Repository logo
 
Publication

Supervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLopes, Susana Cristina Santos Fidalgo Fonseca Moura
dc.contributor.advisorLopes, Ana Maria Costa
dc.contributor.authorCasteluche, Valéria Antonieta Martinez
dc.date.accessioned2016-03-16T10:42:49Z
dc.date.available2016-03-16T10:42:49Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente estudo teve como principal finalidade explorar a temática da supervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolar. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas a dois grupos de crianças de 4 e 5 anos, num jardim-escola de Viseu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas de ambos os grupos, bem como das principais estratégias utilizadas quanto ao ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária, para assim definir, na ausência de práticas pedagógicas supervisivas a este nível de ensino, possíveis linhas orientadoras que possam vir a ajudar os professores de Inglês no que respeita ao ensino precoce desta língua em contextos pré-escolares.pt_PT
dc.description.abstractThis study aimed primarily at exploring the theme of pedagogical supervision concerning the early teaching of the English language in pre-school education contexts. With this purpose, an exploratory study was undertaken, within a qualitative paradigm, in the course of which observations of English lessons taught to two groups of 4 and 5 year-olds were accomplished, in a nursery school in Viseu. The project was based on documental research and it made use of naturalistic and systematic observation, field notes and a logbook. Once the observations were concluded, a comparative analysis was done, focusing on the several aspects observed during the lessons of both groups and on the main strategies employed as far as the teaching of English as a foreign language to very young learners is concerned, in order to define, in the absence of supervisory teaching practices at this school level, possible guidelines capable of helping teachers of English concerning the early teaching of this language in pre-school contexts.pt_PT
dc.identifier.tid201084058pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3119
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectsupervisão pedagógicapt_PT
dc.subjectcontextos pré-escolarespt_PT
dc.subjectensino precoce de Inglêspt_PT
dc.subjectlinhas orientadoraspt_PT
dc.subjectpedagogical supervisionpt_PT
dc.subjectpre-school contextspt_PT
dc.subjectearly teaching of Englishpt_PT
dc.subjectguidelinespt_PT
dc.titleSupervisão pedagógica no âmbito do ensino precoce da língua inglesa em contextos de educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Supervisão Pedagócicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
TESE VALERIA MARTINEZ.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: