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  • A importância das Instituições de Ensino Superior – o caso da ESTGL
    Publication . Guedes, Anabela; Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra Maria Gouveia
    As instituições de ensino têm como principal incumbência fazer cumprir o artigo 26ª da Declaração Universal dos Direitos Humanos e estão, por isso, obrigadas a cumprir o desafio que têm inerente à sua missão. Mais do que qualquer outra atividade institucionalizada, é a educação o setor que mais pessoas envolve. Fonte de desenvolvimento social e económico incontestável, as Instituições de Ensino Superior têm como principal objetivo a qualificação de alto nível de todos os que as frequentam e são, por isso, responsáveis por melhorar as competências e preparar os jovens para a vida ativa. Inserida na região de Lamego, a ESTGL, uma unidade orgânica do Instituto Politécnico de Viseu, é uma instituição de ensino superior igual a tantas outras neste país que pretende cumprir a missão para a qual foi criada e é uma fonte de desenvolvimento social e económico da região de Lamego. Este artigo tem como objetivo refletir em relação à missão das instituições do ensino superior e à evolução da ESTGL desde que entrou em funcionamento, no ano letivo de 2000/2001, até aos dias de hoje.
  • Os objetivos do milénio – os resultados de 2015 e prospetiva para 2030
    Publication . Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra; Guedes, Anabela
    O presente artigo pretende desenvolver uma análise crítica das metas alcançadas em relação aos 8 Objetivos do Milénio (ODM), inicialmente traçados no ano de 2000, apreciados os resultados relatados no balanço de 2015. Pretendemos, adicionalmente, perceber de que forma os 8 objetivos inicialmente previstos deram lugar aos 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e qual a sua repercussão nas ações enquadradas ao nível da Agenda 2030. A proposta de análise é geograficamente circunscrita ao espaço da União Europeia. A metodologia adotada enquadra a exploração bibliográfica, suportada por técnicas de análise documental e de conteúdo, sendo a investigação essencialmente de tipo descritivo. Os resultados esperados serão, na lógica de um paper review, elucidativos dos progressos alcançados e dos fracassos registados, contribuindo para um conhecimento mais apurado da temática.