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- A auditoria interna em instituições do ensino superior: o caso do Ensino Público PolitécnicoPublication . Saraiva, Elsa Cristina de Sá Martins; Martins, Isabel Maria Loureiro Pais EstevesSumário A prática regular de Auditoria interna e externa na Administração Pública é, cada vez mais, uma realidade para avaliar a correcta aplicação dos recursos públicos. A Auditoria Interna tem sido impulsionada, uma vez que se reconhece produzir valor acrescentado, ajudando a gestão, até no que diz respeito a questões de combate à corrupção. Pelo simples facto de existir, a actividade de Auditoria Interna é dissuasora da potencial prática de actos fraudulentos. Assim, tal como em outros organismos da Administração Pública, nas Instituições de Ensino Superior Público Politécnico, o papel dos gestores é agora de assumpção de maior responsabilidade, devendo gerir os recursos públicos de forma eficiente e eficaz, procurando, na actividade de Auditoria Interna um instrumento de apoio à concretização dos seus objectivos e responsabilidades. O presente projecto surge na sequência do Mestrado em Finanças Empresariais da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu e pretende ser um contributo para realçar a importância da Auditoria Interna para a gestão de uma Instituição de Ensino Superior Público Politécnico. Os instrumentos de trabalho utilizados para desenvolver o projecto foram, para além da consulta bibliográfica, o trabalho de campo constituído por questionário on-line e entrevista, realizados junto dos estabelecimentos de Ensino Superior Público Politécnico, em Portugal. Como forma de aplicação prática do projecto, são apresentados os passos para a implantação da actividade de Auditoria Interna numa Instituição de Ensino Superior Público Politécnico. É definida, como parte integrante do processo de monitorização e controlo do Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas, a forma de funcionamento da actividade de Auditoria Interna. Por fim, propõe-se um processo de Auditoria Interna (programa e questionário de controlo interno) na área da Gestão de Tesouraria. Abstract The regular practice of internal and external auditing in the public service is increasingly a reality to assess the correct application of public resources. Internal Auditing has been driven, since it recognizes an added value by helping to manage, even with regard to issues of fighting corruption. By simply being there, the Internal Auditing activity is a deterrent to potentials acts of fraud. Thus, as in other public administration entities, in the Public Institutions of Higher Polytechnic Education, the role of managers is now taking on more responsibility, they shall manage public resources efficiently and effectively, looking to the Internal Auditing activity as an important instrument to support the achieve their objectives and responsibilities. This study is an integrated part of a project of graduate studies, a Master´s in Corporate Finance by ESTGV (High School of Management and Technology of Viseu) and intends to contribute to highlight the importance of Internal Auditing for the management of a Public Institution of Higher Polytechnic Education. The tools used to develop the project were literature search and field work, consisting of an on-line questionnaire and an interview conducted in a Public Institution of Higher Polytechnic Education, in Portugal. As a way of practical application of the project, are presented the steps for implementing an Internal Auditing activity in a Public Institution of Higher Polytechnic Education. It´s defined, as part of the process of monitoring and control of the Risk Management Plan of Corruption and Related Offences, an operating method to the Internal Auditing activity. Finally, is proposed an Internal Auditing process (program and questionnaire of internal control) to the area of Treasury Management.
- O impacto das garantias mútuas no financiamento das empresas do sector da construçãoPublication . Duarte, Filipe Alexandre PereiraÉ de reconhecer a falta de capacidade das PME’s portuguesas para obter os fundos de que necessitam das Instituições de Crédito, sem garantias externas à empresa. Com este trabalho, pretende-se mostrar a contribuição do Sistema de Garantias Mútuas para o financiamento das PME’s nacionais. Mais precisamente é objectivo principal deste projecto de investigação averiguar a influência deste tipo de garantias na estrutura de financiamento, proporcionando evidência empírica de que a existência deste sistema permite às empresas beneficiárias aceder a mais financiamento externo e designadamente, pela sua importância no financiamento bancário das empresas a médio e longo prazo. Este tipo de financiamento, além de contribuir para o equilíbrio financeiro das empresas, permite diminuir a crónica carência de fundos externos, nomeadamente de capitais permanentes, que é internacionalmente reconhecida (OCDE, 2006) como entrave ao desenvolvimento das PME’s. Começámos por fazer uma breve abordagem histórica do Sistema de Garantias em Portugal, referindo as suas origens e influência no mercado português. Também a nível de revisão da literatura discutimos a estrutura de capitais das PME’s portuguesas e a existência (ou não) de um Financial Gap, ou seja a discrepância sistémica e continuada entre as necessidades de financiamento de uma empresa e a quantidade de fundos que esta tem ao seu dispor, enquadrando o tema no efeito das restrições ao endividamento no financiamento das Pequenas e Médias Empresas da construção de edifícios (CAE 412). Seguidamente discutimos a evidência empírica proporcionada por uma amostra recolhida junto do Sistema Nacional de Garantias Mútuas e da base de dados SABI. Tal é realizado comparando dois grupos de empresas que beneficiaram ou não do Sistema de Garantias Mútuas, recorrendo à estatística descritiva e testes de médias. Conseguimos demonstrar que existem diferenças das médias entre as empresas que utilizam e as que não utilizam Garantias Mútuas. Por último, propomos um modelo explicativo da estrutura de financiamento que nos permite comprovar a influência das Garantias Mútuas, mesmo quando controlamos pelo auto financiamento acumulado das empresas. Definimos um modelo de regressão linear onde se observa que o MLP varia de acordo com o grau de insolvência das 6 empresas, variando em sentido inverso à razão entre o montante garantido e o activo total. Os resultados permitem-nos demonstrar a relevância que o Sistema de Garantias Mútuas trouxe ao nível de endividamento das PME’s nacionais, que teve como corolário a consagração no Orçamento de Estado para 2011 que para este fim disponibiliza um montante de 215 milhões de euros apenas a favor do Fundo de Contragarantia Mútuo1 para cobertura de responsabilidades por este assumidas a favor de Pequenas e Médias Empresas. Tal demonstra a contribuição para o desenvolvimento de empresas que sem este tipo de recurso estariam fortemente restringidas em termos de financiamento, sobretudo num contexto de turbulência nos mercados mundiais.Este trabalho evidencia a influência das Garantias Mútuas na estrutura de financiamento das PME’s portuguesas e como estas evoluem em termos de Financial Gap. Para atingirmos este objectivo de forma a obter uma evidência empírica, recorremos a testes descritivos com comparação de médias de vários rácios financeiros, e à obtenção de uma regressão com base em variáveis que sofrem influência directa com a existência das Garantias Mútuas. Desta forma conseguiu-se provar, que a obtenção de financiamento de MLP é positivamente influenciada pelo recurso ao Sistema de Garantias Mútuas, existindo uma maior capacidade de endividamento em particular de Médio e Longo Prazo por parte das empresas que recorrem a este tipo de colateral. Os resultados também demonstram, que pelo facto de a SPGM conceder garantias, tal cria uma maior confiança nos intervenientes da operação e no próprio sistema financeiro, permitindo a realização de operações financeiras adequadas aos ciclos de exploração das PME’s e consequentes investimentos necessários ao seu desenvolvimento.
- O justo valor do activo biológico "A vinha" na região demarcada do DãoPublication . Pereira, António Carlos Gomes Marques; Martins, Isabel Maria Loureiro Pais EstevesO presente trabalho vem na sequência da realização do Projecto previsto para terminar o Mestrado em Finanças Empresariais na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu. A aplicação de um novo sistema de normalização contabilística em Portugal, a crescente importância do justo valor como forma de mensuração e a preocupação do legislador em introduzir uma norma contabilística específica para o sector agrícola, leva-nos a equacionar qual a melhor forma de determinar o justo valor no sector vitivinícola. O objectivo deste projecto é sugerir um método para a determinação do justo valor, baseado nos resultados do inquérito efectuado, da vinha no final de cada exercício económico, para que sirva de apoio a quem elabora as demonstrações financeiras. Assim, é abordada a NCRF 17 – Agricultura, no que diz respeito à aplicação do método de mensuração pelo justo valor, do activo biológico “a vinha”, sector vitivinícola. É realizado um questionário direccionado para os enólogos da região, com o intuito de obter as suas percepções acerca do justo valor. Com o trabalho desenvolvido pode-se constatar que o método do justo valor é o que melhor se adequa para mensurar o activo biológico de produção “a vinha”. Este método consegue acompanhar o valor das alterações biológicas, características deste tipo de activos, nas Demonstrações Financeiras.
- A indisciplina em aulas de Ed. FísicaPublication . Mendes, Francisco; Oliveira, TeresaO presente estudo foi realizado em aulas de Educação Física do 6º ano de escolaridade e teve como objectivos analisar e sintetizar as situações de indisciplina em ordem a incorpora-las numa estrutura que permita encontrar as variáveis preditoras. Foi utilizada uma amostra com características diversas ao nível das variáveis de presságio, processo (contexto e programa) e produto. A recolha de dados foi efectuada através da observação diferida de aulas gravadas em video. A análise dos resultados foi efectuada através da técnica estatística Regressão Múltipla, sendo o nível de significância de .05. Os resultados permitem-nos concluir que as variáveis que melhor predizem os comportamentos de indisciplina dos alunos são: Número de Alunos do Sexo Masculino na turma, Tempo de Organização, Idade do Professor e Número de Alunos Repetentes na turma.
- Há um falar e dois entenderesPublication . Oliveira, Ana Maria; Adão, TeresaHá um falar e dois entenderes numa perspectiva da psicolinguística, mostrando que o conteúdo de uma palavra ou expressão pode/tem sempre um segundo "entender"
- O impacto das decisões de marketing no desempenho financeiro das empresas: o caso da evidência física no sector da restauração.Publication . Gouveia, Andreia da Conceição Veiga; Antunes, Joaquim; Rodrigues, Luís FernandesAs estratégias de marketing são constantemente utilizadas por vários sectores da economia a fim de promover serviços e fomentar as vendas. Sabe-se que quanto mais desenvolvido é o país, maior é a importância do sector de serviços na economia. O marketing é um dos impulsores do mercado económico, e ganhou uma ascendência inimaginável, tornando-se o valor supremo dos dias actuais (Kotler, 2001). Desta forma, este estudo descreve o marketing como uma estratégica no sector de restauração e similares, sector este que assume uma importância relevante no contexto nacional. Trata-se de uma realidade económica que gera mais de 289.000 postos de trabalho, repartidos por 85.528 empresas que facturam 9.844 milhões de euros (INE, 2008). O presente estudo tem por objectivo mensurar o impacto das decisões de marketing, especificamente a evidência física, no desempenho financeiro das empresas de restauração. O estudo está dividido em três partes. Na primeira parte faz-se uma revisão da literatura que abrange a importância dos serviços e da evidência física. Na segunda parte apresenta-se a metodologia e os métodos usados para responder às questões que resultaram da revisão da literatura. Na terceira parte são apresentados os resultados da pesquisa de campo, análise de informação e as conclusões.
- O sentido (pedagógico) do desportoPublication . Pereira, AntoninoCom este trabalho pretendeu-se desenvolver uma reflexão sobre o sentido do Desporto, uma vez que nos últimos tempos ao desporto se tem levantado uma série de interrogações e colocados problemas novos. O desporto passa por uma grande crise em termos de ideais e normas de conduta cujas manifestações são bem evidentes (violência dos estádios, corrupção, etc.). Verificamos também que, independentemente dos níveis de prática, os aspectos relacionados com os princípios éticos são muitas vezes violados. Tal cenário reproduz, de certo modo, a crise axiológica em que vive o homem contemporâneo. O apelo vai no sentido do desporto não abrir mão de alguns valores que civilizacionalmente o moldaram e que o apresentam como uma expressão de cultura, com valor pedagógico. A questão central é dar sentido formativo à regulação dos comportamentos em situação desportiva, nomeadamente no âmbito daqueles que dirigem, treinam, assistem ou comentam o desporto.
- Relato da informação financeira por segmentos : IFRS 8 - PSI20Publication . Nunes, Maria de Fátima Dias de OliveiraO objectivo deste estudo é de aferir se a IFRS 8 foi aplicada, pelas empresas nacionais cotadas em bolsa, não financeiras e integrantes do PSI2. O ano escolhido foi 2009, ano de obrigatoriedade de aplicação desta norma. Como metodologia, foi feita a selecção das empresas, não financeiras, que fizeram parte do PSI20 tendo sido analisados os relatórios de gestão e as prestações de contas consolidadas do ano de 2009. No item do relato por segmentos explanado no anexo ao Balanço e às Demonstração de Resultados das contas consolidadas é feita uma análise pormenorizada a todos os pontos que são considerados fulcrais pela IFRS 8. Como resultados essenciais verificamos que, de um modo geral as empresas visadas relatam a informação financeira por segmentos, mas apenas quatro das dezassete empresas, ou seja 23,53%, cumpre a totalidade dos itens requeridos pela IFRS 8. As principais conclusões obtidas neste estudo sobre o relato da informação financeira por segmentos, segundo a IFRS 8, são: - Os itens (resultados financeiros, investimento e interesses em associadas, outros itens materiais e em consequência destes, o IRC e os lucros ou prejuízos), que não são cumpridos, serão itens com maior dificuldade de imputação segmental. - A importância da informação por segmentos é evidente nos relatórios de gestão, pela forma como são usadas informações por segmento, para dar a conhecer a evolução da empresa. - O conhecimento da empresa como um todo torna-se mais claro, revelando assim, a importância significativa da informação por segmentos na tomada de decisão e na escolha da estratégia das empresas.
- A importância da consolidação de contas nas autarquiasPublication . Ribeiro, Ana Cristina dos Santos CarvalhoNos últimos anos, temos vindo a assistir à reforma da Administração Financeira do Estado, marcada pela reforma da contabilidade pública, que se caracteriza pela adopção de três sistemas contabilísticos: orçamental, patrimonial e o analítico, a que se acrescenta a introdução do principio do acréscimo, e ainda a medição da eficiência e eficácia da gestão pública. No âmbito desta reforma, foi publicado o Plano Oficial da Contabilidade Pública, e posteriormente o Plano Oficial de Contabilidade para o Sector da Educação, que definiu normas de consolidação de contas para o Sector de Educação, a alteração ao POCAL ainda se encontra em discussão pública e os trabalhos em curso no seio do Ministério das Finanças. Neste sentido, é propósito desta dissertação apresentar as práticas da consolidação nos municípios e neste contexto verificar se a consolidação de contas será o instrumento que irá permitir a obtenção da informação financeira necessária de forma a traduzir uma imagem verdadeira e apropriada do grupo local.
- Formar leitores na Sociedade do ConhecimentoPublication . Balula, João PauloA apropriação da informação escrita, a partir de uma rápida e eficiente pesquisa, tornou-se vital. Neste contexto, cabe à Escola proporcionar a todos os indivíduos o desenvolvimento da compreensão do escrito. Nesta comunicação, pretendemos reflectir sobre o papel desempenhado pela Escola na formação de leitores. Do Jardim de Infância à Escola Secundária, existe o imperativo de contribuir para que a leitura seja utilizada por todos os alunos, não só para se apropriarem da informação produzida por outrem, como também para a organizar e produzir novos significados e novos conhecimentos, tornando-se num recurso insubstituível para transformar o próprio conhecimento, reorganizando-o e elaborando-o. Pretendemos também fazer uma análise do que está previsto nos documentos legais que regulam o funcionamento da escola para o confrontarmos com os indicadores disponíveis sobre as práticas e apresentar algumas propostas para ultrapassar as dificuldades que persistem, de modo a que a formação de leitores, ao longo do percurso escolar, se torne numa verdadeira estratégia para o sucesso educativo.