Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade (DCDM)
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade (DCDM) by Subject "Actividade Física e Desportiva"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Articulação Pedagógica no 1º Ciclo do Ensino Básico - Uma Proposta Ecológica a Partir da Actividade Física e Desportiva (AEC)Publication . Avelar-Rosa, B; Figueiredo, AbelO presente documento incide nas possibilidades de articulação pedagógica que conferem as diferentes Actividades de Enriquecimento Curricular, assumindo por eixo de observação a Actividade Física e Desportiva. Nesta linha são observados os blocos de conteúdos programáticos das diferentes actividades considerados articuláveis, apresentando, neste seguimento, um projecto de reciclagem de material de desperdício para posterior utilização deste como material desportivo. Este projecto, com carácter ecológico, enfatiza a educação para o consumo e o respeito pelo meio ambiente, dando ainda resposta às necessidades de material desportivo específico da maioria das escolas.
- Valorização da expressão e educação físico-motora e da AFD; no 1º CEBPublication . Constante, Filipa Isabel Bernardo; Figueiredo, AbelRESUMO O objectivo da presente investigação é averiguar se o programa de Actividade Física e Desportiva, no âmbito das AEC’S veio interferir na abordagem da Expressão e Educação Físico-Motora, pelos professores titulares de turma. A amostra relativa aos professores do 1º Ciclo é constituída por 30 docentes, enquanto a amostra dos professores da Actividade Física e Desportiva, por 28. Ao nível da estatística descritiva foram utilizadas tabelas e gráficos para a exposição dos dados obtidos, recorrendo também à técnica correlacional. Para a recolha dos dados foram utilizados dois questionários, um para os professores do 1º Ciclo e outro para os professores da Actividade Física e Desportiva, dados esses posteriormente tratados, não só ao nível da estatística descritiva como também inferencial. Concluiu-se que muito embora os professores atribuam bastante importância a esta área, o número de professores titulares que abordavam sempre a EEFM diminuiu 27%, passando a existir 16% a não abordar a EEFM, daí que a entrada da Actividade Física e Desportiva veio interferir na abordagem da EEFM.