Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • A indisciplina em aulas de Ed. Física
    Publication . Mendes, Francisco; Oliveira, Teresa
    O presente estudo foi realizado em aulas de Educação Física do 6º ano de escolaridade e teve como objectivos analisar e sintetizar as situações de indisciplina em ordem a incorpora-las numa estrutura que permita encontrar as variáveis preditoras. Foi utilizada uma amostra com características diversas ao nível das variáveis de presságio, processo (contexto e programa) e produto. A recolha de dados foi efectuada através da observação diferida de aulas gravadas em video. A análise dos resultados foi efectuada através da técnica estatística Regressão Múltipla, sendo o nível de significância de .05. Os resultados permitem-nos concluir que as variáveis que melhor predizem os comportamentos de indisciplina dos alunos são: Número de Alunos do Sexo Masculino na turma, Tempo de Organização, Idade do Professor e Número de Alunos Repetentes na turma.
  • Processos cognitivos para a escolha da avaliação na regulação do ensino
    Publication . José Miranda Gonçalves, Francisco; Lima, Ricardo; Garrido, Nuno; Mendes, Francisco; Pereira, Antonino; Figueiredo, Abel; Albuquerque, Alberto
    A avaliação consiste na recolha, análise e reflexão de informações, num processo continuo, para um melhor desempenho do processo de aprendizagem dos alunos. O presente estudo teve como objetivos, conhecer até que ponto os professores do 3º ciclo e ensino secundário recorrem à avaliação formativa; e perceber a importância que os professores de Educação Física atribuem à avaliação formativa. Fizeram parte do estudo 71 professores dos ensinos básico e secundário, assim como 850 alunos, sendo 291 do 3º ciclo, 559 do ensino secundário. Por meio da análise dos dados, Avaliação Formativa=81.49±7.97 e Importância da Avaliação Formativa=86.60±8.07, verificou-se que os professores dão enfase à modalidade de avaliação formativa. Concluiu-se que se recorre à avaliação formativa nos processos de ensino e que se atribui grande importância à mesma por parte dos professores, realçando a necessidade da alteração das práticas por parte dos professores, bem como a sua formação contínua. Verificou-se que a Avaliação Sumativa tende a ser mais utilizada, para o processo de classificação, relativamente à Avaliação Formativa.