Publication
Intervenções não farmacológicas no controlo da dor em urgência pediátrica em crianças dos 2 aos 12 anos
datacite.subject.fos | Ciências Médicas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Costa, Maria da Graça Ferreira Aparício | |
dc.contributor.author | Pimentel, Sara Isabel Marques | |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T08:11:50Z | |
dc.date.available | 2024-04-01T00:30:27Z | |
dc.date.issued | 2022-04-01 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description.abstract | Enquadramento: O processo de desenvolvimento de competências neste período de formação avançada teve como temática central a dor, considerada uma das mais importantes causas de sofrimento mundial, devendo a sua gestão ser encarada como uma prioridade de todos os enfermeiros. Esta exige competências especializadas e autónomas, com abordagem e recurso de forma sistemática a técnicas não farmacológicas. Estas são intervenções autónomas e seguras, sendo da responsabilidade do enfermeiro a sua prescrição, execução e avaliação, permitindo uma melhoria da qualidade dos cuidados e um reconhecimento da importância do enfermeiro especialista para uma prática diferenciadora. Objetivos: Descrever o percurso formativo realizado em contexto de prática clínica; refletir sobre as competências científicas, técnicas e humanas desenvolvidas à luz de referenciais teóricos de enfermagem e da temática central definida; identificar boas práticas não farmacológicas no alívio da dor em contexto de urgência pediátrica, pela realização de uma revisão scoping. Metodologia: Foi efetuada uma scoping review, baseada no modelo do Instituto Joanna Briggs® (2017). Os motores de busca científica utilizados foram PubMed, B-ON e CINAHL Complete. Para limitar a procura de estudos, foram selecionados os idiomas em português, inglês e espanhol com data de publicação entre 1 janeiro de 2015 e maio de 2021. Dos 62 estudos foram incluídos 5 tendo por base os critérios de inclusão previamente estabelecidos. Resultados: Os estudos evidenciam que a avaliação e tratamento da dor em contexto de urgência pediátrica não é efetuado de forma sistemática. Como estratégias mais utilizadas, destacaram-se as técnicas de distração diversas, tais como a música, o Buzzy, o shotbloker, os exercícios de respiração, as técnicas de soprar bolhas de sabão; respeitar a presença e o envolvimento dos pais, nomeadamente no pegar ao colo ou nas carícias; o posicionamento; uso da hipnose; dos doutores palhaços; o ambiente físico e o uso da amamentação e da sacarose e o uso de sacos de calor e frio. Conclusão: A prática dos enfermeiros deve assentar em evidências científicas e em recomendações para a prática atuais. Este trabalho mapeou estudos afim de sintetizar as estratégias não farmacológicas de alívio da dor mais utilizadas em contexto de urgência pediátrica. Não sendo um estudo para avaliar a eficácia das mesmas, pretende despertar para a necessidade de se criarem protocolos de utilização, como forma de uniformizar cuidados nesta área e melhorar a qualidade dos cuidados com vista a uma prática de excelência. Palavras-Chave: Prática baseada na evidencia; Conhecimento; Especialização; Cuidados de Enfermagem; Dor; Criança; Criança em idade pré-escolar; Emergência Pediátrica. | pt_PT |
dc.description.abstract | Abstract Background: The process of developing skills in this period of advanced training had pain as its central theme, considered one of the most important causes of suffering worldwide, its management should be seen has a priority to all nurses. Pain demands specialized and autonomous competencies with a systematic approach using non-pharmacologic techniques. These are autonomous and safe interventions, where the nurse is responsible for its prescription, implementation and assessment, enabling an improvement of the care quality and the recognition of the importance of the specialist nurse for a specialized practice. Objectives: To describe the formative process carried out in clinical practice context; to reflect on the scientific, technical and human competencies developed according with the theoretic nursing references and the defined central theme; to identify good nonpharmacologic practices to relief pain in context of paediatric emergency, using a scoping review. Methods: A scoping review was performed based on the Joanna Briggs® Institute model (2017). The scientific research was carried out using PubMed, B-ON and CINAHL Complete. To limit the studies search, Portuguese, English and Spanish languages with a publication date between 1st of January 2015 and May 2021 were selected. Of the 62 studies, 5 were included based on the previously established inclusion criteria. Results: Studies show that pain assessment and treatment in paediatric emergency context is not performed in a systematic way. As strategies were emphasized several distraction techniques, such as music, Buzzy, shotbloker, breathing exercises, soap bubbles blowing techniques; the respect of the presence and involvement of parents, in particular holding the child in their arms or cuddling; the positioning; the use of breastfeeding and sucrose; and the use of heat and cold bags. Conclusions: Nursing practice must be based on current scientific evidences and practice recommendations. This work mapped studies in order to synthesize the nonpharmacologic pain relief strategies most used in paediatric emergency context. Not being a study to evaluate its effectiveness, this served only to identify those that are used in this context, serving as a guideline for which are the most used non-pharmacologic strategies in paediatric emergency context, emphasizing the need to develop protocols of use in order to standardize care in this setting enabling the improvement of the quality of care and the practice of excellence. Keywords: Evidence based practice; Knowledge; Specialization; Nursing Care; Pain; Child; Pre-school age child; Paediatric Emergency. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203059107 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7332 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.subject | Criança de idade pré escolar | pt_PT |
dc.subject | Dor | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Gestão da dor | pt_PT |
dc.subject | Lactente | pt_PT |
dc.subject | Medição da dor | pt_PT |
dc.subject | Prática baseada na evidência | pt_PT |
dc.subject | Revisão | pt_PT |
dc.subject | Serviço de urgência hospitalar | pt_PT |
dc.subject | Child | pt_PT |
dc.subject | Child, preschool | pt_PT |
dc.subject | Emergency service, hospital | pt_PT |
dc.subject | Evidence based practice | pt_PT |
dc.subject | Infant | pt_PT |
dc.subject | Pain | pt_PT |
dc.subject | Pain management | pt_PT |
dc.subject | Pain measurement | pt_PT |
dc.subject | Pediatric nursing | pt_PT |
dc.subject | Review | pt_PT |
dc.title | Intervenções não farmacológicas no controlo da dor em urgência pediátrica em crianças dos 2 aos 12 anos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria | pt_PT |