ESTGL - DGAT - Artigo em ata de evento científico nacional
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTGL - DGAT - Artigo em ata de evento científico nacional by Subject "Comportamento do consumidor de vinho"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A influência do género e da ocasião na frequência de consumo de vinhoPublication . Marques, Carlos; Guia, AnaEsta comunicação pretende avaliar de que modo a frequência de consumo de vinho depende do género do comprador e da ocasião a que se destina a compra. Para tal, foi desenvolvido e validado um modelo estrutural que incluiu o conhecimento subjetivo da categoria e as motivações para consumir como variáveis mediadoras. Os dados empíricos foram recolhidos de uma amostra de 523 compradores entrevistados após a compra em grandes superfícies retalhistas de Lisboa e Porto. Os resultados indicam que a frequência de consumo é explicada predominantemente pela ocasião de consumo no contexto de refeição normal, havendo também um efeito muito significativo da motivação por gratificação sensorial. O conhecimento subjetivo revelou-se um elemento fundamental no comportamento do consumidor, quer pela sua influência sobre as motivações, quer pela sua influência sobre a frequência de consumo. Sugere-se que o marketing de vinhos para compradores regulares reforce a perceção de confiança e de eficácia de decisão que costumam ser associadas aos elevados níveis de conhecimento percebido numa categoria de produto.