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  • Constrangimentos na implementação de um programa de mentoria implementado numa instituição de ensino superior
    Publication . Marques Dos Santos, Paula; Almeida, Simone; Santos, Jéssica; Almeida, Francisca; Sampaio, Rita; Martins, Isabel; Sousa, Artur; Quental, Carlos; Coutinho, Emília
    Introdução: Este estudo foi desenvolvido no âmbito da Escola de Verão “Mentores em ação”, numa Instituição de Ensino Superior, atividade financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, a qual teve como propósito a criação de um Plano de Mentoria para ser implementado em todas as Unidades Orgânicas da Instituição de Ensino Superior, a partir de setembro de 2020, no seguimento do projeto piloto de mentoria levado a cabo no ano letivo de 2019-2020, em duas unidades orgânicas dessa instituição de ensino superior. Objetivo: Sistematizar as principais restrições à mentoria; e compreender os principais constrangimentos resultantes da experiência de mentoria. Reconhecendo a enorme importância e a responsabilidade das instituições do ensino superior pelos processos de acolhimento dos novos estudantes, o Programa de Mentoria tem como principal objetivo promover a partilha de experiências de mentoria e proporcionar um ambiente solidário e saudável de vivência nas IES, contribuindo para a inclusão de todos os estudantes. Queremos construir e implementar um Plano de Mentoria em todas as unidades orgânicas da Instituição de Ensino Superior, a partir do início do ano letivo 2020-2021. Métodos: Estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Análise dos dados recolhidos no projeto piloto “Práticas Inclusivas numa Instituição de Ensino Superior: Perceções sobre a implementação de um Programa de Mentoria”, realizada através do método do ePortfólio e focalizada em 2 grupos do universo representado: mentores e mentorados. Enquadrar os fundamentos teóricos da temática “Mentoria no Ensino Superior e os seus principais constrangimentos”, de modo a identificar os constrangimentos e as dificuldades identificados em experiências similares de outras instituições de ensino superior. Resultados: Os constrangimentos identificados no estudo foram classificados em dezanove subcategorias: “não definição de um limite saudável de contacto”; “relação demasiado paternalista”; “problemática da separação”; “indisponibilidade para as atividades do programa”; “falta de motivação para desempenhar a função”; “incompatibilidade de personalidades”; “timidez”; “não resposta ao tipo de apoio que os mentorados procuram”; “bloqueio e pânico inicial por parte do mentorado”; “falta de disponibilidade para a formação dos mentores dentro do plano curricular”; “falta de divulgação e o não reconhecimento institucionais”; “sobreposição das atividades curriculares e de mentoria”; “falta de organização atempada e eficiente das ações”; “não existirem políticas institucionais de compromisso”, “excessiva burocracia”, “Não gestão correta de tempo e espaço”; “falta de formação dos intervenientes”; “pouca proximidade” e “reduzida duração global do programa”. Conclusão: Este trabalho de investigação proporcionou outra abordagem à mentoria quanto à forma e ao estilo. Não devem, contudo, restar dúvidas de que a mentoria é sempre um instrumento para a inclusão de todos os estudantes, independentemente das suas características individuais, devendo o mentor ser solidário, uma fonte de apoio, um suporte, não assumindo protagonismos, pois o centro do Programa de Mentoria são os estudantes e a sua plena inclusão no universo institucional e académico.
  • Manual de mentoria : Programa do Politécnico de Viseu
    Publication . Coutinho, Emília; Alves, Susana; Santos, Elisa; Coelho, Inês; Almeida, Simone; Loureiro, Cátia; Alves, Ana Berta; Sousa, Artur; Quental, Carlos; Chaves, Claudia; Costa, Cristina Amaro da; Peixoto, Cristina; Vala, Helena; Martins, Isabel; Contente, Olga; Correia, Paula; Santos, Paula; Campos, Sofia; Bettencourt, Paula; Paiva, João Monney
    A implementação dos princípios da educação inclusiva no Ensino Superior (ES) é um desafio à própria academia, docentes e estudantes, concretizável através da implementação de Programas de Tutoria/Mentoria. A educação inclusiva foi originalmente desenvolvida para estudantes mais jovens, antes da sua aplicação ao ES. No entanto, à medida que aumenta a heterogeneidade de estudantes no ES, tem aumentado também a necessidade de implementação de práticas inclusivas neste contexto académico. A missão das instituições de ES centra-se na promoção do desempenho e na preparação dos estudantes para a competitividade global, promovendo a excelência educacional e garantindo a igualdade no acesso. Cada vez mais as instituições de ensino superior (IES) têm incentivado e atraído estudantes de diversas origens e experiências, requerendo esforços para criar comunidades académicas inclusivas e acolhedoras para todos os estudantes. Com esta nova realidade, as IES têm procurado desenvolver estratégias de inclusão educativa em que as premissas passam por reconhecer a importância de um trabalho centrado na diversidade, equidade, inclusão de todos os estudantes, e restante comunidade académica, independentemente das suas características pessoais, situacionais ou culturais (Newman & Conway, 2016, pp. 100-101). No contexto de práticas inclusivas no ES, assume toda a importância fornecer aos estudantes o acesso a orientações que os levem a sentir-se plenamente incluídos, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que ingressam no ES. A mentoria/tutoria pode ser eficaz no tratamento de questões-chave e problemas que as instituições do ES atualmente enfrentam, incluindo a necessidade de aumentar as taxas de conclusão dos cursos, reduzir o abandono escolar e as desigualdades nos resultados em grupos sub-representados, bem como ampliar a participação de todos os estudantes na vida académica, sem qualquer exclusão. Por outro lado, os estudantes também enfrentam muitos desafios, decorrentes do desconhecimento da organização e dinâmica institucional, como carga horária, quantidade e diversidade de matéria lecionada, ambiente académico e meio envolvente, processo no qual, a experiência prévia do mentor pode ser fundamental. Os estudantes envolvidos em programas de mentoria/tutoria desenvolvem mais conhecimento teórico e prático, com aplicação na futura vida profissional (Arnesson & Albinsson, 2017, pp. 202-203). Os programas de mentoria/tutoria definem-se como uma troca de conhecimentos e experiências entre mentor e mentorado. Além disso, a orientação é descrita como um processo democrático em que os pensamentos, as reflexões e os conhecimentos são aprofundados e resultam em práticas inclusivas. Um mentor é uma pessoa que contribui com o seu conhecimento, experiência e perspetivas, ou seja, está subjacente a ideia de que o mentor dá orientação ao mentorado no seu desenvolvimento pessoal e académico. O mentor, neste processo, desenvolve-se profissionalmente e o mentorado desenvolve-se a nível psicossocial. O mentor também pode ser descrito como uma pessoa sensata que tem interesse no apoio às pessoas menos experientes. Na prática, a mentoria/tutoria pode ser resumida como uma combinação de apoio emocional e prático (Arnesson & Albinsson, 2017, p. 203).
  • A technical overview on the usage of cloud encryption services
    Publication . Carvalho, Daniel; Morais, João; Almeida, João; Martins, Pedro; Quental, Carlos; Caldeira, Filipe
    As the number of successful attacks to ICT infrastructures raises, encryption plays a relevant role in maintaining data security and privacy, thus protecting confidential information. The existence of a large amount of unencrypted data, for instance, multiple files stored in smart cities control centers, support the urgency to minimize the dangers of this situation effectively. With the advance and integration of systems within smart cities, several critical files are available to multiple services and apps. For example, pictures, citizen's documents, city services information. Several of these files contain personal and/or critical information and are stored unencrypted, mainly depending on access control systems to maintain their security. With the growing number of services available in smart cities aiming to increase the information available to citizens, this problem should be quickly addressed. In this context, this paper proposes the adoption of widely available cloud services to maintain encrypted data. It is described how to set up encryption in the download and upload of files implementing Azure, Google Cloud, or Amazon Web Services platforms, plausibly and straightforwardly. The discussion includes the processes to generate, maintain and use encryption keys within groups of user/services and also how the storage service automatically encrypts and decrypt the data. The paper presents a comparative discussion about the selected platforms, including also actual price comparisons. From the experimental work, the results show that, among the platforms tested on our experimental scenario, Amazon was the most natural platform to integrate the encryption with other services.
  • Readly - Books Rating Low-Code Platform
    Publication . Nascimento, Bruno; Santos, Rui; Abrantes, Steven Lopes; Quental, Carlos
    This article addresses the development of a digital platform within the OutSystems ecosystem, embracing the principles of Low-Code and No-Code application development. The platform facilitates users in sharing their ideas, opinions, and reviews with a community of fellow book enthusiasts. Users can discover new titles, engage in debates, and foster connections by offering a space for meaningful conversations and suggestions. The platform empowers users to contribute to a shared knowledge base by providing book ratings and reviews, thereby assisting others in their book selection process. The emphasis lies in delivering a seamless, user-friendly experience through a modern and clean interface, further enhanced by personalized book recommendations tailored to individual user preferences. In the context of the rapidly evolving landscape of application development, Low-Code and No-Code approaches have gained significant traction due to their efficiency and accessibility. This article aims to highlight the integration of these approaches within the development of the digital platform. Utilizing the capabilities of the OutSystems ecosystem, which inherently embraces these concepts, the platform’s creation becomes a testament to the versatility and benefits of such methodologies. In conclusion, this digital platform not only caters to the needs of book lovers by equipping them with a range of tools, but it also stands as a prime example of the successful implementation of LowCode and No-Code development strategies. These tools encompass organizing reading lists, active community participation, and receiving customized literary suggestions. The application achieves a fluid and intuitive user experience, further facilitated by incorporating low-code principles. It enables users to manage their reading materials effectively, set goals, track progress, rate and review books, and engage with fellow bibliophiles. This comprehensive solution empowers book aficionados, enriching their digital reading journeys while showcasing the prowess of Low-Code and No-Code application development in creating impactful solutions.