Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Objetos, sítios e memórias de 40 anos do Politécnico de Viseu: processos e aprendizagens de uma exposição virtual

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Livro_de_Atas_SPCE_2021_objetos.pdf1.23 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Para a comemoração de 40 anos de existência, o Instituto Politécnico de Viseu, em colaboração com o Museu da História da Cidade, concebeu uma exposição virtual, que se queria materializada numa coletânea de vídeos com testemunhos em torno de objetos e sítios, que permitiria a salvaguarda e partilha de memórias e experiências. O património pedagógico e científico das instituições, sendo produto e objeto da ação de ensino e de investigação, integra de forma significativa a missão do ensino superior (Lourenço & Dias, 2017). A exposição foi desenvolvida em colaboração com estudantes de diferentes cursos para celebrar o património material e imaterial que substancia a vida da instituição, mas que corre riscos de perda, frequentemente irreversível, dada a perecibilidade dos testemunhos, suportes, artefactos e documentos que o suportam. O artigo reporta a pesquisa que antecedeu os registos, participada por vários atores da instituição e em que se confirmou a tendência registada por Simpson (2014) de um interesse generalizado pela história e património das instituições de ensino superior. Na seleção dos objetos e testemunhos, foi assumida a perspetiva de Lawn e Grosvenor (2005) sobre a cultura material escolar: a dimensão material do artefacto, que orienta para as práticas educativas, e a sua relação com a cultura do trabalho, contribuindo para a compreensão do habitus do ofício docente e das culturas de escola. Esta opção concretizou-se nos critérios (pedagógico, organizacional e pessoal) de seleção dos objetos e testemunhos, assim como na diversidade de contadores de histórias e de perspetivas.
For the celebration of its 40th anniversary, the Polytechnic Institute of Viseu, in collaboration with the Museum of the History of the City, designed a virtual exhibition, which was to be materialized in a collection of videos with testimonies about objects and sites, which would allow the safeguarding and sharing of memories and experiences about the Polytechnic. The educational and scientific heritage of higher education institutions, as product and object of teaching and research, significantly integrates the mission of higher education (Lourenço & Dias, 2017). The exhibition was developed in collaboration with students from different programs to celebrate the material and immaterial heritage that substantiates the life of the institution, but which is at risk of loss, often irreversible, given the perishability of the testimonies, supports, artifacts and documents that support it. The paper reports the research that preceded the recordings, participated by several actors of the institution and in which the trend registered by Simpson (2014) of a general interest in the history and heritage of higher education institutions was confirmed. In the selection of objects and testimonies, Lawn and Grosvenor's (2005) perspective on school material culture was assumed: the material dimension of the artifact, which guides educational practices, and its relationship with work culture, contributing to the understanding of the habitus of the teaching profession and school cultures. This option was substantiated in the criteria (pedagogical, organizational and personal) for the selection of objects and testimonies, as well as in the diversity of storytellers and perspectives.

Description

Keywords

memórias património ensino superior pedagogia memories heritage higher education pedagogy

Citation

Alves, V., Basílio, L., & Figueiredo, M. P. (2021). Objetos, sítios e memórias de 40 anos do Politécnico de Viseu: processos e aprendizagens de uma exposição virtual. In L. G. Correia & T. Neves (Orgs.), Liberdade, Equidade e Emancipação. Atas do XV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 490-494). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação

CC License