Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- As práticas de comunicação em ambiente, de Cabo Verde à República Checa: dois territórios unidos pela sustentabilidade.Publication . Silva, Paulo; Pato, Lúcia; Campos, SofiaA noção finita dos recursos e a emergência climática têm despoletado novos desafios e modelos económicos, envolvendo empresas, ONGs, municípios e os cidadãos. É reconhecido que as organizações estão cada vez mais a adotar um posicionamento omnicanal e que a comunicação online é uma componente crucial das estratégias de comunicação. OBJETIVO O estudo exploratório realizado teve como um dos seus objetivos analisar e comparar as estratégias de comunicação de dois territórios distintos, embora unidos em torno das preocupações ambientais e da sustentabilidade, como garantia de entregar um futuro melhor às novas gerações. METODOLOGIA Na primeira fase do estudo foram desenvolvidas quatro entrevistas semiestruturadas com os responsáveis dos municípios da ilha de Santo Antão (Cabo Verde) e ainda da cidade de Praga (República Checa). Foi efetuada a análise de conteúdo, trabalho apoiado pela aplicação do software NVivo. RESULTADOS E DISCUSSÃO As estratégias de comunicação, ações de sensibilização e a tipologia dos conteúdos são as categorias que apresentam maior robustez. O estudo revela um conjunto de ações desenvolvidas pelos municípios como parte integrante das estratégias de comunicação omnicanal que privilegiam tipologias de conteúdos tradicionais e online. IMPLICAÇÕES São discutidas as implicações que se concentram na difusão e aplicação de boas práticas de comunicação dos municípios estudados e o modo de envolvimento da comunidade nos objetivos definidos.
- Comunicação e Sustentabilidade Ambiental: conceitos e práticas.Publication . Silva, Paulo; Pato, Lúcia; Campos, Sofia; Augusto, Luísa; Santos, Sara; Sousa, Luis Nuno Figueiredo e; Santo, Pedro Espírito; Mota, Miguel
- Estudo de caso de práticas de sustentabilidade ambiental em Cabo Verde, na República Checa e em PortugalPublication . Silva, Paulo; Campos, Sofia; Pato, Maria LúciaA noção finita dos recursos e a emergência climática têm despoletado novos desafios e modelos económicos, envolvendo empresas, Organizações Não Governamentais (ONGs), municípios e os cidadãos. É reconhecido que as organizações estão cada vez mais a adotar comportamentos sustentáveis nas suas políticas e ações. O estudo exploratório realizado teve como um dos seus objetivos analisar e comparar territórios distintos, embora unidos em torno das preocupações de sustentabilidade ambiental, como garantia de entregar um futuro melhor às novas gerações. Na primeira fase do estudo foram desenvolvidas cinco entrevistas semiestruturadas com os responsáveis dos municípios da ilha de Santo Antão (Cabo Verde), cidade de Praga (República Checa) e Águeda (Portugal). Foi efetuada a análise de conteúdo, trabalho apoiado pela aplicação do software NVivo. As práticas de responsabilidade ambiental, envolvimento da comunidade, comunicação e turismo são as categorias que apresentaram maior robustez, sendo por isso, analisadas e discutidas. O estudo revela um conjunto de ações desenvolvidas pelos municípios como parte integrante das suas estratégias de sustentabilidade ambiental. Procurou-se complementar o trabalho de investigação existente comparando diferentes realidades, europeia e não europeia e ainda a identificação de um conjunto de boas práticas e casos de sucesso que possibilitem o transfer e adoção pelos diferentes territórios.