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Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia

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  • Significados atribuídos ao programa de mentoria implementado numa instituição de ensino superior
    Publication . Coutinho, Emília; Santos, Elisa; Esteves, Inês; Tavares, Rita; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Correia, Paula; Marques Dos Santos, Paula
    Introdução: O presente trabalho parte do interesse pelo acompanhamento dos processos desenvolvidos e vivenciados no âmbito do Programa de Mentoria de uma Instituição de Ensino Superior, no decorrer do ano letivo 2019/2020. A implementação dos princípios da educação inclusiva no ensino superior é um desafio à própria instituição, professores e estudantes, o que pode ser concretizado na implementação de Programas de Mentoria/Tutoria. Objetivos: Compreender o significado da implementação do Programa de Mentoria para os estudantes da instituição; Reconhecer os principais papéis desempenhados na mentoria. Métodos: Este estudo parte da entrada em campo no Projeto da Mentoria existente numa Instituição de Ensino Superior, através das ferramentas metodológicas do estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Foi utilizada a metodologia sociopoética na abordagem dos dados recolhidos na base de dados do estudo: “Práticas inclusivas na instituição: Perceções sobre a Implementação de um Programa de Mentoria”. Resultados: Os resultados, obtidos subjetiva e empiricamente, permitiram concluir que, do tema desocultado “Significado Atribuído ao Programa de Mentoria Implementado”, emergiram nove categorias, nomeadamente: “Significado atribuído ao momento em que foi iniciado”; “Significado atribuído à forma de seleção do par mentor-mentorado”; “Significado atribuído às orientações recebidas”; “Significado conferido às funções atribuídas ao tutor”; “Significado atribuído às funções atribuídas ao mentor”; “Significado atribuído à frequência e duração dos encontros”; “Significado atribuído à relação de Mentoria estabelecida”; “Significado atribuído à continuidade do Programa na instituição” e “Significado atribuído ao valor atribuído ao Programa”. Conclusão: Este trabalho de investigação proporcionou outra abordagem à Mentoria quanto à forma e ao estilo. Não devem, contudo, restar dúvidas de que a Mentoria é sempre um instrumento para a inclusão de todos os estudantes, independentemente das suas características individuais, devendo o mentor ser solidário, uma fonte de apoio, um suporte, não assumindo protagonismos, pois o centro do Programa de Mentoria são os estudantes e a sua plena inclusão no universo institucional e académico.
  • Manual de mentoria : Programa do Politécnico de Viseu
    Publication . Coutinho, Emília; Alves, Susana; Santos, Elisa; Coelho, Inês; Almeida, Simone; Loureiro, Cátia; Alves, Ana Berta; Sousa, Artur; Quental, Carlos; Chaves, Claudia; Costa, Cristina Amaro da; Peixoto, Cristina; Vala, Helena; Martins, Isabel; Contente, Olga; Correia, Paula; Santos, Paula; Campos, Sofia; Bettencourt, Paula; Paiva, João Monney
    A implementação dos princípios da educação inclusiva no Ensino Superior (ES) é um desafio à própria academia, docentes e estudantes, concretizável através da implementação de Programas de Tutoria/Mentoria. A educação inclusiva foi originalmente desenvolvida para estudantes mais jovens, antes da sua aplicação ao ES. No entanto, à medida que aumenta a heterogeneidade de estudantes no ES, tem aumentado também a necessidade de implementação de práticas inclusivas neste contexto académico. A missão das instituições de ES centra-se na promoção do desempenho e na preparação dos estudantes para a competitividade global, promovendo a excelência educacional e garantindo a igualdade no acesso. Cada vez mais as instituições de ensino superior (IES) têm incentivado e atraído estudantes de diversas origens e experiências, requerendo esforços para criar comunidades académicas inclusivas e acolhedoras para todos os estudantes. Com esta nova realidade, as IES têm procurado desenvolver estratégias de inclusão educativa em que as premissas passam por reconhecer a importância de um trabalho centrado na diversidade, equidade, inclusão de todos os estudantes, e restante comunidade académica, independentemente das suas características pessoais, situacionais ou culturais (Newman & Conway, 2016, pp. 100-101). No contexto de práticas inclusivas no ES, assume toda a importância fornecer aos estudantes o acesso a orientações que os levem a sentir-se plenamente incluídos, tendo em conta a prevalência da diversidade dos estudantes que ingressam no ES. A mentoria/tutoria pode ser eficaz no tratamento de questões-chave e problemas que as instituições do ES atualmente enfrentam, incluindo a necessidade de aumentar as taxas de conclusão dos cursos, reduzir o abandono escolar e as desigualdades nos resultados em grupos sub-representados, bem como ampliar a participação de todos os estudantes na vida académica, sem qualquer exclusão. Por outro lado, os estudantes também enfrentam muitos desafios, decorrentes do desconhecimento da organização e dinâmica institucional, como carga horária, quantidade e diversidade de matéria lecionada, ambiente académico e meio envolvente, processo no qual, a experiência prévia do mentor pode ser fundamental. Os estudantes envolvidos em programas de mentoria/tutoria desenvolvem mais conhecimento teórico e prático, com aplicação na futura vida profissional (Arnesson & Albinsson, 2017, pp. 202-203). Os programas de mentoria/tutoria definem-se como uma troca de conhecimentos e experiências entre mentor e mentorado. Além disso, a orientação é descrita como um processo democrático em que os pensamentos, as reflexões e os conhecimentos são aprofundados e resultam em práticas inclusivas. Um mentor é uma pessoa que contribui com o seu conhecimento, experiência e perspetivas, ou seja, está subjacente a ideia de que o mentor dá orientação ao mentorado no seu desenvolvimento pessoal e académico. O mentor, neste processo, desenvolve-se profissionalmente e o mentorado desenvolve-se a nível psicossocial. O mentor também pode ser descrito como uma pessoa sensata que tem interesse no apoio às pessoas menos experientes. Na prática, a mentoria/tutoria pode ser resumida como uma combinação de apoio emocional e prático (Arnesson & Albinsson, 2017, p. 203).
  • Significados atribuídos ao programa de mentoria no Politécnico de Viseu
    Publication . Coutinho, Emília; Santos, Elisa; Esteve, Inês; Tavares, Ana Rita; Margarida Correia Balula Chaves, Cláudia; Correia, Paula; Marques Dos Santos, Paula
    Este estudo pretende apresentar uma nova abordagem aos dados recolhidos, através das ferramentas metodológicas do estudo descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Para este estudo, utilizou-se como principal método a abordagem sociopoética, uma pesquisa que potencializa a produção coletiva, incentiva a criatividade e reconhece as manifestações artísticas e culturais, explorando o potencial cogni-tivo das sensações, das emoções, da gestualidade, da imaginação, intuição e razão (Elias, A. D. S. et al, 2016). A expressão dos co-pesquisadores ganha escala e potencializa-se na pesquisa desenvolvida (Fonseca, Silveira, Tavares, & Carvalho, 2017). Assim, tendo por base o estudo desenvolvido no âmbito do programa piloto já referido, foram ouvidas as gravações de dois mentores de entre quinze inquiridos, de dois mentorados de entre quinze inquiridos e um tutor de entre os dois inquiridos. Aos mesmos men-tores, mentorados e tutor foi também solicitada a participação numa sessão, desenvolvida através da técnica de teatro-imagem, onde simularam um momento da relação de mentoria estabelecida de modo a que estes expressassem o significado de mentoria para os mesmos. Desta forma, pretendeu-se perceci-onar os significados atribuídos ao programa piloto de mentoria, por mentores, mentorados e tutores, aquando da realização das primeiras gravações (entrevistas do projeto piloto) e o momento atual (através da recolha de dados na sessão de teatro-imagem), procurando sistematizar os principais contributos al-cançados que, por sua vez, nos permitirão apresentar melhorias para a consolidação do Programa de Mentoria no PV, nos próximos anos letivos. Os dados foram tratados através de análise qualitativa, no software NVivo, versão 12.0.