Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pereira Domingues Martinho, Vítor João

Search Results

Now showing 1 - 7 of 7
  • Análise da lei de Verdoorn nas regiões e sectores portugueses
    Publication . Martinho, Vítor
    Com este trabalho pretende-se estimar a Lei de Verdoorn (com diversas especificações alternativas), para cada um dos sectores económicos das cinco regiões (NUTs II) de Portugal Continental, para o total da economia regional e para cada uma das referidas regiões, no período 1995 a 1999. Por outro lado, verificar de que forma novas variáveis adicionadas (fluxos de mercadorias, capital e concentração) influenciam os resultados obtidos. Tenciona-se, assim, analisar a existência de economias à escala crescentes que caracterizam os fenómenos de polarização com causas circulares e cumulativas e podem explicar os processos de divergência regional. Visa-se, ainda, analisar de que forma as novas variáveis consideradas influenciam as conclusões sobre a existência de economias à escala crescentes e indagar sobre a complementaridade entre os modelos da polarização, associados à teoria Keynesiana, e os modelos da aglomeração, associados à Nova Geografia Económica (daí terem-se considerado os fluxos de mercadorias e a variável concentração). Isto porque tanto os processos de polarização como os da aglomeração se baseiam em fenómenos circulares e cumulativos, embora a fundamentação teórica seja diferente, ou seja, macro-económica nos desenvolvimentos Keynesianos associados à Lei de Verdoorn e microeconómica na Nova Geografia Económica. Os dados utilizados foram obtidos nas Contas Regionais (2003) do Instituto Nacional de Estatística
  • Visita Exploratória ao Wye College
    Publication . Correia, Paula; Martinho, Vítor
    No seguimento de um conjunto de informações que diariamente chega aos nossos gabinetes tivemos conhecimento da existência de um convénio de cooperação entre o ICCTI (Instituto de Cooperação Científica e Tecnológica Internacional) do Ministério da Ciência e Tecnologia e a British Council, para a realização de visitas exploratórias por docentes e investigadores de Portugal e do Reino Unido. Decidimos, então, aproveitar esta iniciativa, pelo que, iniciámos contactos com o Wye College da Universidade de Londres, onde já tínhamos alguns conhecimentos, para organizarmos uma visita exploratória e conhecermos "in loco" a realidade desta Instituição no domínio científico e pedagógico nas áreas da Economia e das Tecnologias Agro-Alimentares, Rurais e Regionais. Estes contactos foram realizados junto do professor Derek Ray que desde a primeira hora se disponibilizou para nos receber com muito agrado. Feitos os contactos concorremos às bolsas do referido convénio e acertámos a visita com êxito na semana de 20 a 27 de Novembro de 1999.
  • Reflexões Sobre o Desenvolvimento Rural
    Publication . Martinho, Vítor
    Neste trabalho procura-se fazer uma abordagem do processo de desenvolvimento rural em Portugal, dividindo-se, por isso, este documento em quatro partes. Numa primeira parte é feita uma ligeira introdução. Na segunda parte, faz-se uma caracterização deste conceito e uma apresentação e descrição dos principais factores que levaram a que o mesmo passasse a ter maior notoriedade nas duas últimas décadas, um pouco por toda a parte e em Portugal particularmente. Seguidamente, são apresentadas as principais políticas de desenvolvimento rural existentes na Europa e em Portugal. Finalmente, e numa quarta parte, são apresentadas algumas considerações sobre o desenvolvimento em Portugal, decorrentes de alguns trabalhos de investigação realizados.
  • A transumância para o Montemuro: um pretexto para o desenvolvimento rural
    Publication . Sousa, Joaquim Soares de; Oliveira, Jorge; Jesus, Lúcia de; Martinho, Vítor
    Desde tempos remotos que se verificam deslocações sazonais de gado na Europa Mediterrânea. A este movimento alternativo e periódico dos rebanhos entre duas regiões oroclimáticas distintas, é designado por transumância. A uma fase primitiva de nomadismo, caracterizada por deslocações que arrastavam consigo homens, animais e toda a comunidade, sucedeu uma outra, mais racional e organizada que, como referem Oliveira e Silva (2000b), é uma “forma de assegurar a alimentação dos animais e de garantir os rendimentos numa altura do ano em que os criadores não dispunham de recursos, face à escassez de pastagens, como consequência dos rigores do clima”. Morais (1998) designa movimentos deste género como “deslocações caminheiras dos gados” e distingue-os consoante se trata de uma forma esporádica e de improviso ou se se traduz numa forma cíclica e organizada. A primeira forma relacionase com o carácter sanitário aquando de epizootias (“cura por mudança de ares”). Quanto à forma cíclica e organizada, Morais (1998) divide-a em transumância propriamente dita e transterminância. A primeira destas está relacionada com deslocações de assinalável importância no espaço e no tempo. Já a transterminância, denominação também usada por outros autores (García e Gándaras, 2004 e Martín, 1991), refere-se a deslocações ocorridas entre “termos” vizinhos ou muito próximos que poderiam incorrer no pagamento do “imposto de montado” (Morais, 1998) ou no pascigo desses “termos” de forma gratuita (por acordos).
  • Aplicação da econometria espacial, com métodos "cross-section" e em painel, na análise dos efeitos "spillovers" na produtividade dos sectores económicos das regiões portuguesas
    Publication . Martinho, Vítor
    A consideração de efeitos espaciais nas análises realizadas com unidades espaciais (regiões, etc) é cada vez mais frequente e para isso, entre outros, contribuiu o trabalho de Anselin (1988). Pelo que neste estudo analisa-se, através de métodos de estimação “cross-section” e em painel, a influência dos efeitos espaciais na produtividade (produto por trabalhador) dos sectores económicos das NUTs III de Portugal Continental, considerando relação de Verdoorn. Constata-se que a produtividade está sujeita a autocorrelação positiva, sobretudo, nos serviços e na totalidade dos serviços e eventualmente na indústria. Os efeitos “spillovers” espaciais “spatial lag” e “spatial error” têm influência na relação de Verdoorn dos sectores económicos das regiões portuguesas, no período considerado (1995-1999).
  • Aplicação da econometria espacial às culturas agrícolas permanentes portuguesas
    Publication . Martinho, Vítor
    A consideração de efeitos espaciais é cada vez mais frequente e para isso contribuiu, entre outros, o trabalho de Anselin (1988). Neste estudo analisase, através de métodos de estimação “cross-section”, a influência dos efeitos espaciais nas culturas agrícolas permanentes das NUTs III de Portugal Continental, com base nos dados do Recenseamento Geral da Agricultura de 1999, considerando a relação de Verdoorn como base de estudo. Pela análise dos dados (considerando a estatística Moran´s I) e dos resultados das estimações (tendo em conta as componentes “spatial lag” e “spatial error”) constata-se que haverá autocorrelação espacial positiva, sobretudo nos frutos secos e na vinha.
  • Análise comparativa das nuts ii portuguesas
    Publication . Martinho, Vítor
    Neste trabalho faz-se uma análise comparativa das NUTs II portuguesas com base em informação estatística disponível no Eurostat e tendo em conta as mais recentes teorias relacionadas com a evolução das economias regionais, nomeadamente, a teoria Keynesiana, a teoria de Crescimento Endógeno e a Nova Geografia Económica. Por isso, este trabalho está dividido em quatro partes, na primeira é efectuada uma pequena introdução, na segunda são apresentadas as variáveis consideradas, na terceira faz-se a análise comparativa dos dados relacionados com a variáveis consideradas e na quarta parte são apresentadas algumas ilações.