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Melão, Dulce Helena Morgado Raimundo

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  • Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruição
    Publication . Macedo, Márcia; Melão, Dulce; Menezes, Luís
    Neste artigo procura-se articular a literatura para a infância com a matemática por meio do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu (BOISROBERT & RIGAUD, 2015), desvelando a importância do caráter plurissignificativo dos espaços que aí se desdobram. Foram traçados os seguintes objetivos: i) indagar modos de apurar a sensibilidade estética das crianças, através da exploração sensorial e espacial do livro pop-up, com particular ênfase nos elementos paratextuais; ii) compreender as potencialidades dos espaços redesenhados no livro em análise, para o incremento da criatividade e imaginação, através da exploração da simbiose entre o texto e as ilustrações, locus de articulação da literatura com a matemática. Conclui-se que o caráter tridimensional do livro pop-up possibilita a criação de pactos de leitura inusitados, revelando o seu potencial invulgar de fruição, ainda pouco explorado.
  • Nas entrelinhas da literatura para a infância: diálogos entre o português e matemática
    Publication . Macedo, Márcia; Melão, Dulce; Menezes, Luís
    O livro-objeto tem vindo a adquirir importância crescente no âmbito da literatura para a infância, associando o seu caráter multifacetado à capacidade de promover vínculos de perene afeição com os leitores, solicitando, de modo generoso, a sua participação. O formato pop-up privilegia, fortemente, tal participação, e proporciona o desvelar de experiências sensoriais que tornam a leitura particularmente prazerosa. Nesse sentido, nesta comunicação procura-se articular a literatura para a infância com a aprendizagem da Matemática por meio da fruição do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud (2015). Foram traçados os seguintes objetivos : i) apurar a sensibilidade estética dos alunos, através da exploração sensorial do livro-álbum, com particular ênfase nos elementos paratextuais; ii) construir, em contexto de sala de aula, com os alunos, um livro-objeto, compreendendo as potencialidades dos espaços redesenhados no livro em análise, de modo a incrementar a sua criatividade e imaginação, por meio da exploração da simbiose entre o texto e as ilustrações; iii) conhecer as conceções dos docentes relativamente à inclusão do livro-objeto no ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB). O referencial teórico do artigo contempla: i) o relevo da literatura para a infância no entrelaçamento do Português com a Matemática; ii) as potencialidades do livro-objeto e a sua relevância na atualidade. Este estudo foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Práticas de Ensino Supervisionada, que integra o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Optou-se por uma abordagem de carácter qualitativo que incluiu, no âmbito dos instrumentos de recolha de dados utilizados, a observação participativa, os diários de bordo e entrevistas semiestruturadas a duas docentes da turma do 4.º ano de escolaridade. Concluiu-se que o livro-objeto contribui, de modo significativo, para a promoção e o desenvolvimento de competências matemáticas e da Educação Literária, constituindo uma experiência inovadora, no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem. O caráter tridimensional e a materialidade do livro pop-up possibilitaram a criação de pactos de leitura inusitados que revelaram o seu potencial invulgar de fruição, ainda pouco explorado. Os espaços representados contribuíram fortemente para tal fruição, reabrindo outros modos de ler. As representações das docentes revelaram a necessidade de mais conhecimento e fomento de práticas de leitura que possibilitem a inclusão do livro-objeto em contexto de sala de aula, de modo crescente, dado o seu potencial invulgar de fruição.