Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade (DCDM)
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- A abordagem da expressão motora no jardim de infância : estudo realizado num jardim de infância do concelho de ViseuPublication . Basílio, Ana Patrícia Pinto; Esteves, João Luís, orient.Resumo O presente Relatório Final de Estágio emergiu da Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico II ( PES II) e Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1º Ciclo do Ensino básico III (PESIII). Neste sentido, este relatório individual especifica as práticas pedagógicas desenvolvidas ao longo deste percurso académico, sustentando-se em alguns documentos fundamentais às respetivas intervenções nos diversos contextos escolares. Tendo em consideração a importância de uma constante reflexão das intervenções realizadas no passado, bem como futuramente a nível profissional, o Educador deve estar em constante investigação. Deste modo, o estudo que se apresenta na segunda parte do trabalho desenvolvido, permite refletir acerca de novas práticas no que diz respeito à relação da abordagem da Expressão Motora, e a importância que os Educadores dão à mesma.
- Active parents, active children: The importance of parental organized physical activity in children’s extracurricular sport participationPublication . Rodrigues, Daniela; Padez, Cristina; Machado-Rodrigues, Aristides M.This study investigated whether parental participation in organized and unorganized physical activity (PA) was associated with children’s participation in extracurricular sport. The sample comprised 834 parents and their children (aged 6–10 years), living in central Portugal. Questionnaires assessed parental PA (organized and unorganized) and extracurricular sport participation in children (number of sports and frequency of participation). Multinomial logistic regression was applied to assess associations between parental and child physical behaviors. Having both parents active was significantly associated with frequent participation in more sports both in girls and boys but a strong relation according to gender was found. The odds of boys practicing more than one sport and more times per week were higher if they had an active father. Girls with physically active mothers, particularly with mothers practicing organized PA in a regular way, were engaged in more sports and practiced sport more times per week. The type of PA practiced by the parents was not related to boys’ participation in sport. Future interventions should be family-based and focus on the promotion of higher levels of parental PA, including organized, in order to improve their children’s active behaviors.
- A actividade física desportiva e a terceira idade. Estudo centrado no concelho de Celorico da BeiraPublication . Silva, Carla; Pereira, AntoninoÉ extensa a literatura que evidencia os benefícios que a actividade física promove ao nível da saúde e do bem-estar dos idosos (Sallis, 1998; Spirduso, Francis & MacRae, 2005). Porém, é importante saber até que ponto a actividade física está a ser promovida e entendida no nosso país, nomeadamente em concelhos rurais do interior centro do país. Nesse sentido, a presente investigação pretendeu identificar as representações que a população idosa do concelho de Celorico da Beira tem acerca das actividades físicas, averiguar as suas práticas e conhecer as aspirações a este nível. O estudo centrou-se em 12 idosos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 65 e os 90 anos, utentes de seis instituições da terceira idade do concelho, aos quais foram realizadas entrevistas semi-estruturadas (Creswell, 1994; Ruquoy, 2005). A técnica de tratamento da informação utilizada foi a “análise de conteúdo” (Bardin, 2008). A maioria dos inquiridos manifestou um grande interesse pela actividade física, sendo as razões mais apontadas para a sua prática o convívio, o prazer/bem-estar e a saúde. As actividades mais praticadas são as proporcionadas nas instituições, salientando-se os exercícios de mobilização global, os jogos com /sem bola e as caminhadas. No que se refere às actividades físicas que os idosos gostariam de praticar verifica-se que os jogos tradicionais, os percursos pedestres, os exercícios nas máquinas (bicicleta e tapete rolante) e as actividades aquáticas são as mais desejadas.
- Actividade física e equilíbrio em idososPublication . Lourenço, Lina Patrícia Lameiras; Figueiredo, AbelO objectivo do presente estudo foi compreender a relação entre os programas de actividade física com idosos e a melhoria das capacidades retardadoras do risco de queda, com especial relevância para o equilíbrio. Para alcançarmos este objectivo, desenhou-se uma intervenção profissional centrada no estudo de 31 idosos dos 55 aos 78 anos na freguesia de Fragosela em Viseu, acompanhada de uma investigação científica sobre o equilíbrio e o risco de quedas em idosos. Colocámos em prática o programa de treino Fallproof (Rose, 2005) que tem como objectivo melhorar o equilíbrio estático e dinâmico através de tarefas de equilíbrio na posição sentada (numa fitball) e de pé com modificações da postura, equilíbrio na posição de pé com os olhos abertos ou fechados (estar de pé sobre um apoio, caminhar colocando um pé directamente à frente do outro, com os pés juntos), aumento da força nos membros inferiores, transferências do peso corporal na posição sentada e de pé, aumento da complexidade dos padrões de marcha com mudanças de direcção e voltas, exercícios de coordenação entre o movimento da cabeça e do olhar, com redução da base de sustentação (tais como o chão da sala, colchões Airex e colchonetes), de coordenação entre membros inferiores e superiores (Rose, 2005). Na investigação científica pretendemos compreender melhor a problemática do equilíbrio e do risco de queda, assim como a sua relação com a actividade física intencionalmente orientada para o seu treino. Assim sendo foi desenhado um estudo centrado na avaliação do equilíbrio através da Bateria de Avaliação do Equilíbrio em idosos (Rose, 2005) e do teste levantar, caminhar 2,44 metros e voltar a sentar (Rikli & Jones, 2008), tendo sido encontradas diferenças significativas em ambos os testes, p=0,000 e p=0,004, respectivamente. Relativamente às variáveis idade e anos de prática de actividade física, não foram encontrados resultados significativos relativamente ao equilíbrio nos idosos. Já na variável género, foram encontradas diferenças significativas no equilíbrio em função do género no momento do pré-teste que desapareceram no momento pósteste, concluindo que o programa pode ter esbatido as diferenças entre género normalmente encontradas na literatura científica. Na generalidade, concluímos que um programa de exercitação de sete semanas com exercícios específicos de equilíbrio acompanhado de exercícios de força, resistência e flexibilidade, aumentam o equilíbrio e diminuem o risco de queda em idosos de 55 a 78 anos.
- As actividades de expressão e educação físico-motora no desenvolvimento da personalidadePublication . Esteves, João LuísO contributo orientado no complexo processo de desenvolvimento da personalidade de crianças e jovens terá sido, desde sempre, uma das maiores preocupações da instituição Escola. De entre as variadíssimas actividades desenvolvidas em contexto escolar destacamos as actividades corporais, em especial as que se apresentam sob a forma de jogo. Fundamentalmente, porque são alvo de forte adesão por parte das crianças devido à motivação que geralmente consigo transportam.E precisamente por serem aliciantes para os alunos, as actividades corporais devem ser, e são-no efectivamente, um veículo privilegiado neste processo de desenvolvimento da personalidade.
- Adiposity and Physical Activity Do Not Mediate the Longitudinal Association Between Sleep Quality and Arterial Thickness Among AdolescentsPublication . Cayres, Suziane; Vanderlei, Luiz Carlos; Machado-Rodrigues, Aristides; Werneck, André; Barbosa, Maurício; Fernandes, RomuloStudy Objectives: Sleep is a behavior with the potential to affect cardiovascular health. Given the fact that adiposity and physical activity seem to be related to cardiovascular risk factors during growth, it is still unclear whether sleep quality could affect arterial thickness among adolescents. Thus, the objective of the current study was to analyze the effect of sleep quality on arterial thickness and identify the possible mediation role of physical activity and trunk fat in adolescents. Methods: This was a longitudinal study (12-month follow-up) composed of 71 adolescents with ages ranging from 11 to 14 years at baseline (absence of any known chronic diseases, and no regular medicine use). All variables were assessed twice (baseline and 12-month follow-up): (1) sleep quality was reported using the Mini Sleep Questionnaire (MSQ); (2) physical activity was estimated using pedometers; (3) trunk fat was assessed using a densitometry scanner; and (4) carotid intima-media thickness (CIMT) and femoral intima-media thickness (FIMT) were assessed using ultrasonography. Results: Adolescents who presented poor sleep quality demonstrated significantly increased FIMT (r = .299, 95% confidence interval .071 to .498) and for every point increase in the MSQ score from baseline to follow-up there was a 1.12% (95% confidence interval 0.26 to 1.98) increase in FIMT over time. Moreover, trunk fat and physical activity did not mediate the association between sleep quality and arterial thickness, but FIMT had a positive and independent relationship only with trunk fat. Conclusions: Sleep quality was positively associated with FIMT among adolescents, whereas physical activity and adiposity did not mediate this process.
- Análise da Situação Desportiva do Município de VouzelaPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Mendes Ribeiro Eira, Paulo Alexandre; Laranjeira, JoséIntrodução: Compreender a situação desportiva de um determinado contexto é o primeiro passo para conhecer e analisar o seu “estado de arte”, num determinado momento. Esta “fotografia” momentânea deve possibilitar à organização situar-se no presente e, ao mesmo tempo, delinear o(s) caminho(s) que pretende percorrer para a promoção do desporto como práticas culturais que são fator inequívoco de socialização, integração, saúde e bem-estar. Desta forma, urge estabelecer indicadores tangíveis de realização das organizações, que monitorizem a implementação e eficácia das estratégias e determinem o declive entre as metas previamente estabelecidas e o que realmente se completou. Objetivos: Conhecer a carta de instalações desportivas do município de Vouzela; caracterizar a oferta desportiva, através da identificação dos projetos desenvolvidos pela autarquia; conhecer a opinião dos agentes desportivos acerca da situação desportiva do município; conhecer os agentes e os especialistas das diferentes áreas que direta ou indiretamente estão relacionados com a atividade desportiva do município; atualizar a carta de instalações desportivas artificiais do município de Vouzela. Método: O estudo resulta da combinação entre uma investigação exploratória (pesquisa de campo), composta por uma análise exaustiva de uma entidade em específico, assemelhando-se a um estudo de caso e uma descrição que combina técnicas quantitativas e qualitativas. Resultados: O município apresenta 122 instalações desportivas, de base, especializadas e especiais para o espetáculo desportivo, com incidência nas de base formativa (campos, pavilhões e salas); 4% das instalações encontrase sob gestão direta da autarquia, enquanto que apenas 15% requer requalificação; a autarquia aponta para a “desportivização” dos cidadãos, com especial incidência nas faixas etárias dos jovens e idosos, por motivos de natural “autonomia” destes indivíduos e possui um forte vínculo com o associativismo em diversas modalidades desportivas; o número e qualificação dos agentes desportivos envolvidos é considerado insatisfatório, aclamando um aumento quantitativo e qualitativo dos mesmos; os projetos desportivos em vigor não possuem apoio central, sendo sustentados na totalidade pela autarquia. Conclusões: Aumentar o número de agentes desportivos é fundamental para expandir igualmente a dimensão sócio-desportiva do município de Vouzela; o município apresenta uma flexível estruturação dos seus mecanismos de trabalho, uma vez que as suas ações refletem as necessidades dos seus cidadãos, tentando prestar principal apoio às faixas etárias mais debilitadas, através da adoção de uma política de desporto para todos; não é uma organização estanque, estabelecendo relações com os clubes e associações circundantes, princípio que vai ao encontro do fenómeno desportivo, por si igualmente agregador
- Análise Institucional das Organizações Desportivas - A Intencionalidade Desportiva das Autarquias do Distrito de ViseuPublication . Azevedo, António Manuel Tavares; Figueiredo, Abel; Fernandes, António José SerôdioRESUMO A importância do estudo das organizações enquanto entidades sociais de desenvolvimento humano e como agentes fundamentais da mudança e da evolução, ou seja, enquanto verdadeiras instituições, conduz à necessidade da sua investigação no contexto do Desporto, na medida em que as instituições podem constituir, neste âmbito, um motor de desenvolvimento ou, ao invés, caso não sejam devidamente compreendidas, criar entraves ao progresso desportivo. O presente estudo pretende estabelecer um modelo, num contexto não utilizado com frequência, numa visão institucional desportiva, a qual aufere da intencionalidade desportiva dos seus atores, os quais se tornam o objeto da nossa pesquisa, uma vez serem estes intérpretes sociais que atribuem um significado e função específica ao Desporto. O objetivo principal da investigação consiste na construção e validação de um modelo de análise institucional Mesoscópica que modele o quadro intencional de comunidades desportivas e o seu propósito subsiste nos processos de validação de conteúdo (por pares de especialistas) e de validação fatorial, assim como ao estudo da fidelidade, através da análise da sua consistência interna. A nossa população contempla as comunidades desportivas intencionais das 24 organizações desportivas autárquicas do distrito de Viseu, com diferentes funções nas respetivas estruturas hierárquicas. Os resultados obtidos no processo de validação revelaram a extração de uma solução final constituída por três factores que agrupam 31 itens e comportam índices aceitáveis de validade e fidelidade o que, de acordo com o modelo inicial interpretativo, verifica a possibilidade de analisar institucionalmente as organizações desportivas, enquadrando e caracterizando as intenções das comunidades desportivas nos seus respetivos contextos.
- Art and the creative process in education for engineers: a study focused on UTFPR, BrazilPublication . Auzani, Adriana; Silva, Levi Leonido; Morgado, Elsa Maria; Pereira, AntoninoEsta pesquisa teve como objetivo estudar a função da arte na promoção da criatividade nos processos formativos dos acadêmicos de engenharia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), enquanto fator de inovação tecnológica. Desenvolvida no âmbito do paradigma construtivista, foi utlizado o método qualitativo, nomeadamente o estudo de caso. A fonte de recolha de dados utlizada foi a entrevista semiestruturada, tendo os respetivos guiões sido desenvolvidos no âmbito da Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici (1978). O campo de estudo foi constituído por 10 estudantes e egressos, por 10 professores, coordenadores e diretores de Ensino e do Campus de Pato Branco, pelo Reitor da universidade e por 4 empresários. A técnica de tratamento de dados utlizada foi a análise de conteúdo. De entre as principais conclusões, saliente-se que os entrevistados entendem que a arte pode contribuir para a melhoria da formação académica do estudante de engenharia uma vez que proporciona novos pontos de vista, promove a criatividade e a inovação. Defendem também que atividades como o teatro podem estimular a capacidade criativa em ambiente universitário dos engenheiros já que permite a promoção da comunicação e expressão, desenvolvimento de um profissional mais completo e favorece a capacidade de abstração. Por último, entendem que a arte e suas diversas expressões estéticas são importantes na formação acadêmica do engenheiro no que diz respeito à criação de projetos inovadores, uma vez que favorece a inspiração, a inovação e a integração em equipes.
- Art Education: Two Decades of Creation, Evaluation and Application of an Interdisciplinary Method of Artistic LiteracyPublication . Leonido, Levi; Pereira, Antonino; Mendes, Liliana; Rodrigues, João Bartolomeu; Morgado, Elsa Maria GabrielThe Interdisciplinary Method of Musical Literacy, Education and Artistic Awareness (MILMESA) is developed and applied essentially in higher education (artistic, cultural and teacher training courses), promoting effective endogenous (interarts) and exogenous interconnection (artistic and other non-artistic areas) of an inter and pluridisciplinary matrix, as well as assuming itself as a privileged vehicle of relationship and extension to the community in the frame of the making of artistic-cultural and pedagogical-didactic events in the European, Luso-Brazilian, Luso-African and Hispanic American territories. It was created, tested and evaluated in five consecutive quadrennia (2002–2023), being regularly adapted, adapted and added to according to the observed realities, evolving into the deepening of new concepts and models of intervention in these domains (e.g., Expressive and Proximal Didactics). Using the ethnographic method and the case study, and having the source of data collection as the document analysis of written and iconographic or visual sources (n = 1386) and participant observation, this study aimed to describe and analyse the application and evolution of MILMESA in terms of education and extension to the community. It was concluded that there was a need to promote, with greater regularity and scope, greater technological interaction via digital platforms and social networks, within the framework of the participation of external specialists (e-DEP) and the very experience of MILMESA’s experiences and initiatives, giving it a more meaningful and participatory range.