Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.73 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os agentes da oferta no mercado enoturistico desempenham um papel vital em termos da dinamização da atividade enoturistica real e potencial para o desenvolvimento do território rural. Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir alguns dos resultados obtidos das entrevistas exploratórias aplicadas aos agentes da oferta das três regiões em estudo: Região da Bairrada, Região do Dão e Região da Beira Interior, localizadas na Região Centro de Portugal. Foram realizadas 122 entrevistas: 44 na Bairrada, 42 no Dão e 36 na Beira Interior. As entrevistas foram gravadas, transcritas e sujeitas à análise de conteúdo com o objetivo de explorar as perceções e comportamentos dos agentes em causa ao nível da oferta de experiências enoturisticas. Os resultados mostram a co-criação nas experiências oferecidas e algum nível de envolvimento com outros stakeholders locais. No entanto, para promover e enriquecer o produto turístico global, sugere-se uma maior integração dessa experiência no destino, tendo em conta a riqueza e variedade dos seus recursos endógenos, bem como uma ligação reforçada entre os diversos agentes do território, no sentido de melhor aproveitar as oportunidades e os recursos existentes.
Description
Keywords
Enoturismo Co-Criação Experiência Agentes da Oferta Rotas
Citation
Pato, M.L., Kastenholz, E., Cunha, C., Barroco, C., Cunha, D., Pereira, C., Salvado, J. & Araújo, C. (2022). A experiência enoturística cocriada pelos agentes da oferta. In Elisabeth Kastenholz, Maria João Carneiro, Diana Cunha, Maria Lúcia Pato & Paulo Duarte (Coord), Experiências de Enoturismo no Centro de Portugal: Oportunidades de Cocriação, Inovação e Desenvolvimento Sustentável nas Rotas da Bairrada, do Dão e da Beira Interior (pp. 153-170). UA Editora, Aveiro.
Publisher
Universidade de Aveiro