Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A experiência enoturística cocriada pelos agentes da oferta

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Os agentes da oferta no mercado enoturistico desempenham um papel vital em termos da dinamização da atividade enoturistica real e potencial para o desenvolvimento do território rural. Este capítulo tem como objetivo apresentar e discutir alguns dos resultados obtidos das entrevistas exploratórias aplicadas aos agentes da oferta das três regiões em estudo: Região da Bairrada, Região do Dão e Região da Beira Interior, localizadas na Região Centro de Portugal. Foram realizadas 122 entrevistas: 44 na Bairrada, 42 no Dão e 36 na Beira Interior. As entrevistas foram gravadas, transcritas e sujeitas à análise de conteúdo com o objetivo de explorar as perceções e comportamentos dos agentes em causa ao nível da oferta de experiências enoturisticas. Os resultados mostram a co-criação nas experiências oferecidas e algum nível de envolvimento com outros stakeholders locais. No entanto, para promover e enriquecer o produto turístico global, sugere-se uma maior integração dessa experiência no destino, tendo em conta a riqueza e variedade dos seus recursos endógenos, bem como uma ligação reforçada entre os diversos agentes do território, no sentido de melhor aproveitar as oportunidades e os recursos existentes.

Description

Keywords

Enoturismo Co-Criação Experiência Agentes da Oferta Rotas

Citation

Pato, M.L., Kastenholz, E., Cunha, C., Barroco, C., Cunha, D., Pereira, C., Salvado, J. & Araújo, C. (2022). A experiência enoturística cocriada pelos agentes da oferta. In Elisabeth Kastenholz, Maria João Carneiro, Diana Cunha, Maria Lúcia Pato & Paulo Duarte (Coord), Experiências de Enoturismo no Centro de Portugal: Oportunidades de Cocriação, Inovação e Desenvolvimento Sustentável nas Rotas da Bairrada, do Dão e da Beira Interior (pp. 153-170). UA Editora, Aveiro.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue