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  • O papel das novas tecnologias na captação de clientes: o caso dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão
    Publication . Barroco, Cristina; Pato, Maria Lúcia; Meneses, Juliana
    As novas tecnologias tem vindo a desempenhar um papel determinante na industria do Turismo. Estas possibilitam a adoção de soluções tecnológicas que contribuem para o crescimento das empresas, para a eficiência dos processos, melhor gestão do tempo e maior visibilidade. Um dos benefícios mais percetível é a captação de novos clientes e uma melhor comunicação que pode resultar numa maior satisfação e consequentemente uma melhoria da experiencia dos turistas. Neste artigo pretende-se perceber qual a importância e o papel que as novas tecnologias desempenham na captação de clientes dos aderentes da Rota dos Vinhos do Dão (RVD), uma rota de vinhos situada na região centro de Portugal. Para esse efeito foram aplicadas entrevistas semiestruturadas a 42 aderentes da RVD. Os resultados obtidos permitem concluir que apesar dos aderentes atribuírem uma grande importância ao uso das novas tecnologias, existe ainda um longo caminho a percorrer, com muitas dificuldades no processo.
  • A experiência enoturística cocriada pelos agentes da oferta
    Publication . Pato, Maria Lúcia; Kastenholz, Elisabeth; Cunha, Conceição; Barroco, Cristina; Cunha, Diana; Pereira, Carla; Salvado, Josefina; Araújo, Cristina
    Os agentes da oferta no mercado enoturistico desempenham um papel vital em termos da dinamização da atividade enoturistica real e potencial para o desenvolvimento do território rural. Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir alguns dos resultados obtidos das entrevistas exploratórias aplicadas aos agentes da oferta das três regiões em estudo: Região da Bairrada, Região do Dão e Região da Beira Interior, localizadas na Região Centro de Portugal. Foram realizadas 122 entrevistas: 44 na Bairrada, 42 no Dão e 36 na Beira Interior. As entrevistas foram gravadas, transcritas e sujeitas à análise de conteúdo com o objetivo de explorar as perceções e comportamentos dos agentes em causa ao nível da oferta de experiências enoturisticas. Os resultados mostram a co-criação nas experiências oferecidas e algum nível de envolvimento com outros stakeholders locais. No entanto, para promover e enriquecer o produto turístico global, sugere-se uma maior integração dessa experiência no destino, tendo em conta a riqueza e variedade dos seus recursos endógenos, bem como uma ligação reforçada entre os diversos agentes do território, no sentido de melhor aproveitar as oportunidades e os recursos existentes.