ESSV - UECA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Os benefícios da colostroterapia para o recém-nascido prematuro hospitalizado em unidades de cuidados intensivos e intermédios neonataisPublication . Tavares, Joana Filipa Pires Gomes; Bica, IsabelEnquadramento: Ao longo do trajeto realizado com vista à aquisição de competências comuns e específicas relativas ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, várias temáticas se tornam pertinentes para a prática de cuidados ao binómio criança/família, podendo ser exploradas através da investigação, essencial para a evolução da disciplina de Enfermagem. No mundo, 1 em cada 10 RN nasce prematuro, o que pode acarretar sequelas no futuro da criança, devendo os cuidados ao RN ser antecipatórios e individualizados, promovendo o seu conforto e bem-estar. Incentivar o aleitamento materno é essencial para a maximização da saúde da criança e para a vinculação pais-bebé, sendo uma prática acessível e segura, dotada de vários benefícios. A literatura menciona que o colostro, o primeiro leite da mãe, contém diversos nutrientes essenciais, bem como fatores de proteção que protegem a mucosa oral do contacto com certos microrganismos, reforçando o sistema imunológico, o que é útil ao RN prematuro hospitalizado, suscetível a variadas complicações decorrentes da prematuridade. Objetivos: Descrever o percurso formativo nos diferentes contextos de estágio; refletir de forma crítica sobre as atividades concretizadas para o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; identificar os benefícios da colostroterapia para o RNP hospitalizado em unidades de cuidados intensivos e intermédios neonatais. Metodologia: Descritivo-reflexiva sobre o percurso formativo nos diversos contextos de estágio. Foi realizada uma Scoping Review, de acordo com o protocolo proposto pela Joanna Briggs Institute®. A pesquisa foi efetuada no motor de busca B-On e nas bases de dados MEDLINE e CINAHL, considerando um horizonte temporal de 2017 a 2023, incluindo estudos publicados na íntegra nos idiomas português, inglês e espanhol. A seleção dos estudos, a extração e a síntese dos dados foram efetuadas por dois revisores independentes. Resultados: Nos seis estudos incluídos na Scoping Review, foi possível constatar que a colostroterapia, além de ser uma intervenção fácil de concretizar (administração de apenas 0,1mL de colostro cru na mucosa oral do RN prematuro), é barata e segura. Revelou elevados benefícios para o RNP, como a diminuição da incidência de complicações, favorecendo a ação antimicrobiana, o ganho ponderal e a alimentação enteral. A colostroterapia reveste-se, assim, de grande potencial na redução da incidência de várias patologias associadas à prematuridade, reduzindo inclusive a taxa de mortalidade neonatal. Conclusão: O trabalho desenvolvido ao longo dos estágios e no presente relatório considera-se como um contributo para a melhoria contínua dos cuidados de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, trazendo para a prática os conhecimentos obtidos em contexto formativo, bem como os adquiridos com a execução do trabalho de investigação. Assim, face aos resultados, é imperativo que os enfermeiros sejam sensibilizados e capacitados para a implementação desta prática, dotada de inúmeros benefícios para o RN/Família. Palavras-chave: recém-nascido prematuro, colostroterapia, orofarínge, unidades de cuidados intensivos neonatais
- Avaliação do risco de lesão da pele do recém-nascido internado em unidade de cuidados intensivos neonatais : validação da escala ISSA para a população portuguesaPublication . Silva, Rita Sofia Lopes Pereira da; Aparício, Graça; Ferreira, Maria Regina Sardinheiro do Céu FurtadoIntrodução: O recém-nascido (RN) internado e em particular o RN prematuro, pelas características da pele, imaturidade dos sistemas e uso imprescindível de dispositivos médicos, está predisposto a lesões cutâneas e maior risco de infeção e consequências neurodesenvolvimentais. Os enfermeiros devem realizar uma rigorosa observação da pele do neonato com recurso a instrumentos de avaliação do risco de lesões, validados e confiáveis. Objetivos: Descrever o processo de adaptação transcultural e validação semântica para a população portuguesa da escala de avaliação do risco de lesão da pele em neonatos hospitalizados em UCIN de ISSA (2019); avaliar as propriedades psicométricas da versão adaptada para a população portuguesa da escala ISSA, na avaliação do risco de lesão da pele em neonatos hospitalizados em UCIN. Metodologia: Trata-se de um estudo Instrumental, primário, de adaptação transcultural e avaliação psicométrica da versão do instrumento original de ISSA (2019), do português do Brasil para o português europeu, autorizado pela autora da escala original e aprovado pela comissão de ética do CHUC. Realizou-se a adaptação e ajuste semântico da escala, seguido de pré-teste e aplicação da versão final, por 24 enfermeiros(as) com mais de dois anos de experiência em neonatologia, numa amostra não probabilística por conveniência, que efetivaram 131 aplicações da escala a RN com mais de 24 horas de internamento em UCIN, independentemente da sua idade gestacional e que não possuíam lesão cutânea nem patologia dermatológica à admissão. Para a análise de dados utilizou-se o programa estatístico IBM SPSS, versão 28 e software Jamovi versão 2.3.18 para Windows. Resultados: A versão portuguesa da escala, apresentou validade de conteúdo demonstrando existir pertinência prática das questões e elevado grau de concordância entre os participantes. A análise psicométrica revelou boa fiabilidade e uma consistência interna aceitável, o que permite a sua utilização na população neonatal portuguesa, permitindo colmatar as lacunas existentes nas escalas de avaliação de risco de lesão em RN. Conclusão: O instrumento possui validade semântica e qualidade psicométrica na sua adaptação para a língua portuguesa e, portanto, é um instrumento capaz de avaliar os riscos de lesão cutânea em neonatos internados em UCIN, em Portugal e ao conferir intencionalidade a uma prática de cuidados autónomos de enfermagem, pode integrar indicadores assistenciais específicos para mensuração da qualidade dos cuidados. Palavras-chave: Enfermagem Neonatal, Recém-Nascido; Nascimento Prematuro; Estudo de Validação; Lesão; Pele
- Estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório : revisão integrativa da literaturaPublication . Campos, Ana Cristina Sabino; Silva, Ernestina Batoca VeríssimoEnquadramento: Neste documento designado Estágio com Relatório Final é apresentada a reflexão crítica acerca da aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no contexto dos estágios e a investigação realizada, cujo tema é “Estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório”. A hipotermia no recém-nascido é caracterizada pela redução da temperatura corporal atingindo valores inferiores a 36,5ºC. A termorregulação ineficaz é uma das principais complicações com que este se depara, uma vez que a hipotermia predispõe a alterações fisiológicas e neurológicas graves. A prevenção da hipotermia é uma das medidas essenciais para a qualidade da assistência neonatal no intraoperatório, na medida em que os recém-nascidos estão expostos a vários fatores que favorecem a perda de calor, como a anestesia geral, a exposição da pele e das cavidades corporais, o uso de soluções frias e o ambiente da sala operatória. Assim, surge o interesse em conhecer o perfil de termorregulação do recém-nascido pois suscita a reflexão sobre as causas e efeitos da instabilidade térmica e possibilita investigar sobre as estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e excelência do exercício profissional. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas nos estágios, baseadas na evidência científica e tendo em vista a aquisição de competências especializadas; sintetizar através da evidência científica estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório. Metodologia: Através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, baseada na evidência científica, abordamos as várias atividades desenvolvidas nos estágios de pediatria, neonatologia e saúde infantil e familiar, que concretizaram os objetivos específicos delineados para desenvolver as competências exigidas ao Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Numa segunda parte desenvolvemos uma revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados, B-On, PubMed, EBSCO, MEDLINE e CINAHL Complete. Resultados: Apesar da grande experiência como enfermeira em pediatria, consideramos relevante a aprendizagem em estágio ao nível da comunicação com o binómio criança/família, assistência especializada em situações de especial complexidade, gestão da dor, promoção da parentalidade, parceria de cuidados e vigilância da saúde infantil e juvenil. Na investigação realizada foram selecionados 137 artigos e destes foram incluídos 7. Os diferentes artigos analisados revelam que as estratégias utilizadas para a prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório passam por utilizar sistemas de aquecimento ativo, administração endovenosa de fluidos aquecidos assim como os fluidos de irrigação, a temperatura da sala operatória com valores superiores a 23ºC, planear de forma prévia o aquecimento do recém-nascido antes da cirurgia e envolvimento das extremidades e cabeça com ligaduras de algodão e gorros. Vários estudos recomendam a elaboração de protocolos assistenciais. Conclusão: Conseguimos com este relatório responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas, com implicações para a prática profissional. Os resultados da pesquisa apontam estratégias eficazes na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório, mas com necessidade de validação de futuros estudos devido à escassez dos mesmos. Palavras-Chave: Recém-nascido; Intraoperatório; Hipotermia; Prevenção.
- Adolescentes com perturbações mentais no serviço de urgência pediátrica : uma revisão narrativaPublication . Peres, Vânia Alexandra de Sousa; Bica, IsabelIntrodução: Os estágios são parte integrante dos cursos de pós-licenciatura de especialização em enfermagem e mestrado em enfermagem. A investigação constitui-se também como uma componente fundamental, ambas contribuindo para o desenvolvimento das competências inerentes à profissão. Desta forma, apresenta-se o percurso de formação nos estágios de Pediatria, Saúde Infantil e Familiar e de Neonatologia, e também todo o processo investigativo realizado. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante os estágios e aquisição de competências comuns e específicas, tendo por base os objetivos definidos; descrever e discutir os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência, com base na produção científica. Metodologia: Na primeira parte do trabalho realizamos uma reflexão critica sobre as atividades desenvolvidas nos estágios para o desenvolvimento de competências especializadas e suportada na evidência científica. Na segunda parte apresentação de uma revisão narrativa cujo objetivo consistiu em verificar os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência. Resultados: O percurso de formação realizado nos estágios em contexto de cuidados de saúde primários, na área da saúde infanto-juvenil e nos cuidados de saúde diferenciados, na área do internamento de pediatria e neonatologia, foi fundamental para a aquisição de conhecimentos, aptidões e competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e mestre. Destacamos o aprimorar das competências para prestar cuidados de excelência ao recém-nascido/criança/jovem e família. Os resultados da revisão narrativa demonstram um claro aumento do recurso aos serviços de urgência por parte de adolescentes com problemas de saúde mental, nomeadamente: transtornos alimentares, depressão, perturbação obsessivo-compulsiva, ansiedade, trauma, elevados níveis de stresse e perturbações do humor. Estas evidências representam um desafio significativo para os serviços de urgência que têm de responder a uma procura crescente por parte desta população pediátrica, havendo a necessidade de uma maior coordenação entre a assistência social, os serviços de saúde mental dos adolescentes e os serviços de urgência. Conclusão: Foi possível com este trabalho responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas. Neste relatório reflete-se também as implicações deste percurso formativo para a prática profissional. A investigação permitiu um conhecimento baseado em evidências, que ajudam a planear e implementar intervenções personalizadas para cada adolescente, auxiliando-o numa fase da sua vida, por si só, tão complexa. Palavras-chave: adolescentes; transtornos mentais; serviço de urgência; enfermagem.
- Intervenção não-farmacológica para controlo da dor durante procedimentos dolorosos, em unidades de cuidados intensivos pediátricos neonatais : scoping reviewPublication . Oliveira, Tiago Ferreira de; Aparício, GraçaIntrodução: O percurso de formação avançada realizado, permitiu o desenvolvimento de conhecimentos a um nível de excelência e de perito, viabilizando a aquisição de competências técnico-científicas, humanas e éticas, essenciais ao desempenho de intervenções autónomas de qualidade, no âmbito da Enfermagem especializada em Saúde Infantil e Pediátrica, baseadas na mais recente evidência científica. O controlo da dor, sobretudo durante procedimentos invasivos, dada a sua importância no bem-estar da criança, foi o tema central deste percurso, devido à sua pertinência nos cuidados autónomos de enfermagem. Objetivo: Refletir sobre o percurso de aprendizagem, tendo por base os referenciais teóricos que norteiam a prática do enfermeiro e a mais recente evidência científica; sintetizar as atividades realizadas e as competências desenvolvidas; mapear as estratégias e intervenções não-farmacológicas e a sua eficácia em procedimentos invasivos/dolorosos em unidade de cuidados intensivos pediátricos/Neonatais. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva sobre as ações desenvolvidas nos diferentes estágios. Para concretização do tema central, foi realizada uma scoping review, com base no protocolo do Instituto Joanna Briggs®, através de pesquisa nas bases de dados: PubMed, CINAHL Complete e B-On em junho de 2023, de artigos publicados nos últimos 5 anos (2018 a junho de 2023), disponibilizados em texto integral e nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. Dos 1050 estudos iniciais, foram incluídos 7 que cumpriam os critérios pré-definidos. Resultados: O percurso de aprendizagem resultou num desenvolvimento pessoal e profissional, e obtenção de conhecimentos baseados em evidência científica, de desenvolvimento e aprimoramento de competências, com impacto na melhoria da assistência ao recém-nascido/criança/adolescente e sua família. Na investigação realizada, a amostra final incluiu 6 estudos que analisaram a implementação de intervenções não farmacológicas (INF) em Recém-nascidos internados em UCIN, aplicadas de forma independente ou em conjunto, cujos resultados atestam redução dos scores de dor e redução do tempo de recuperação em procedimentos como picada do calcanhar, entubação orogástrica, colheita de sangue e aspiração de secreções. Quando aplicadas duas ou mais intervenções em simultâneo, os resultados evidenciam valores superiores de eficácia. Não foram incluídos estudos que analisassem INF noutras faixas etárias pediátricas Conclusão: No controlo da dor durante procedimentos, verificou-se que o uso de várias estratégias não farmacológicas, têm efeito sinérgico na diminuição dos scores de dor e na redução do tempo de recuperação. Em contexto de UCIP/UCIN é indispensável incentivar e promover a diversificação das técnicas não-farmacológicas, tendo o EESIP um papel fulcral na equipa. O domínio destas estratégias requer formação e treino, daí que, na criança, o controlo da dor com medidas não farmacológicas, requer experiência por parte da equipa de enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica; Recém-Nascido; Dor Aguda; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Utilização de Procedimentos e Técnicas; Intervenções Não- Farmacológicas.
- A experiência dos pais sobre a readmissão no serviço de urgência pediátrica do Hospital Amato LusitanoPublication . Meireles, Sofia Isabel Moreira; Silva, Ernestina Batoca VeríssimoEnquadramento: A Enfermagem, enquanto ciência, requer o desenvolvimento contínuo de competências, tanto profissionais como de investigação, de forma a conceber um corpo de conhecimentos sólido sobre o qual assente a qualidade nos cuidados prestados à criança/jovem e sua família. Desta forma, tanto os diversos estágios como o método investigativo contribuíram para o sucesso do processo formativo. Objetivos: Evidenciar a aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), refletindo sobre o percurso formativo realizado nos estágios; desenvolver uma investigação sobre a experiência dos pais relativamente à readmissão da criança/jovem no Serviço de Urgência Pediátrica (SUP) da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco - Hospital Amato Lusitano (ULSCB-HAL). Metodologia: Explanação e reflexão crítica sobre as competências desenvolvidas ao longo dos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar, sustentada em pesquisa bibliográfica e em evidência científica, dando robustez às aprendizagens adquiridas ao longo dos estágios. Apresentação de um estudo qualitativo, descritivo de caráter fenomenológico sobre a experiência dos pais relativamente à readmissão da criança/jovem no SUP da ULSCB-HAL, através da realização de entrevistas aos pais das crianças/jovens que apresentaram episódios de readmissão nos meses de novembro e dezembro de 2022. Resultados: O percurso formativo em contexto dos estágios foi sustentado numa prática reflexiva e evidência científica, e possibilitou o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comuns do Enfermeiro Especialista e competências específicas do EEESIP. Relativamente aos resultados da investigação, estes indicam que a experiência dos pais relativamente à readmissão da criança/jovem no SUP da ULSCB-HAL ocorre maioritariamente devido à crença de que a situação clínica do filho não está a melhorar, ou seja, à preocupação pelo estado de saúde do filho e consequente ansiedade. Destaca-se uma opinião positiva relativamente ao atendimento pelos profissionais de saúde do respetivo serviço, considerando-se os mesmos atenciosos e dedicados, ocorrendo confiança nos cuidados prestados. Conclusão: A intervenção do EEESIP na prestação de cuidados à criança/jovem e sua família, utilizando um modelo conceptual centrado na criança/jovem e família, traduz-se na prestação de cuidados ao nível avançado, com segurança, competência e satisfação. Nesse sentido, foi fundamental definir objetivos e planear atividades para os respetivos estágios, e incorporar competências conducentes à prática especializada. A investigação permitiu inferir que a intervenção direcionada à redução das taxas de readmissão no SUP é bastante complexa, uma vez que existem múltiplos fatores que estimulam ao inadequado uso do SUP. Palavras-chave: perfil de competências de enfermeiros; estágio; experiência de vida; medicina de emergência pediátrica; enfermagem pediátrica.
- Perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátricoPublication . Vieira, Sérgio Manuel Fernandes; Silva, Ernestina Batoca VeríssimoEnquadramento: A formação avançada, ao nível do curso de mestrado e curso de pós-licenciatura de especialização, promoveu uma miríade de oportunidades para desenvolver os conhecimentos, adquirir competências humanas, éticas e técnico-científicas, tão cruciais ao desempenho e intervenções de excelência na área da Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. Assim, quer os estágios quer a investigação realizada, foram importantes para o desenvolvimento da praxis de enfermagem especializada. Objetivos: Refletir criticamente acerca do percurso de aprendizagem, de acordo com as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; Conhecer a perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia crítico-reflexiva sobre a prática clínica e atividades desenvolvidas nos estágios de Saúde Infantil e Familiar, Pediatria e Neonatologia. Foi também realizado um estudo qualitativo do tipo fenomenológico, sobre a perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico, cuja amostra foi constituída por nove enfermeiros que exercem funções num serviço de pediatria de um centro hospitalar da Região Norte de Portugal. Resultados: O percurso formativo nos diferentes estágios resultou quer num crescimento pessoal e profissional, na aquisição de conhecimentos baseados em evidências científicas de elevada qualidade, quer no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências, que se traduzirão futuramente na maximização da assistência ao recém-nascido/criança/jovem/família. Relativamente aos resultados da investigação, emergiram como principais aspetos específicos a ter em conta na segurança do doente pediátrico: Dosagem certa a administrar (medicação), Via de administração correta, Risco de quedas, Vigilância do doente pediátrico, Proteção física, como grades de cama, idade da criança e peso. As medidas tomadas na unidade para a garantia da segurança do doente pediátrico na unidade mais referenciadas foram: Cuidado redobrado na administração de terapêutica, Elevação das grades das camas, Pulseiras eletrónicas para segurança, Registo informático da criança, Especial cuidado com o transporte em segurança quer inter ou intrahospitalar. Prevaleceu a caracterização de segurança do doente pediátrico da instituição/serviço como razoável/moderada”. Todos os entrevistados atribuíram muita importância à formação dos profissionais nesta área e atribuem extrema importância à equipa de gestão do risco do serviço. As sugestões mais reiteradas para a melhoria da segurança do doente pediátrico da instituição/serviço foram: Dotações seguraras, principalmente no turno da noite, incentivo à formação em serviço, potenciando desenvolvimento pessoal e profissional, A numeração fixa dos berços/incubadoras, Consciencialização por parte da Instituição das necessidades do doente pediátrico, Mais profissionais qualificados e especializados com conhecimentos específicos de forma a atuar em determinadas situações de forma mais segura e autónoma. Conclusões: Na sociedade atual, o conhecimento é reconhecido como um bem social valioso e a procura de mais formação de qualidade é uma estratégia que permite construir o conhecimento e a experiência. Esta foi uma premissa que nos norteou e se consolidou ao longo do processo de aprendizagem em estágio e na investigação. A investigação permitiu confirmar a importância da formação e consciencialização dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico, como garante da segurança e qualidade cuidados de saúde. Palavras-chave: segurança do paciente; enfermagem pediátrica; criança; jovem.
- Efeito da sucção não nutritiva na eficácia da ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros : scoping reviewPublication . Canas, Pedro Miguel de Jesus; Aparício, GraçaEnquadramento: A formação avançada cria oportunidades para o desenvolvimento de conhecimentos a um nível de excelência, viabilizando a aquisição de competências técnico-científicas, humanas e éticas, sendo todas essenciais ao desempenho de intervenções autónomas de qualidade, no âmbito da Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP). O Enfermeiro EESIP deve ser responsável pelo desenvolvimento de práticas de enfermagem baseadas na mais recente evidência científica. Os RNs Prematuros com ventilação não invasiva (VNI) estão sujeitos a diversos estímulos dolorosos que podem interferir com o seu neurodesenvolvimento. A sucção não nutritiva tem sido descrita como estratégia promotora de conforto, mas pouco estudada nos RN em ventilação não invasiva, no sentido de melhorar a eficácia do CPAP. Objetivos: Descrever as atividades realizadas no decorrer dos diversos contextos de estágio; refletir sobre os contributos do percurso formativo para o desenvolvimento de competências comuns e especificas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; mapear o efeito da sucção não nutritiva na manutenção e eficácia da ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros, através da realização de uma scoping review. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva sobre as ações desenvolvidas nos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar como forma de refletir sobre as competências comuns e específicas desenvolvidas, inerentes ao Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), tendo como foco uma temática central. Foi realizada uma scoping review baseada no protocolo proposto pelo Joanna Briggs Institute. Efetuada pesquisa nas bases de dados CINAHL Complete, RCAAP, B-On e PubMed de estudos publicados a partir de 1980, disponibilizados em texto integral e nos idiomas português, inglês e espanhol. Os estudos foram posteriormente avaliados por dois revisores independentes, com base em critérios de inclusão definidos previamente. Dos 210 artigos iniciais, foram incluídos no estudo 3 estudos, após aplicados os critérios de inclusão. Resultados: O conhecimento científico, relacional e técnico subjacente à prática do cuidar especializado resultou no aperfeiçoamento de competências científicas, técnicas, relacionais e humanas no âmbito do cuidar da criança/jovem e família nas situações de especial complexidade. Da mesma forma, no âmbito do cuidar do recém-nascido de alto risco e sua família, e também no âmbito da assistência à criança/jovem e família, na maximização da sua saúde. Os resultados evidenciaram que a promoção da sucção não nutritiva nas suas diversas formas enquanto estratégia não farmacológica, utilizada ou complementada com sacarose ou leite materno e ainda ouvir música, promove o conforto do RN prematuro, ao permitir o controlo ou minimização da dor, avaliada por escalas de heteroavaliação, a auto-organização e maior estabilidade do bebé durante a (re)instalação ou manutenção da VNI, melhorando desta forma a sua eficácia. Conclusão: Da análise reflexiva deste documento considera-se demonstrada a aquisição das competências de Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. Os resultados encontrados na presente scoping review corroboram as evidências científicas que demonstram o efeito benéfico da Sucção não nutritiva enquanto estratégia de conforto e promotora do neurodesenvolvimento, com benefícios na eficácia da VNI. Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica; Recém-nascido; Comportamento de sucção; ventilação não invasiva; Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.
- Posicionamento terapêutico do recém-nascido prematuro : utilização da escala IPAT para uniformização das práticas dos enfermeirosPublication . Gonçalves, Patrick Nunes; Aparício, Graça; Ferreira, Maria ReginaIntrodução: O posicionamento dos recém-nascidos pré-termo (RNPT) durante a hospitalização numa UCIN tem impacto no seu sono, conforto, ventilação e desenvolvimento do sistema músculo-esquelético, entre outros, melhorando as suas respostas adaptativas ao ambiente extrauterino. Neste âmbito, as evidências científicas demonstram que a implementação de protocolos e escalas de posicionamento são ferramentas facilitadoras da uniformização dessa atuação, com impacto na qualidade dos cuidados de Enfermagem. Objetivos: Avaliar as práticas dos enfermeiros no posicionamento do RNPT, através da aplicação da escala IPAT-PT; Relacionar a idade, a formação dos enfermeiros e a experiência profissional em Neonatologia com as práticas de posicionamento do RNPT. Metodologia: Estudo quantitativo do tipo exploratório e descritivo-correlacional. Tipo de amostragem não aleatória por conveniência, constituída por 22 enfermeiros da Neonatologia dos CHUC com pelo menos 2 anos de experiência em UCIN e que previamente realizaram a formação FINE 1, no âmbito dos cuidados centrados no desenvolvimento do RN, que inclui formação sobre o posicionamento. O Instrumento de colheita de dados foi a escala IPAT-PT validada para a população portuguesa por Cruz et al (2023), no qual se incluiu um questionário de caracterização dos RN e dos enfermeiros que aceitaram participar no estudo. Foram realizadas 70 observações de posicionamento dos RNPT, durante o mês de julho de 2023. O estudo teve parecer favorável da Comissão de Ética. O tratamento dos dados foi efetuado com recurso ao programa estatístico SPSS, versão 28.0.0. Resultados: A amostra era predominantemente do sexo feminino (81%), com idades compreendidas entre os 28 e 60 anos, com média de anos de experiência em Neonatologia de 14,91. A pontuação média obtida por observação do posicionamento pela IPAT-PT foi de 6,83, indicando posicionamento inadequado, sobretudo das zonas superiores do corpo. Não se apurou relação significativa entre as diversas variáveis em estudo. Conclusão: O estudo permitiu apurar que as práticas de posicionamento não são adequadas e são independentes das variáveis em estudo. Pretende-se que este trabalho dê continuidade a um projeto de melhoria continua no serviço de Neonatologia, neste âmbito e que contribua, não apenas para a otimização desta prática clínica, mas também para a investigação científica em enfermagem. Palavras-chave: Posicionamento do Paciente; Recém-nascido; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Escalas
- Práticas promotoras do sono do recém-nascido pré-termo em unidades de cuidados intensivos neonatais : revisão integrativaPublication . Abrunheiro, Cristina Isabel dos Reis; Silva, Ernestina Batoca VeríssimoEnquadramento: O percurso realizado e as competências adquiridas neste período de formação são o espelho de um processo que teve como tema central as práticas promotoras do sono do recém-nascido pré-termo (RNPT) em unidades de cuidados intensivos neonatais (UCIN’s) e o desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica (EEESIP). A UCIN combina tecnologia avançada e diferenciada com profissionais de saúde especializados, produzindo um ambiente ruidoso e estimulante. É reconhecido que tanto a manipulação excessiva como a privação do sono no RNPT prejudicam o neurodesenvolvimento. Portanto, torna-se fulcral adotar práticas promotoras do sono do RNPT em UCIN’s. Objetivos: Refletir sobre as experiências e atividades desenvolvidas durante os estágios e o seu contributo para o desenvolvimento de competências do EEESIP; identificar na evidência científica as práticas promotoras do sono no neurodesenvolvimento do RNPT em UCIN´s. Metodologia: Nos estágios a pesquisa científica e a reflexão crítica sobre as práticas foi a metodologia adotada. Efetuou-se uma revisão integrativa da literatura, adotando como critérios de inclusão: artigos científicos, nos idiomas inglês e português, revistos por peritos, publicados na integra entre 2018 a 2023. A colheita dos dados ocorreu nas bases de dados MEDLINE, CINAHL Complete e RCAAP utilizando os descritores Mesh, agrupados da seguinte forma: sleep AND (promotion or promote or promoting) AND (intensive care units, neonatal or nicu) AND (preterm infants or premature infants or preterm baby or premature baby). Resultados: Emerge o desenvolvimento de competências especializadas na prestação de cuidados de enfermagem à criança/jovem e família em contexto de cuidados de saúde diferenciados e primários. Como resultados da revisão foram encontrados 23 artigos, contudo, somente 3 artigos preencheram os critérios de inclusão estabelecidos. Verificou-se as seguintes práticas promotoras do sono: gestão do ambiente, concentração de cuidados, respeito pelo sono vigília do RNPT, contenção, sucção não nutritiva, massagem, posicionamento, método canguru e toque humano suave. Conclusão: Destaca-se a prática baseada na evidência para a melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem. Nos artigos selecionados foram identificadas várias práticas promotoras do sono do RNPT possíveis de executar nas UCIN’s pelos enfermeiros. Deste modo, os estudos incluídos responderam à questão de investigação. Palavras-chave: recém-nascido pré-termo; sono; unidade de cuidados intensivos neonatais; promoção.