Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Planos de Sessão do Programa de Formação para o Ensino Superior para um Modelo de Educação a Distância com Recurso a Robótica para Crianças dos 3 aos 7 AnosPublication . Konakli, Tugba; Figueiredo, Maria Pacheco; Alves, Valter; Operto, Fiorella; Gilardi, Luca
- Objetos, sítios e memórias de 40 anos do Politécnico de Viseu: processos e aprendizagens de uma exposição virtualPublication . Alves, Valter; Basílio, Lília; Figueiredo, Maria PachecoPara a comemoração de 40 anos de existência, o Instituto Politécnico de Viseu, em colaboração com o Museu da História da Cidade, concebeu uma exposição virtual, que se queria materializada numa coletânea de vídeos com testemunhos em torno de objetos e sítios, que permitiria a salvaguarda e partilha de memórias e experiências. O património pedagógico e científico das instituições, sendo produto e objeto da ação de ensino e de investigação, integra de forma significativa a missão do ensino superior (Lourenço & Dias, 2017). A exposição foi desenvolvida em colaboração com estudantes de diferentes cursos para celebrar o património material e imaterial que substancia a vida da instituição, mas que corre riscos de perda, frequentemente irreversível, dada a perecibilidade dos testemunhos, suportes, artefactos e documentos que o suportam. O artigo reporta a pesquisa que antecedeu os registos, participada por vários atores da instituição e em que se confirmou a tendência registada por Simpson (2014) de um interesse generalizado pela história e património das instituições de ensino superior. Na seleção dos objetos e testemunhos, foi assumida a perspetiva de Lawn e Grosvenor (2005) sobre a cultura material escolar: a dimensão material do artefacto, que orienta para as práticas educativas, e a sua relação com a cultura do trabalho, contribuindo para a compreensão do habitus do ofício docente e das culturas de escola. Esta opção concretizou-se nos critérios (pedagógico, organizacional e pessoal) de seleção dos objetos e testemunhos, assim como na diversidade de contadores de histórias e de perspetivas.