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RE - Número 41 - Dezembro de 2011

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Recent Submissions

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  • O Cuidado como Realidade Cultural que Emerge na Família
    Publication . André, Suzana; Cunha, Madalena; Rodrigues, Vítor
    Cuidar é uma atitude de amor e interesse por outra pessoa. Cuidar de alguém é igualmente apreciado como um atributo positivo − um timbre de comportamento maduro e civilizado. A capacidade de uma sociedade cuidar dos seus membros menos bem-aventurados é a marca do seu desenvolvimento (Brotchie e Hills, 1991).
  • Autopoiese e o Cuidado: Cuidadores Informais
    Publication . André, Suzana Maria Serrano; Cunha, Madalena; Rodrigues, Victor Manuel Costa Pereira
    O cuidado como gestão da ajuda-poder tem como fulcro central a dinamicidade tanto dos processos históricos, quanto da natureza, assumindo-se aqui uma abordagem social, ecológica e epistemológica do cuidar (Pires, 2004).
  • Contributo dos Enfermeiros na Formação Pré‐Graduada
    Publication . Ribeiro, Olivério; Cunha, Madalena
    O presente estudo propõe-se analisar o “Contributo do enfermeiro na formação pré-graduada”, uma vez que aprender em contexto de Ensino Clínico é cada vez mais uma necessidade imperiosa do estudante de Enfermagem. O estudo de natureza transversal e cariz descritivo correlacional foi desenvolvido numa amostra não probabilística, constituída por 305 enfermeiros, 72.1% do género feminino e 27.9% do género masculino, com idades compreendidas entre os 23 e os 58 anos, que exercem funções em diversos hospitais portugueses. Constatámos existir efeito significativo da idade no contributo do Enfermeiro na formação pré-graduada, sendo que os enfermeiros com mais idade (≥34 anos) apresentam um maior contributo. Quem possuí formação específica em supervisão é quem mais contribui para a formação pré-graduada e os que detêm mais tempo de exercício profissional (≥14 anos) apresentam melhores competências na supervisão. Verificámos ainda existir relação entre os anos escolares supervisionados (2º ano e 4º ano), o título profissional e o contributo do enfermeiro na formação pré-graduada. Na perspetiva dos enfermeiros, o estabelecimento de prioridades na prestação de cuidados é a maior dificuldade sentida pelo pré-graduado. Por sua vez, a promoção do processo ensino – aprendizagem, tendo por base os objetivos do ensino clínico, é apontada como a maior dificuldade sentida pelos enfermeiros. Quanto à atitude mais benéfica na formação do pré-graduado, constatou-se que consiste em orientá-lo na realização das intervenções de enfermagem, sendo as competências teóricas as que os enfermeiros mais valorizam nos alunos
  • Enfermagem em Saúde Ocupacional
    Publication . Oliveira, António José Eugénio de; Suzana, Maria Serrano André
    Nos dias de hoje, continua a assistir-se a elevados níveis de sinistralidade, no eventual reflexo de deficientes ou inexistentes estruturas de prevenção de riscos profissionais em muitos locais de trabalho. A necessidade de segurança, higiene, prevenção e formação no trabalho é, simultaneamente, uma reflexão sobre nós mesmos e as nossas atitudes, intervenientes prioritários, cada vez mais dependentes e exigentes com o trabalho e com tudo o que ele implica. A enfermagem do trabalho tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante na Área da Saúde Ocupacional. O Enfermeiro do Trabalho tem competências que lhe permitem realizar atividades de promoção da saúde, prevenção de acidentes e doenças relacionadas com o trabalho, bem como preparar os trabalhadores para situações de emergência. Estas atividades revestem-se de grande importância uma vez que diminuem o absentismo por doença, melhorando a produtividade. O presente artigo expõe os principais objetivos e áreas de intervenção da Saúde Ocupacional, com o objetivo de consciencializar os leitores para a sua verdadeira importância para o trabalhador e entidades empregadoras.
  • Saúde Escolar em Construção: Que Projetos?
    Publication . Rocha, Amarílis; Correia, Carla; Pestana, Leonor; Bento, Manuela; Preto, Olinda; Lobão, Sandra
    O conceito atual de saúde, no âmbito do processo de desenvolvimento humano, depende do projeto de vida de cada um, do seu sentido de felicidade, da sua forma específica de estar no mundo e do seu esforço solidário para compreender e respeitar o universo (Rodrigues, 1995). Acompanhando esta mudança de paradigma, o conceito de saúde escolar tradicional, centrado na prevenção da doença, foi substituído. Pondo-se a tónica na promoção da saúde, tendo subjacente a visão integral do indivíduo inserido no seu ambiente familiar, social e comunitário. Os projetos no âmbito da Saúde Escolar, baseados nos pressupostos do Plano Nacional de Saúde Escolar, constituem uma forma de planeamento em saúde, permitindo racionalizar recursos de saúde e tornar mais eficiente o processo de atuação, de modo a capacitar o indivíduo a ser pró-ativo no seu processo de vida e de saúde.
  • Evolução da Saúde Escolar em Portugal: Revisão Legislativa no Âmbito da Educação
    Publication . Rocha, Amarílis Pereira; Marques, Ana Lúcia de Oliveir; Figueiredo, Carla; Almeida, Catarina Inês Soares; Batista, Isabel Maria Andrade; Almeida, Maria João Henriques de
    Este artigo tem como objetivo apresentar o percurso da Saúde Escolar em Portugal. Abarca a análise de diversa literatura no âmbito da Educação e a construção de um pensamento reflexivo acerca da sua história. A primeira referência à Saúde Escolar data de 1901, evoluiu até aos nossos dias e passou por etapas diversas. Ao longo deste percurso, salientam-se, como momentos relevantes, nalgumas escolas, a existência de um médico e de uma visitadora, a preocupação com o exercício físico e o desporto, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento saudável dos alunos, o combate à droga, tendo como meta a promoção da saúde de todos os alunos inseridos na escolaridade obrigatória e, mais recentemente, a educação para a sexualidade, inserta na Educação Para a Saúde, tendo como primordial preocupação o bem-estar físico, intelectual, mental, psicológico e social das crianças e jovens.
  • Sunflower
    Publication . Ferreira, Ricardo Daniel Gomes
    Some people are born with the wish of being different: some want to be politicians to mark the History in their country, others want to be football players, others want to have an “ability” that makes them special, like flying, reading people’s minds, mind control, etc, but aren’t we perfect as we are? Normality is the only perfection in our lives, but the thirst for power prevents us from doing the right thing. Even if we have a good heart, we are always prone to corruption, so as to fulfill our thirst for power. We have the example of some politicians and other people in charge of enterprises who had power but used it for their own good, even if that meant harming people others. The short story that I present is completely original, but it’s a criticism of the corruptive influence of power. We can say that “If you want to know a man, give him power”.
  • As Comunidades Tradicionais e o Programa Zona Franca Verde (PZFV): Cenários no sudoeste do Amazonas – Brasil
    Publication . Araújo, José Júlio César do Nascimento; Araújo, Jordeanes do Nascimento
    O artigo que ora apresentamos é uma síntese da pesquisa de mestrado sobre a implantação das políticas de desenvolvimento sustentável do Programa Zona Franca Verde, no sudoeste do estado do Amazonas - Brasil 1 . A Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais é entendida como o direito sobre os territórios tradicionais, podendo ter ligações com povos tradicionais, mesmo que não haja uma ocupação permanente do espaço. O lugar é entendido como lugar da reprodução cultural. Nas comunidades tradicionais do sudoeste do Amazonas os usos dos recursos naturais estão ligados a este elo com o ambiente. Porém, hoje, o que se observa é que as diversas lutas em torno da apropriação de espaços (terra) têmse pautado por questões distintas, mas intimamente interligadas: ambientalização (RIBEIRO, 1992) e etnização da natureza (LEFF, 2006), (ALMEIDA, 2008). Na verdade, estes dois modos de “pensar” a luta pela terra têm moldado a questão agrária da Amazônia. A metodologia desta pesquisa no que tange à coleta de informações se valeu de duas abordagens de entrevistas: a entrevista direta e as entrevistas coletivas com associações de produtores rurais, sindicatos de trabalhadores rurais e colônias de pescadores. Fez-se isso para dialeticamente compreender os discursos dos sujeitos coletivos ligados à produção nas comunidades estudadas em Guajará-AM. Neste artigo apresentamos algumas implicações do Programa Zona Franca Verde sobre a vida e a organização social das populações tradicionais no município de Guajará-AM
  • Happy Days: from stage to screen. A way to approach Samuel Beckett and his absurdity to a public that is not traditionally close to his type of art.
    Publication . Pedrosa, Ana Bárbara
    The aim of this study is to analyse the project (Beckett on Film) that adapted Happy Days, one of Beckett’s plays, written between 8th October 1960 and 14th May 1961 to the screen. A special attention is given to the strong visual features and to the simultaneous human and unreal nature of Beckett’s characters. Finally, it is given a perception on the Beckettian worldwide panorama, which now includes a project on film that made Beckett’s wishes of not having variances from what he created prevail.
  • Ferramentas Lógicas e Matemáticas Contemporâneas
    Publication . Carvalho, Tadeu Fernandes; D’Ottaviano, Itala Maria Loffredo
    Neste artigo apresentamos um panorama objetivo do surgimento e das características da Análise Não- Standard (ANS) de Abraham Robinson, da Lógica Paraconsistente e do Cálculo Diferencial Paraconsistente (CDP) de Newton Carneiro Affonso da Costa, entre outras considerações acerca das ferramentas lógicas e matemáticas contemporâneas. Destacamos o CDP como um Cálculo ainda em construção, intimamente relacionado com teorias que preservam as mais importantes propriedades do Cálculo clássico e que, da mesma forma, apresenta inegáveis potencialidades para aplicações concretas. De facto, o Cálculo Paraconsistente estende o Cálculo tradicional e aproxima ideias presentes na Análise Infinitesimal de Newton e Leibniz e na Análise Não-Standard de Robinson, sob o uso da lógica paraconsistente e de teorias paraconsistentes de conjuntos (ver Batens et al., 2000; Robinson, 1996; da Costa, 1963, 1993; e D’Ottaviano, 1990).