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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
In a world where social networks dominate the online presence and where influencer
marketing has become crucial for brand positioning, curiosity to understand whether the
influence of social networks may motivate behaviours related to the practice of physical
exercise arises. An evolution of both the body image associated with women and women’s
perception of strength-based sports have had an impact in women’s participation in gyms
and health clubs. Media representation, social networks and fitness influencers can be
considered guilty of this shift in women’s perception of their own bodies and can also be
pointed as reason for a shift in the weight room scenario.A review of the existing literature
made it possible to understand that there is a lack of studies which focus on the
behavioural shift in people who consume fitness related content on social networks.
Through this analysis, it was possible to observe that studies tend to focus on purchasing
intentions and decisions and not on behavioural patterns resulting from the type of
content. In order to find out whether this behavioural change exists, and whether social
networks influence it, interviews were conducted with technical directors and managers
of gyms in various councils in the Viseu district, and questionnaires were sent to female
gym-goers. By analysing the data obtained, it was possible to conclude that the increase
in female participation in gyms is the result of a combination of the influence of social
networks and societal changes.
Num mundo onde as redes sociais dominam a presença online e onde o marketing de influência se tornou crucial para o posicionamento das marcas, surge a curiosidade de perceber se a influência das redes sociais pode motivar comportamentos relacionados com a prática de exercício físico. A evolução, tanto da imagem corporal associada às mulheres, como da perceção das mulheres em relação aos desportos de força, teve um impacto na participação das mulheres em ginásios e health clubs. A representação nos media, as redes sociais e os fitness influencers podem ser considerados responsáveis por esta mudança na perceção das mulheres sobre os seus próprios corpos e podem também ser assinalados como razão para uma mudança no cenário das salas de musculação. Uma revisão da literatura existente permitiu compreender que há uma falta de estudos que se concentrem na mudança comportamental das pessoas que consomem conteúdo relacionado com o fitness nas redes sociais. Através desta análise, foi possível constatar que os estudos tendem a focar-se nas intenções e decisões de compra e não nos padrões de comportamento resultantes do tipo de conteúdo. De modo a perceber se essa mudança comportamental existe, e se as redes sociais influenciam a mesma, foram realizadas entrevistas a diretores técnicos e gerentes de ginásios de vários concelhos do distrito de Viseu, e questionários a frequentadoras desses mesmos ginásios. Através da análise dos dados obtidos foi possível concluir que, o aumento da participação feminina em contexto de ginásios é resultado de uma combinação da influência das redes sociais e de mudanças na sociedade.
Num mundo onde as redes sociais dominam a presença online e onde o marketing de influência se tornou crucial para o posicionamento das marcas, surge a curiosidade de perceber se a influência das redes sociais pode motivar comportamentos relacionados com a prática de exercício físico. A evolução, tanto da imagem corporal associada às mulheres, como da perceção das mulheres em relação aos desportos de força, teve um impacto na participação das mulheres em ginásios e health clubs. A representação nos media, as redes sociais e os fitness influencers podem ser considerados responsáveis por esta mudança na perceção das mulheres sobre os seus próprios corpos e podem também ser assinalados como razão para uma mudança no cenário das salas de musculação. Uma revisão da literatura existente permitiu compreender que há uma falta de estudos que se concentrem na mudança comportamental das pessoas que consomem conteúdo relacionado com o fitness nas redes sociais. Através desta análise, foi possível constatar que os estudos tendem a focar-se nas intenções e decisões de compra e não nos padrões de comportamento resultantes do tipo de conteúdo. De modo a perceber se essa mudança comportamental existe, e se as redes sociais influenciam a mesma, foram realizadas entrevistas a diretores técnicos e gerentes de ginásios de vários concelhos do distrito de Viseu, e questionários a frequentadoras desses mesmos ginásios. Através da análise dos dados obtidos foi possível concluir que, o aumento da participação feminina em contexto de ginásios é resultado de uma combinação da influência das redes sociais e de mudanças na sociedade.
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Keywords
mulher fitness ginásio redes sociais marketing de influência