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  • Infância, Tecnologias e Sustentabilidade
    Publication . Araújo, Catarina Liane; Faria, Ádila; Ramos, Altina
    Numa sociedade em que o fenómeno das Tecnologias de Informação e comunicação (TIC) aumenta e se cruza com uma cultura preocupada com as questões de sustentabilidade, torna-se fundamental que as crianças desde cedo contactem com esta nova realidade. Face à pertinência destas temáticas é nosso objetivo averiguar na literatura o conhecimento científico disponível acerca das TIC, sustentabilidade na infância. De que forma pode ser feita esta integração e estará a escola e o jardim de infância preparados para estes desafios. Por fim, daremos alguns exemplos de práticas pedagógicas com as TIC, sustentadas pela dinâmica da rede, de promoção e incentivo à sustentabilidade na infância. Espera-se que estes recursos possam servir de reflexão e incentivo à criação de diferentes projetos em diferentes contextos.
  • Problemas e dificuldades de aprendizagem específicas na escrita: experiências de formação
    Publication . Araújo, Catarina Liane; Martins, Ana Paula; Osório, António
    No contexto escolar contactamos com um grupo significativo de professores que, nos últimos anos, tem referido a necessidade de formação, o desconhecimento de recursos e estratégias de intervenção eficazes e o sentimento de incapacidade sentida para lidarem com questões decorrentes de situações de risco e/ou de Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) na escrita dos alunos. Estes alunos experienciam insucesso na composição de textos, produzem uma escrita menos organizada, extensa, coerente e estratégica, o que condiciona a sua relação com a escola, a sua capacidade de expressão e poderá influenciar o seu futuro profissional. Nesse sentido, parece-nos pertinente tornar acessíveis métodos e estratégias de intervenção eficazes junto dos professores, com validade empírica: como modelo Self-Regulated Strategy Development (SRSD), de modo a melhor apoiar estes alunos a lidarem com as suas necessidades específicas, promovendo experiências mais positivas face à escrita e a melhoria do conhecimento, motivação, autoeficácia e da qualidade de escrita em contextos formais de aprendizagem. Esta comunicação pretende partilhar a experiência de formação de 64 educadores, professores de 1.º Ciclo e de Educação Especial, a lecionarem em Agrupamentos de escolas da cidade de Braga, relativa à aprendizagem de estratégias de intervenção junto de problemas e DAE na escrita. Esta formação teve a duração de 50h (25h presenciais), contou com três grupos de formandos e decorreu ao longo de três meses. O principal objetivo deste curso de formação foi dotar os professores de conhecimentos quanto a estratégias de intervenção eficazes, na melhoria do desempenho da escrita, que podem utilizar junto de alunos com problemas de aprendizagem ou com DAE na escrita. Para isso abordaram-se temáticas relacionadas com a natureza, etiologia e características das DAE e dos problemas de escrita, numa perspetiva teórica; apresentam-se resultados de estudos de investigação, de estratégias de ensino eficazes e de outros assuntos relativos às necessidades, capacidades e características individuais de crianças com DAE, numa perspetiva cognitiva e de aprendizagem. Futuras implicações para as práticas pedagógicas dos profissionais da educação serão discutidas.
  • Dilemma: do they write with or without the use of ICT? - students’ perceptions
    Publication . Araújo, Catarina Liane; Osório, António J.; Martins, Ana Paula L.
    Students’ perceptions can influence their performance in writing. In the Portuguese context, the number of studies on this subject is still small and has not provided a clear overview of typical perceptions, for example, of students by year of schooling. Even more significant is the gap in international and national research on the relationships between students’ self-perceptions and their performance in writing, mainly when mediated by Information and Communication Technologies (ICT). In this sense, this descriptive-correlational study focused on study the correlations between 4th grade students’ perceptions (n=338) regarding writing knowledge, attitudes, and self-efficacy in writing and their writing performance. The results of this study allow us to state that, in general terms, there are more positive perceptions of students’ attitudes and selfefficacy in writing with ICT than those without using these tools. Even though students’ perceptions may be different from their performance, it was found that their attitudes were more optimistic than their perceptions of knowledge and self-efficacy in writing. Understanding observed differences is essential for educational professionals to know their students’ perceptions, better adjust their pedagogical practices and select the pedagogical tools for each stage of the writing process.
  • Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD) checklist de envolvimento: crianças/criança e ambientes/facilitadores
    Publication . Miranda-Pinto, S. M; Araújo, Catarina Liane; Monteiro, Ana Francisca; Osório, António
    Este artigo apresenta uma reflexão teórica sobre o contributo que a aplicação da Checklist de Envolvimento: Crianças/Criança e Ambientes/Facilitadores (Strawhacker & Bers, 2018) poderá ter para a promoção de experiências de aprendizagem com tecnologia que fomentem o desenvolvimento positivo da criança (Bers, 2018). Tendo por base um modelo de “desenvolvimento positivo pela tecnologia” (PTD) assente nos princípios de desenvolvimento da criança (Ramos, 2016), este instrumento1 foi desenvolvido e validado no âmbito dos trabalhos desenvolvidos por Marina Bers (2008, 2012, 2018). A tradução aqui disponibilizada foi realizada no âmbito do projeto KML II - Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal, observando-se os respetivos direitos de autor2 . A partir de uma perspetiva construcionista dos processos de aprendizagem (Papert, 1999; Resnick, 2017; Bers, 2018), o presente trabalho explora como esta checklist poderá contribuir para uma maior compreensão de várias dimensões de análise de contextos de promoção do desenvolvimento positivo pela tecnologia. Pretende-se, desta forma, estimular a construção de ambientes de aprendizagem ricos em tecnologia e promotores do desenvolvimento positivo da criança, que atentem, nomeadamente, à centralidade das relações interpessoais e da qualidade dos ambientes onde estas atividades ocorrem. Ao longo do texto, serão apresentadas as caraterísticas desta checklist, designadamente os seis tipos de comportamentos positivos de utilização das tecnologias considerados e a sua distribuição por domínios e dimensões de análise. A reflexão sobre a análise da relação de dinâmicas entre crianças e contextos, bem como a compreensão de como a tecnologia pode ser concebida e utilizada para promover comportamentos positivos, poderá permitir aos profissionais da educação analisar os progressos no desenvolvimento de competências tecnológicas e na promoção do desenvolvimento cognitivo, social e moral de todas as crianças. Entendemos que a possibilidade de traduzir e utilizar este instrumento de análise trará um contributo importante para a análise das interações das crianças com tecnologias, nos seus contextos educativos. Esperamos, desta forma, possibilitar um melhor conhecimento da forma como as tecnologias digitais poderão promover o desenvolvimento positivo das crianças, designadamente no âmbito da investigação desenvolvida pelo projeto KML2, cujos resultados (Amante et al, 2019; Monteiro et al, 2021; Souza et al, 2020) poderão, assim, ser discutidos no contexto do atual quadro educativo mundial.