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  • Os determinantes da satisfação dos clientes nos serviços de restauração. Um estudo de caso
    Publication . Antunes, Joaquim; Barroco, Cristina; Pinto, Pedro
    A avaliação da satisfação do cliente faz parte integrante das preocupações dos gestores. O ECSI (Índice Europeu de Satisfação do Cliente) constitui um dos principais indicadores utilizados em diferentes países para estudar a satisfação do cliente em diversos setores de atividade. Em Portugal, foram analisados 18 setores de atividade com recurso a esta metodologia. No entanto, nenhum deles incidiu sobre a área da restauração, pelo que será importante avaliar o modo como o nível de satisfação do cliente constitui um indutor para a gestão deste setor de atividade, tão relevante na economia portuguesa. Assim, o principal objetivo deste estudo é identificar os fatores determinantes da satisfação dos clientes no setor da restauração. O estudo teve por base o ECSI (índice europeu de satisfação do cliente). Portugal também adotou este modelo criando o ECSI Portugal. Este modelo integra a satisfação do cliente como objetivo central na gestão das organizações, facultando-lhes instrumentos de atuação neste domínio e defende também os interesses dos consumidores, dando-lhes a oportunidade de avaliarem e serem ouvidos nos processos de melhoria da qualidade. A metodologia teve por base um inquérito efetuado a uma amostra de 75 clientes, em que se procurou perceber os atributos que os clientes mais valorizam num empreendimento de restauração na cidade de Viseu (Portugal). O inquérito incluía 21 itens relacionados com a satisfação e fidelização dos clientes, avaliados numa escala de likert de 1 a 10. Os resultados mostram que os atributos mais valorizados são a simpatia do staff, a localização e a decoração/design do espaço. Foi realizada uma análise fatorial através do método de rotação varimax, com normalização de Kaiser, aos itens da satisfação, em que que o fator mais valorizado está relacionado com a qualidade e imagem do empreendimento, seguido do fator fidelização e recomendação, do fator resolução de reclamações e, por último, o fator sensibilidade ao preço, como o menos valorizado. Estes fatores deverão ser tidos em conta nas futuras decisões do gestor, preocupado em aumentar o nível de satisfação e fidelização dos clientes. Estes resultados poderão também servir como exemplos para outros estabelecimentos do mesmo tipo de atividade.
  • Fatores de atratividade empresarial da região Centro. O caso da indústria 4.0.
    Publication . Pinto, Pedro; Reis, Pedro; Henriques, Carla; Antunes, Joaquim
    O presente trabalho faz parte integrante de uma investigação científica aprovada pelo Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) do Instituto Politécnico de Viseu. Assim, este trabalho, para além de caracterizar a região Centro quanto à evolução da aplicabilidade da IoT e de outras ferramentas associadas à Indústria 4.0, pretende obter informação junto das empresas relativamente aos fatores de fixação empresarial. A metodologia assentou numa revisão de literatura sobre a evolução das recentes tecnologias e respetivas aplicabilidades, seguida de um estudo empírico que teve por base catorze entrevistas aos principais responsáveis de empresas da região Dão-Lafões complementadas com um inquérito a 241 empresas da região Centro. Os resultados mostram que as dificuldades de financiamento constituem um dos principais obstáculos vivenciados pelos gestores para a implementação da indústria 4.0, mas também os altos custos de investimento, longos períodos de retorno, falta de sistemas de incentivo monetário, as incertezas sobre a viabilidade económica e a falta de mão-de-obra especializada. Este trabalho apresenta ainda os desafios e tendências para pesquisas futuras na Indústria 4.0.