Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Filipa Rodrigues Ramos Pereira

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • O envolvimento de jovens na prevenção de incêndios rurais através da criação de rádios participativas: o caso Forest FM
    Publication . Midões, Miguel; Pereira, Filipa Rodrigues Ramos; Santos, Ivone Neiva; Avedo, José; Reis, Ana Isabel; Guerra, Raquel Torres; Tedim, Fantina
    O projeto Forest FM pretende envolver jovens do ensino secundário, do distrito de Viseu, na criação de programas de rádio participativos, com vista ao aumento dos seus conhecimentos acerca da prevenção de incêndios florestais. Estes estudantes, caminhando para um acréscimo de literacia nesta área, serão levados a criar um programa de rádio participativo, a partir da recolha de histórias junto das suas comunidades locais, que serão depois selecionadas, desenvolvidas e adaptadas ao contexto do medium rádio e, consequentemente, ao programa idealizado. O Forest FM envolve uma rádio local, a Rádio Jornal do Centro, escolas com ensino secundário no distrito de Viseu, mas também organizações ligadas à prevenção e combate de incêndios florestais, nomeadamente bombeiros voluntários, proteção civil, entre outros. Numa fase inicial será aplicado um inquérito à totalidade dos alunos das escolas envolvidas no projeto, com a finalidade de aferir os conhecimentos acerca desta temática, mas também uma análise à produção de notícias nos diversos meios de comunicação social, antes, durante e depois dos incêndios. No decorrer do projeto é ainda expectável que os alunos do ensino secundário participem em workshops de rádio, voltados para temáticas como a produção, edição de som e jornalismo radiofónico. Esta estratégia, de metodologia ativa, enquadra-se no principal objetivo do Forest FM, que consiste em aumentar o envolvimento dos jovens estudantes com os conhecimentos científicos sobre os incêndios, tornando-os cidadãos mais proactivos nesta matéria
  • Co-creation and Pedagogical Innovation in Higher Education: An Account of Two Trainees and Facilitators Participating in the Demola Portugal Initiative
    Publication . Amante, Susana; Silva, Ana Isabel; Pereira, Filipa
    Between 2021 and 2023, the Polytechnic Institute of Viseu (IPV), in Portugal, conducted two interdependent projects aimed at training teachers and fostering collaboration between industry and academia. These projects involved teams of students tackling challenges posed by local companies and non-profit organisations. One such challenge, ‘The Mission of Libraries’, explored the future role of libraries in society, partnering with the António Lobo Antunes library. Another challenge, ‘Born to Save’ collaborated with ARTIDERCA-Agência Criativa to enhance people’s lives, particularly through children and their engagement with first aid practices. This paper presents the methodologies, tools, platforms, and tasks employed in addressing these challenges. Through a case study methodology based on the trainees’ reflections on their facilitation process, the study subscribes to the core values identified by the training entity Demola Global. These values, namely communication, action, curiosity, diversity, imperfection, and responsibility contribute to co-creation and help build bridges between academia and the labour market. Such dynamics underpin active learning methodologies, impacting students, teachers, and communities. This research highlights the importance of pedagogical innovation training in preparing teachers to integrate challenge-based learning into their teaching practices and align with the expanded mission of Higher Education Institutions. The implications for policymakers lie in the need to support projects like the Demola Portugal Initiative, fostering collaboration between academia, industry and society to address innovative, real-world challenges.
  • Ciberjornalismo de ciência e tecnologia: contributos da infografia para o seu entendimento e compreensão.
    Publication . Pereira, Filipa Rodrigues Ramos; Silva, Lídia Oliveira
    Sendo a comunicação de ciência e tecnologia considerada complexa e de difícil entendimento, procura-se nesta comunicação apresentar a infografia como uma ferramenta essencial ao serviço desta temática. A infografia é um excelente recurso de comunicação e informação e tem ganho destaque nos diversos meios de comunicação social e no suporte online não é diferente. Partindo das potencialidades do ciberjornalismo a infografia reveste-se de forte potencial atrativo visual e assim cativa os utilizadores das edições online dos jornais em análise nesta comunicação. Demostrou ser uma ferramenta de comunicação promotora de entendimento, conhecimento e até diálogo. Como tema central destaca-se a comunicação de ciência e tecnologia que só pode ter a ganhar se usar a infografia como um meio para a sua difusão e promoção. Por este motivo nesta comunicação cruzam-se os dados de uma investigação de doutoramento datada de 2016 em comparação com infografias publicadas mais recentemente.