dos alunos, promovendo o diálogo e a valorização do pensamento dos alunos. A comunicação surge, assim, como elemento estruturante do ensino e, portanto, das práticas letivas do professor, deixando de ser vista como um mero instrumento ou técnica do professor para ensinar Matemática, mas como algo inerente ao ensino e aos processos de construção e partilha do conhecimento matemático.
- Números racionaisPublication . Menezes, LuísO capítulo apresenta os conceitos fundamentais sobre números racionais, para professores e futuros professores do ensino básico.