RE - Número 16 - Outubro de 1999
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RE - Número 16 - Outubro de 1999 by Title
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- O 5º Programa Quadro de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Demonstração na União EuropeiaPublication . Silva, SóniaO 5º Programa Quadro (PQ5) estabelece as prioridades para as actividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração da União Europeia, para o período de 1998-2002.Estas prioridades foram identificadas com base num conjunto comum de critérios que reflectem as principais preocupações no que diz respeito à crescente competitividade industrial e à qualidade de vida dos cidadãos europeus. Este programa difere consideravelmente dos seus antecessores. Foi concebido para ajudar a resolver problemas e para responder aos principais desafios enfrentados pela Europa. Para maximizar o seu impacto, o PQ5 está centrado num número limitado de áreas de investigação que combinam aspectos tecnológicos, industriais, económicos, sociais e culturais. Os procedimentos de gestão põem a tónica na simplificação e envolvem sistematicamente actores-chave da investigação.
- Aflatoxinas: Um Problema MundialPublication . Amado, Maria AméliaA possível existência de aflatoxinas nos alimentos, substâncias altamente tóxicas e carcinogenéticas para o homem e animais, tem levado nos últimos anos a uma intensa investigação no sentido de as detectar e prevenir. Neste artigo iremos apresentar uma pequena amostra do trabalho desenvolvido no sentido de investigar a relação entre as aflatoxinas e o cancro primário do fígado (PLC) humano. Faremos também referência à discrepância entre os valores dos limites máximos de resíduos de aflatoxinas admitidos por lei numa grande parte de países do mundo, o que vem permitir que alguns países possam receber e comercializar produtos que outros não aceitam.
- Calculadoras Gráficas na MatemáticaPublication . Duarte, Fernando; Duarte, Isabel; Dias, TeresaAlguns dos objectivos gerais do programa de Matemática do Ensino Secundário são: Interpretar fenómenos e resolver problemas recorrendo a funções e seus gráficos; Exprimir o mesmo conceito em diversas formas e linguagens; Analisar situações da vida real, identificando modelos matemáticos que permitam a sua interpretação e resolução; Formular generalizações a partir de experiências, estando em todos eles presente a dimensão gráfica, sendo por isso indispensável o uso da calculadora gráfica.
- Cultura e Contemporaneidade - O Labirinto do MundoPublication . Mendes, LuísEm ano de centenário de Jorge Luís Borges interessa falar em labirintos e espelhos, e no mundo dito das ficções. Uma inteira teoria da comunicação e da linguagem poderia ser deduzida da leitura de Borges. É, aliás, com a Ursprache de Tlön que se iniciam as Ficções. Uma outra muito interessante razão para discutir Borges decorre de uma conversa que tive recentemente com Lídia Jorge. A escritora, falando de escritores que eu mencionava, acusa Borges de ser o "escritor dos académicos". Por esta razão, dizia-me Lídia Jorge, eu gostava de Borges. A invisibilidade do grande escritor e das opiniões de uma Lídia Jorge perturbam-me quanto à compreensão do mundo moderno.
- A educação na República ChecaPublication . Cunha, Vasco Oliveira eA República Checa, estabelecida em 1993 na sequência da divisão da antiga República Federal da Checoslováquia em dois estados (o outro é a Eslováquia), encontra-se num processo de transformação de uma sociedade socialista centralizada e planificada em estado orientado por princípios de uma economia de mercado, um processo iniciado antes da divisão, mais concretamente a partir de Novembro de 1989. Ao longo deste relato esta data surgirá com frequência.
- Ensino Aprendizagem do Conceito de LimitePublication . Vieira, J. C. DavidAs dificuldades relativas ao ensino e à aprendizagem do conceito de limite são há muito conhecidas. As tentativas de simplificações, por vezes abusivas, de conceitos tão delicados arriscam-se a gerar polémica como o provam textos relativamente recentes publicados no Boletim da SPM.
- Equações do 2º Grau ou Equações Quadráticas (um pouco da sua história)Publication . Morgado, JoséRecordemos que habitualmente se define equação do 2º grau ou equação quadrática como uma equação da forma...
- Flexibilizar - uma nova palavra de ordemPublication . Gonçalves, Maria FernandaNum documento intitulado Educação, Integração e Cidadania (1998) o Ministério da Educação, partindo de uma análise detalhada e diagnóstica da realidade escolar portuguesa, e tendo por referência documentos como o Programa do Governo, o Pacto Educativo Nacional e o Acordo de Concertação Estratégica, define as orientações e explicita os compromissos assumidos quanto às políticas para o Ensino Básico
- Gestão Flexível - "Um Testemunho"Publication . Pimenta, Maria da Graça TavaresQuando me foi lançado o desafio para dar o meu testemunho quanto ao modo de trabalhar no Projecto Gestão Flexível do Currículo, fiquei receosa, pois a maioria dos comentários que tenho ouvido são de cepticismo e desconfiança quanto ao sucesso do Projecto.
- Heteróclise e Polimorfismo da Cultura Portuguesa no Séc. XVIIIPublication . Cardoso, Luís MiguelA 22 de Outubro de 1689, a cidade ulissiponense vê nascer o filho de D. Pedro II e de D. Maria Sofia Isabel de Neubourg, D. João Francisco António José Bento Bernardo. O reinado do Magnânimo (1706-1750) mereceu interpretações e juízos diversos que oscilam entre o encómio e a reprovação, principalmente se recordarmos o comportamento pessoal do monarca, nada abonatório para a sua imagem moral, e as suas opções nacionais que resvalaram para a dissipação dos recursos salomónicos em ouro e diamantes provenientes do Brasil. D. João V urdiu a sua acção governativa entretecendo algumas directrizes basilares: equidistância face aos conflitos europeus, preferindo a neutralidade como garante do Império e da navegação; incremento de uma política visando aumentar o prestígio nacional junto da Santa Sé, Inglaterra, Áustria, França e Espanha; valorização do nome de Portugal no estrangeiro; centralização e reforço do poder do rei; política de mecenato nas artes e nas letras e investimento no património arquitectónico como manifestações do esplendor régio à luz do Barroco, verdadeira tradução estética de um poder absoluto.