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Pacheco Figueiredo, Maria

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  • Introdução à avaliação e planeamento distribuídos nas escolas. Um manual de utilizador para a inclusão de pais e estudantes na auto-avaliação e planeamento de escolas
    Publication . Brown, Martin; Gardezi, Sarah; Cinqir, Sakir; Figueiredo, Maria Pacheco; Faddar, Jerich; Kurum, Gul; Vanhoof, Jan; McNamara, Gerry; O'Hara, Joe; Amante, Susana; Ramalho, Henrique; Skerritt, Craig; O'Brien, Shivaun; Rocha, João
    Versão portuguesa do A Practitioner Toolkit for the Inclusion of Parents and Students in School Self Evaluation and Planning Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS). Este manual é o resultado de um projeto intitulado Making Meaning of Distributed Evaluation and Planning in Schools (DEAPS)/Dando Sentido à Avaliação e Planeamento Participados nas Escolas (APPE). O objetivo do projeto foi o reforço da eficácia do processo de Autoavaliação das Escolas (AAE) que terá um impacto mais significativo na melhoria das escolas ao envolver todos os stakeholders, incluindo aqueles que são tradicionalmente marginalizados e subrepresentados. Este modelo participativo de AAE, embora conceptualmente forte, traz consigo muitos desafios práticos, em particular, o do envolvimento de múltiplos stakeholders. Através deste manual, os líderes escolares receberão as ferramentas para implementar modelos de avaliação das escolas que permitam um maior envolvimento com os principais grupos de stakeholders – como os pais, os alunos, os professores e os órgãos de gestão – em todas as fases do processo de garantia da qualidade. Este manual baseia-se numa revisão sistemática da literatura e em resultados decorrentes de uma série de Estudos de Caso em escolas de quatro países europeus (Bélgica, Irlanda, Portugal e Turquia). Podem ser encontrados mais detalhes no website do projeto https://www.deaps.net/ com o objetivo de contribuir para uma perspetiva única e inovadora sobre a avaliação das escolas, ajudando-as a ultrapassar a mera “autoavaliação” rumo à “avaliação participada”, uma vez que esta última implica o compromisso de desenvolvimento da capacidade de participação de uma diversidade de grupos no processo de avaliação. Este manual visa proporcionar orientações, indicadores, estratégias e instrumentos aos líderes escolares, professores e agências de apoio ao setor sobre a inclusão dos alunos, pais / Conselho de Administração no processo de APPE para que ocorra de forma eficaz. Visa igualmente promover as dimensões europeias da autoavaliação das escolas e o planeamento da implementação de melhorias.
  • Drivers for Student and Parent Voice in School Self-Evaluation Activities. A cross-country analysis of Flanders (Belgium), Ireland and Portugal
    Publication . Faddar, Jerich; Vanhoof, Jan; Brown, Martin; Figueiredo, Maria Pacheco; Cinkir, Sakir; O'Hara, Joe; McNamara, Gerry
    School self-evaluation (SSE) has become a key strategy in terms of safeguarding educational quality. In order to reach its full potential, it is argued that parents and students should be given a role in an SSE process, as they can help understand the complex environment in which schools operate. However, little is known about how different education systems include parent and student voice in SSE activities, and what driving factors at the individual, system and organisational level can foster this. This study reports on an international survey among school management team members in Flanders (Belgium), Ireland and Portugal. The results show statistically significant differences between countries in terms of parent and student voice in SSE. In particular, driving factors at the system and organisational level are found to explain differences in parent and student voice inclusion in SSE. The paper discusses the implications for researchers, policymakers, and the field of practice.