ESSV - UECA - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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- Referenciação para cuidados paliativos pediátricos : Utilização da Pediatric Palliative Screening ScalePublication . Preto, Catarina Sofia Rodrigues; Condeço, Luís MiguelEnquadramento: Este relatório resulta do percurso formativo para aquisição de competências, incluindo um estudo sobre a referenciação para cuidados paliativos pediátricos. Estes cuidados destinam-se a crianças e adolescentes com doenças crónicas complexas, limitantes ou ameaçadoras da vida, desde o diagnóstico, ao longo do ciclo de vida e para além da morte, garantindo a sua continuidade. Para facilitar a identificação e referenciação atempada, utilizou-se a versão portuguesa da Pediatric Palliative Screening Scale. Objetivos: Adquirir competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica, através de reflexão crítica nos estágios realizados; desenvolver uma investigação que identifique crianças e adolescentes com doença crónica complexa acompanhados na consulta de desenvolvimento de uma Unidade Local de Saúde, que possam beneficiar de referenciação para cuidados paliativos pediátricos. Metodologia: Realizou-se uma análise reflexiva das competências adquiridas em estágios na urgência pediátrica, cuidados intensivos neonatais e internamento pediátrico, fundamentada na evidência científica. Efetuou-se um estudo exploratório, descritivo, quantitativo e transversal com a aplicação da Pediatric Palliative Screening Scale, aos pais de crianças seguidas na consulta de desenvolvimento. Resultados: Os estágios proporcionaram a aquisição e consolidação de competências específicas em enfermagem pediátrica, com base numa reflexão contínua e fundamentada. A aplicação da escala revelou que 20% das crianças avaliadas poderiam beneficiar da referenciação para cuidados paliativos pediátricos. Conclusão: O percurso realizado permitiu reforçar competências profissionais e científicas. O estudo mostrou que persistem necessidades paliativas não identificadas na população pediátrica portuguesa, existindo instrumentos robustos e eficazes para promover referenciações oportunas e necessárias. Palavras-chave: Adolescente, Criança, Cuidados Paliativos, Doença Crónica, Encaminhamento e Consulta
- Os benefícios da colostroterapia para o recém-nascido prematuro hospitalizado em unidades de cuidados intensivos e intermédios neonataisPublication . Tavares, Joana Filipa Pires Gomes; Bica, IsabelEnquadramento: Ao longo do trajeto realizado com vista à aquisição de competências comuns e específicas relativas ao Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, várias temáticas se tornam pertinentes para a prática de cuidados ao binómio criança/família, podendo ser exploradas através da investigação, essencial para a evolução da disciplina de Enfermagem. No mundo, 1 em cada 10 RN nasce prematuro, o que pode acarretar sequelas no futuro da criança, devendo os cuidados ao RN ser antecipatórios e individualizados, promovendo o seu conforto e bem-estar. Incentivar o aleitamento materno é essencial para a maximização da saúde da criança e para a vinculação pais-bebé, sendo uma prática acessível e segura, dotada de vários benefícios. A literatura menciona que o colostro, o primeiro leite da mãe, contém diversos nutrientes essenciais, bem como fatores de proteção que protegem a mucosa oral do contacto com certos microrganismos, reforçando o sistema imunológico, o que é útil ao RN prematuro hospitalizado, suscetível a variadas complicações decorrentes da prematuridade. Objetivos: Descrever o percurso formativo nos diferentes contextos de estágio; refletir de forma crítica sobre as atividades concretizadas para o desenvolvimento de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; identificar os benefícios da colostroterapia para o RNP hospitalizado em unidades de cuidados intensivos e intermédios neonatais. Metodologia: Descritivo-reflexiva sobre o percurso formativo nos diversos contextos de estágio. Foi realizada uma Scoping Review, de acordo com o protocolo proposto pela Joanna Briggs Institute®. A pesquisa foi efetuada no motor de busca B-On e nas bases de dados MEDLINE e CINAHL, considerando um horizonte temporal de 2017 a 2023, incluindo estudos publicados na íntegra nos idiomas português, inglês e espanhol. A seleção dos estudos, a extração e a síntese dos dados foram efetuadas por dois revisores independentes. Resultados: Nos seis estudos incluídos na Scoping Review, foi possível constatar que a colostroterapia, além de ser uma intervenção fácil de concretizar (administração de apenas 0,1mL de colostro cru na mucosa oral do RN prematuro), é barata e segura. Revelou elevados benefícios para o RNP, como a diminuição da incidência de complicações, favorecendo a ação antimicrobiana, o ganho ponderal e a alimentação enteral. A colostroterapia reveste-se, assim, de grande potencial na redução da incidência de várias patologias associadas à prematuridade, reduzindo inclusive a taxa de mortalidade neonatal. Conclusão: O trabalho desenvolvido ao longo dos estágios e no presente relatório considera-se como um contributo para a melhoria contínua dos cuidados de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, trazendo para a prática os conhecimentos obtidos em contexto formativo, bem como os adquiridos com a execução do trabalho de investigação. Assim, face aos resultados, é imperativo que os enfermeiros sejam sensibilizados e capacitados para a implementação desta prática, dotada de inúmeros benefícios para o RN/Família. Palavras-chave: recém-nascido prematuro, colostroterapia, orofarínge, unidades de cuidados intensivos neonatais
- Avaliação do risco de lesão da pele do recém-nascido internado em unidade de cuidados intensivos neonatais : validação da escala ISSA para a população portuguesaPublication . Silva, Rita Sofia Lopes Pereira da; Aparício, Graça; Ferreira, Maria Regina Sardinheiro do Céu FurtadoIntrodução: O recém-nascido (RN) internado e em particular o RN prematuro, pelas características da pele, imaturidade dos sistemas e uso imprescindível de dispositivos médicos, está predisposto a lesões cutâneas e maior risco de infeção e consequências neurodesenvolvimentais. Os enfermeiros devem realizar uma rigorosa observação da pele do neonato com recurso a instrumentos de avaliação do risco de lesões, validados e confiáveis. Objetivos: Descrever o processo de adaptação transcultural e validação semântica para a população portuguesa da escala de avaliação do risco de lesão da pele em neonatos hospitalizados em UCIN de ISSA (2019); avaliar as propriedades psicométricas da versão adaptada para a população portuguesa da escala ISSA, na avaliação do risco de lesão da pele em neonatos hospitalizados em UCIN. Metodologia: Trata-se de um estudo Instrumental, primário, de adaptação transcultural e avaliação psicométrica da versão do instrumento original de ISSA (2019), do português do Brasil para o português europeu, autorizado pela autora da escala original e aprovado pela comissão de ética do CHUC. Realizou-se a adaptação e ajuste semântico da escala, seguido de pré-teste e aplicação da versão final, por 24 enfermeiros(as) com mais de dois anos de experiência em neonatologia, numa amostra não probabilística por conveniência, que efetivaram 131 aplicações da escala a RN com mais de 24 horas de internamento em UCIN, independentemente da sua idade gestacional e que não possuíam lesão cutânea nem patologia dermatológica à admissão. Para a análise de dados utilizou-se o programa estatístico IBM SPSS, versão 28 e software Jamovi versão 2.3.18 para Windows. Resultados: A versão portuguesa da escala, apresentou validade de conteúdo demonstrando existir pertinência prática das questões e elevado grau de concordância entre os participantes. A análise psicométrica revelou boa fiabilidade e uma consistência interna aceitável, o que permite a sua utilização na população neonatal portuguesa, permitindo colmatar as lacunas existentes nas escalas de avaliação de risco de lesão em RN. Conclusão: O instrumento possui validade semântica e qualidade psicométrica na sua adaptação para a língua portuguesa e, portanto, é um instrumento capaz de avaliar os riscos de lesão cutânea em neonatos internados em UCIN, em Portugal e ao conferir intencionalidade a uma prática de cuidados autónomos de enfermagem, pode integrar indicadores assistenciais específicos para mensuração da qualidade dos cuidados. Palavras-chave: Enfermagem Neonatal, Recém-Nascido; Nascimento Prematuro; Estudo de Validação; Lesão; Pele
- Estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório : revisão integrativa da literaturaPublication . Campos, Ana Cristina Sabino; Silva, Ernestina Batoca VeríssimoEnquadramento: Neste documento designado Estágio com Relatório Final é apresentada a reflexão crítica acerca da aquisição de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica no contexto dos estágios e a investigação realizada, cujo tema é “Estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório”. A hipotermia no recém-nascido é caracterizada pela redução da temperatura corporal atingindo valores inferiores a 36,5ºC. A termorregulação ineficaz é uma das principais complicações com que este se depara, uma vez que a hipotermia predispõe a alterações fisiológicas e neurológicas graves. A prevenção da hipotermia é uma das medidas essenciais para a qualidade da assistência neonatal no intraoperatório, na medida em que os recém-nascidos estão expostos a vários fatores que favorecem a perda de calor, como a anestesia geral, a exposição da pele e das cavidades corporais, o uso de soluções frias e o ambiente da sala operatória. Assim, surge o interesse em conhecer o perfil de termorregulação do recém-nascido pois suscita a reflexão sobre as causas e efeitos da instabilidade térmica e possibilita investigar sobre as estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e excelência do exercício profissional. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas nos estágios, baseadas na evidência científica e tendo em vista a aquisição de competências especializadas; sintetizar através da evidência científica estratégias utilizadas na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório. Metodologia: Através de uma metodologia descritiva e critico-reflexiva, baseada na evidência científica, abordamos as várias atividades desenvolvidas nos estágios de pediatria, neonatologia e saúde infantil e familiar, que concretizaram os objetivos específicos delineados para desenvolver as competências exigidas ao Enfermeiro Especialista de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Numa segunda parte desenvolvemos uma revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados, B-On, PubMed, EBSCO, MEDLINE e CINAHL Complete. Resultados: Apesar da grande experiência como enfermeira em pediatria, consideramos relevante a aprendizagem em estágio ao nível da comunicação com o binómio criança/família, assistência especializada em situações de especial complexidade, gestão da dor, promoção da parentalidade, parceria de cuidados e vigilância da saúde infantil e juvenil. Na investigação realizada foram selecionados 137 artigos e destes foram incluídos 7. Os diferentes artigos analisados revelam que as estratégias utilizadas para a prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório passam por utilizar sistemas de aquecimento ativo, administração endovenosa de fluidos aquecidos assim como os fluidos de irrigação, a temperatura da sala operatória com valores superiores a 23ºC, planear de forma prévia o aquecimento do recém-nascido antes da cirurgia e envolvimento das extremidades e cabeça com ligaduras de algodão e gorros. Vários estudos recomendam a elaboração de protocolos assistenciais. Conclusão: Conseguimos com este relatório responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas, com implicações para a prática profissional. Os resultados da pesquisa apontam estratégias eficazes na prevenção da hipotermia do recém-nascido no intraoperatório, mas com necessidade de validação de futuros estudos devido à escassez dos mesmos. Palavras-Chave: Recém-nascido; Intraoperatório; Hipotermia; Prevenção.
- Adolescentes com perturbações mentais no serviço de urgência pediátrica : uma revisão narrativaPublication . Peres, Vânia Alexandra de Sousa; Bica, IsabelIntrodução: Os estágios são parte integrante dos cursos de pós-licenciatura de especialização em enfermagem e mestrado em enfermagem. A investigação constitui-se também como uma componente fundamental, ambas contribuindo para o desenvolvimento das competências inerentes à profissão. Desta forma, apresenta-se o percurso de formação nos estágios de Pediatria, Saúde Infantil e Familiar e de Neonatologia, e também todo o processo investigativo realizado. Objetivos: Descrever e refletir sobre as atividades realizadas durante os estágios e aquisição de competências comuns e específicas, tendo por base os objetivos definidos; descrever e discutir os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência, com base na produção científica. Metodologia: Na primeira parte do trabalho realizamos uma reflexão critica sobre as atividades desenvolvidas nos estágios para o desenvolvimento de competências especializadas e suportada na evidência científica. Na segunda parte apresentação de uma revisão narrativa cujo objetivo consistiu em verificar os motivos que levam os adolescentes com perturbações mentais ao serviço de urgência e taxas de prevalência. Resultados: O percurso de formação realizado nos estágios em contexto de cuidados de saúde primários, na área da saúde infanto-juvenil e nos cuidados de saúde diferenciados, na área do internamento de pediatria e neonatologia, foi fundamental para a aquisição de conhecimentos, aptidões e competências do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica e mestre. Destacamos o aprimorar das competências para prestar cuidados de excelência ao recém-nascido/criança/jovem e família. Os resultados da revisão narrativa demonstram um claro aumento do recurso aos serviços de urgência por parte de adolescentes com problemas de saúde mental, nomeadamente: transtornos alimentares, depressão, perturbação obsessivo-compulsiva, ansiedade, trauma, elevados níveis de stresse e perturbações do humor. Estas evidências representam um desafio significativo para os serviços de urgência que têm de responder a uma procura crescente por parte desta população pediátrica, havendo a necessidade de uma maior coordenação entre a assistência social, os serviços de saúde mental dos adolescentes e os serviços de urgência. Conclusão: Foi possível com este trabalho responder aos objetivos propostos e desenvolver com sucesso as competências previstas. Neste relatório reflete-se também as implicações deste percurso formativo para a prática profissional. A investigação permitiu um conhecimento baseado em evidências, que ajudam a planear e implementar intervenções personalizadas para cada adolescente, auxiliando-o numa fase da sua vida, por si só, tão complexa. Palavras-chave: adolescentes; transtornos mentais; serviço de urgência; enfermagem.
- Intervenção não-farmacológica para controlo da dor durante procedimentos dolorosos, em unidades de cuidados intensivos pediátricos neonatais : scoping reviewPublication . Oliveira, Tiago Ferreira de; Aparício, GraçaIntrodução: O percurso de formação avançada realizado, permitiu o desenvolvimento de conhecimentos a um nível de excelência e de perito, viabilizando a aquisição de competências técnico-científicas, humanas e éticas, essenciais ao desempenho de intervenções autónomas de qualidade, no âmbito da Enfermagem especializada em Saúde Infantil e Pediátrica, baseadas na mais recente evidência científica. O controlo da dor, sobretudo durante procedimentos invasivos, dada a sua importância no bem-estar da criança, foi o tema central deste percurso, devido à sua pertinência nos cuidados autónomos de enfermagem. Objetivo: Refletir sobre o percurso de aprendizagem, tendo por base os referenciais teóricos que norteiam a prática do enfermeiro e a mais recente evidência científica; sintetizar as atividades realizadas e as competências desenvolvidas; mapear as estratégias e intervenções não-farmacológicas e a sua eficácia em procedimentos invasivos/dolorosos em unidade de cuidados intensivos pediátricos/Neonatais. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva sobre as ações desenvolvidas nos diferentes estágios. Para concretização do tema central, foi realizada uma scoping review, com base no protocolo do Instituto Joanna Briggs®, através de pesquisa nas bases de dados: PubMed, CINAHL Complete e B-On em junho de 2023, de artigos publicados nos últimos 5 anos (2018 a junho de 2023), disponibilizados em texto integral e nos idiomas português, inglês, espanhol e francês. Dos 1050 estudos iniciais, foram incluídos 7 que cumpriam os critérios pré-definidos. Resultados: O percurso de aprendizagem resultou num desenvolvimento pessoal e profissional, e obtenção de conhecimentos baseados em evidência científica, de desenvolvimento e aprimoramento de competências, com impacto na melhoria da assistência ao recém-nascido/criança/adolescente e sua família. Na investigação realizada, a amostra final incluiu 6 estudos que analisaram a implementação de intervenções não farmacológicas (INF) em Recém-nascidos internados em UCIN, aplicadas de forma independente ou em conjunto, cujos resultados atestam redução dos scores de dor e redução do tempo de recuperação em procedimentos como picada do calcanhar, entubação orogástrica, colheita de sangue e aspiração de secreções. Quando aplicadas duas ou mais intervenções em simultâneo, os resultados evidenciam valores superiores de eficácia. Não foram incluídos estudos que analisassem INF noutras faixas etárias pediátricas Conclusão: No controlo da dor durante procedimentos, verificou-se que o uso de várias estratégias não farmacológicas, têm efeito sinérgico na diminuição dos scores de dor e na redução do tempo de recuperação. Em contexto de UCIP/UCIN é indispensável incentivar e promover a diversificação das técnicas não-farmacológicas, tendo o EESIP um papel fulcral na equipa. O domínio destas estratégias requer formação e treino, daí que, na criança, o controlo da dor com medidas não farmacológicas, requer experiência por parte da equipa de enfermagem. Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica; Recém-Nascido; Dor Aguda; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Utilização de Procedimentos e Técnicas; Intervenções Não- Farmacológicas.
- A experiência dos pais sobre a readmissão no serviço de urgência pediátrica do Hospital Amato LusitanoPublication . Meireles, Sofia Isabel Moreira; Silva, Ernestina Batoca VeríssimoEnquadramento: A Enfermagem, enquanto ciência, requer o desenvolvimento contínuo de competências, tanto profissionais como de investigação, de forma a conceber um corpo de conhecimentos sólido sobre o qual assente a qualidade nos cuidados prestados à criança/jovem e sua família. Desta forma, tanto os diversos estágios como o método investigativo contribuíram para o sucesso do processo formativo. Objetivos: Evidenciar a aquisição de competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), refletindo sobre o percurso formativo realizado nos estágios; desenvolver uma investigação sobre a experiência dos pais relativamente à readmissão da criança/jovem no Serviço de Urgência Pediátrica (SUP) da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco - Hospital Amato Lusitano (ULSCB-HAL). Metodologia: Explanação e reflexão crítica sobre as competências desenvolvidas ao longo dos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar, sustentada em pesquisa bibliográfica e em evidência científica, dando robustez às aprendizagens adquiridas ao longo dos estágios. Apresentação de um estudo qualitativo, descritivo de caráter fenomenológico sobre a experiência dos pais relativamente à readmissão da criança/jovem no SUP da ULSCB-HAL, através da realização de entrevistas aos pais das crianças/jovens que apresentaram episódios de readmissão nos meses de novembro e dezembro de 2022. Resultados: O percurso formativo em contexto dos estágios foi sustentado numa prática reflexiva e evidência científica, e possibilitou o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comuns do Enfermeiro Especialista e competências específicas do EEESIP. Relativamente aos resultados da investigação, estes indicam que a experiência dos pais relativamente à readmissão da criança/jovem no SUP da ULSCB-HAL ocorre maioritariamente devido à crença de que a situação clínica do filho não está a melhorar, ou seja, à preocupação pelo estado de saúde do filho e consequente ansiedade. Destaca-se uma opinião positiva relativamente ao atendimento pelos profissionais de saúde do respetivo serviço, considerando-se os mesmos atenciosos e dedicados, ocorrendo confiança nos cuidados prestados. Conclusão: A intervenção do EEESIP na prestação de cuidados à criança/jovem e sua família, utilizando um modelo conceptual centrado na criança/jovem e família, traduz-se na prestação de cuidados ao nível avançado, com segurança, competência e satisfação. Nesse sentido, foi fundamental definir objetivos e planear atividades para os respetivos estágios, e incorporar competências conducentes à prática especializada. A investigação permitiu inferir que a intervenção direcionada à redução das taxas de readmissão no SUP é bastante complexa, uma vez que existem múltiplos fatores que estimulam ao inadequado uso do SUP. Palavras-chave: perfil de competências de enfermeiros; estágio; experiência de vida; medicina de emergência pediátrica; enfermagem pediátrica.
- Perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátricoPublication . Vieira, Sérgio Manuel Fernandes; Silva, Ernestina Batoca VeríssimoEnquadramento: A formação avançada, ao nível do curso de mestrado e curso de pós-licenciatura de especialização, promoveu uma miríade de oportunidades para desenvolver os conhecimentos, adquirir competências humanas, éticas e técnico-científicas, tão cruciais ao desempenho e intervenções de excelência na área da Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. Assim, quer os estágios quer a investigação realizada, foram importantes para o desenvolvimento da praxis de enfermagem especializada. Objetivos: Refletir criticamente acerca do percurso de aprendizagem, de acordo com as competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica; Conhecer a perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico. Metodologia: Recorreu-se a uma metodologia crítico-reflexiva sobre a prática clínica e atividades desenvolvidas nos estágios de Saúde Infantil e Familiar, Pediatria e Neonatologia. Foi também realizado um estudo qualitativo do tipo fenomenológico, sobre a perceção dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico, cuja amostra foi constituída por nove enfermeiros que exercem funções num serviço de pediatria de um centro hospitalar da Região Norte de Portugal. Resultados: O percurso formativo nos diferentes estágios resultou quer num crescimento pessoal e profissional, na aquisição de conhecimentos baseados em evidências científicas de elevada qualidade, quer no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências, que se traduzirão futuramente na maximização da assistência ao recém-nascido/criança/jovem/família. Relativamente aos resultados da investigação, emergiram como principais aspetos específicos a ter em conta na segurança do doente pediátrico: Dosagem certa a administrar (medicação), Via de administração correta, Risco de quedas, Vigilância do doente pediátrico, Proteção física, como grades de cama, idade da criança e peso. As medidas tomadas na unidade para a garantia da segurança do doente pediátrico na unidade mais referenciadas foram: Cuidado redobrado na administração de terapêutica, Elevação das grades das camas, Pulseiras eletrónicas para segurança, Registo informático da criança, Especial cuidado com o transporte em segurança quer inter ou intrahospitalar. Prevaleceu a caracterização de segurança do doente pediátrico da instituição/serviço como razoável/moderada”. Todos os entrevistados atribuíram muita importância à formação dos profissionais nesta área e atribuem extrema importância à equipa de gestão do risco do serviço. As sugestões mais reiteradas para a melhoria da segurança do doente pediátrico da instituição/serviço foram: Dotações seguraras, principalmente no turno da noite, incentivo à formação em serviço, potenciando desenvolvimento pessoal e profissional, A numeração fixa dos berços/incubadoras, Consciencialização por parte da Instituição das necessidades do doente pediátrico, Mais profissionais qualificados e especializados com conhecimentos específicos de forma a atuar em determinadas situações de forma mais segura e autónoma. Conclusões: Na sociedade atual, o conhecimento é reconhecido como um bem social valioso e a procura de mais formação de qualidade é uma estratégia que permite construir o conhecimento e a experiência. Esta foi uma premissa que nos norteou e se consolidou ao longo do processo de aprendizagem em estágio e na investigação. A investigação permitiu confirmar a importância da formação e consciencialização dos enfermeiros sobre a segurança do doente pediátrico, como garante da segurança e qualidade cuidados de saúde. Palavras-chave: segurança do paciente; enfermagem pediátrica; criança; jovem.
- Efeito da sucção não nutritiva na eficácia da ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros : scoping reviewPublication . Canas, Pedro Miguel de Jesus; Aparício, GraçaEnquadramento: A formação avançada cria oportunidades para o desenvolvimento de conhecimentos a um nível de excelência, viabilizando a aquisição de competências técnico-científicas, humanas e éticas, sendo todas essenciais ao desempenho de intervenções autónomas de qualidade, no âmbito da Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica (EESIP). O Enfermeiro EESIP deve ser responsável pelo desenvolvimento de práticas de enfermagem baseadas na mais recente evidência científica. Os RNs Prematuros com ventilação não invasiva (VNI) estão sujeitos a diversos estímulos dolorosos que podem interferir com o seu neurodesenvolvimento. A sucção não nutritiva tem sido descrita como estratégia promotora de conforto, mas pouco estudada nos RN em ventilação não invasiva, no sentido de melhorar a eficácia do CPAP. Objetivos: Descrever as atividades realizadas no decorrer dos diversos contextos de estágio; refletir sobre os contributos do percurso formativo para o desenvolvimento de competências comuns e especificas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; mapear o efeito da sucção não nutritiva na manutenção e eficácia da ventilação não invasiva em recém-nascidos prematuros, através da realização de uma scoping review. Metodologia: Foi utilizada uma metodologia critico-reflexiva sobre as ações desenvolvidas nos estágios de Pediatria, Neonatologia e Saúde Infantil e Familiar como forma de refletir sobre as competências comuns e específicas desenvolvidas, inerentes ao Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), tendo como foco uma temática central. Foi realizada uma scoping review baseada no protocolo proposto pelo Joanna Briggs Institute. Efetuada pesquisa nas bases de dados CINAHL Complete, RCAAP, B-On e PubMed de estudos publicados a partir de 1980, disponibilizados em texto integral e nos idiomas português, inglês e espanhol. Os estudos foram posteriormente avaliados por dois revisores independentes, com base em critérios de inclusão definidos previamente. Dos 210 artigos iniciais, foram incluídos no estudo 3 estudos, após aplicados os critérios de inclusão. Resultados: O conhecimento científico, relacional e técnico subjacente à prática do cuidar especializado resultou no aperfeiçoamento de competências científicas, técnicas, relacionais e humanas no âmbito do cuidar da criança/jovem e família nas situações de especial complexidade. Da mesma forma, no âmbito do cuidar do recém-nascido de alto risco e sua família, e também no âmbito da assistência à criança/jovem e família, na maximização da sua saúde. Os resultados evidenciaram que a promoção da sucção não nutritiva nas suas diversas formas enquanto estratégia não farmacológica, utilizada ou complementada com sacarose ou leite materno e ainda ouvir música, promove o conforto do RN prematuro, ao permitir o controlo ou minimização da dor, avaliada por escalas de heteroavaliação, a auto-organização e maior estabilidade do bebé durante a (re)instalação ou manutenção da VNI, melhorando desta forma a sua eficácia. Conclusão: Da análise reflexiva deste documento considera-se demonstrada a aquisição das competências de Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica. Os resultados encontrados na presente scoping review corroboram as evidências científicas que demonstram o efeito benéfico da Sucção não nutritiva enquanto estratégia de conforto e promotora do neurodesenvolvimento, com benefícios na eficácia da VNI. Palavras-chave: Enfermagem Pediátrica; Recém-nascido; Comportamento de sucção; ventilação não invasiva; Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.
- Posicionamento terapêutico do recém-nascido prematuro : utilização da escala IPAT para uniformização das práticas dos enfermeirosPublication . Gonçalves, Patrick Nunes; Aparício, Graça; Ferreira, Maria ReginaIntrodução: O posicionamento dos recém-nascidos pré-termo (RNPT) durante a hospitalização numa UCIN tem impacto no seu sono, conforto, ventilação e desenvolvimento do sistema músculo-esquelético, entre outros, melhorando as suas respostas adaptativas ao ambiente extrauterino. Neste âmbito, as evidências científicas demonstram que a implementação de protocolos e escalas de posicionamento são ferramentas facilitadoras da uniformização dessa atuação, com impacto na qualidade dos cuidados de Enfermagem. Objetivos: Avaliar as práticas dos enfermeiros no posicionamento do RNPT, através da aplicação da escala IPAT-PT; Relacionar a idade, a formação dos enfermeiros e a experiência profissional em Neonatologia com as práticas de posicionamento do RNPT. Metodologia: Estudo quantitativo do tipo exploratório e descritivo-correlacional. Tipo de amostragem não aleatória por conveniência, constituída por 22 enfermeiros da Neonatologia dos CHUC com pelo menos 2 anos de experiência em UCIN e que previamente realizaram a formação FINE 1, no âmbito dos cuidados centrados no desenvolvimento do RN, que inclui formação sobre o posicionamento. O Instrumento de colheita de dados foi a escala IPAT-PT validada para a população portuguesa por Cruz et al (2023), no qual se incluiu um questionário de caracterização dos RN e dos enfermeiros que aceitaram participar no estudo. Foram realizadas 70 observações de posicionamento dos RNPT, durante o mês de julho de 2023. O estudo teve parecer favorável da Comissão de Ética. O tratamento dos dados foi efetuado com recurso ao programa estatístico SPSS, versão 28.0.0. Resultados: A amostra era predominantemente do sexo feminino (81%), com idades compreendidas entre os 28 e 60 anos, com média de anos de experiência em Neonatologia de 14,91. A pontuação média obtida por observação do posicionamento pela IPAT-PT foi de 6,83, indicando posicionamento inadequado, sobretudo das zonas superiores do corpo. Não se apurou relação significativa entre as diversas variáveis em estudo. Conclusão: O estudo permitiu apurar que as práticas de posicionamento não são adequadas e são independentes das variáveis em estudo. Pretende-se que este trabalho dê continuidade a um projeto de melhoria continua no serviço de Neonatologia, neste âmbito e que contribua, não apenas para a otimização desta prática clínica, mas também para a investigação científica em enfermagem. Palavras-chave: Posicionamento do Paciente; Recém-nascido; Unidades de Terapia Intensiva Neonatal; Escalas