Repository logo
 
Publication

A repercussão das perturbações da fala e da linguagem, em crianças de idade pré-escolar, na aprendizagem da leitura e escrita – perspetiva de Educadores de Infância

dc.contributor.advisorRibeiro, Esperança Jales
dc.contributor.advisorAmante, Susana
dc.contributor.authorNeiva, Diana Raquel Pires
dc.date.accessioned2019-12-18T13:58:32Z
dc.date.available2019-12-18T13:58:32Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.description.abstractA comunicação é essencial ao ser humano tendo uma correlação direta com o desempenho pessoal, social e escolar da criança. O seu vínculo estreito com a linguagem e fala adquire uma dimensão complexa e interdisciplinar. Neste contexto, o conhecimento da criança ultrapassa a sua dimensão psicológica e motora, debruçando-se sobre áreas do desenvolvimento cognitivo e linguístico cuja definição envolve não só os processos cerebrais como o ambiente linguístico em que a criança se encontra. O presente estudo concentra-se no papel dos educadores de infância durante o processo de aquisição e desenvolvimento da criança ao nível da potenciação dos conhecimentos linguísticos, da deteção de alterações nesta esfera e da valorização do desenvolvimento integrado e adequado para futuras aprendizagens formais (como a leitura e escrita). Neste sentido, foi construído um inquérito por questionário de autopreenchimento dirigido a educadores de infância. A amostra consistiu nos educadores de infância que exerceram funções em jardins de infância pertencentes ao Agrupamento de Escolas Viseu Norte. Observaram-se diferenças na análise das características, estratégias e objetivos relativos às perturbações da fala e/ou linguagem, inferindo-se que o conhecimento e preparação para atuar com crianças que apresentem dificuldades de fala e/ou linguagem não é uniforme e consistente.pt_PT
dc.description.abstractCommunication is essential to the human being and have a direct correlation with the child personal, social and school performance. Have a straight connection with language and speech that acquires a complex and interdisciplinary dimension. In this context, children's knowledge goes beyond their psychological and motor dimensions, including the cognitive and linguistic development whose definition involves not only the brain processes but also the linguistic environment. The present study focuses on the role of early childhood educators in the process of acquiring and developing the child in terms of empowering language skills, detecting changes in language skills, and valuing integrated development appropriate for future formal learning (such as reading and writing). In this sense, a self-fulfillment questionnaire survey was designed for educators. The sample consisted of the kindergarten teachers who worked in kindergartens belonging to the Viseu Norte Grouping of Schools. Differences in the analysis of characteristics, strategies and objectives related to speech and / or language disorders were observed, and it was concluded that knowledge and preparation to deal with children who present speech and / or language difficulties are not uniform and consistent.pt_PT
dc.identifier.tid202345998pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6064
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectFalapt_PT
dc.subjectEducador de Infânciapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectLanguagept_PT
dc.subjectSpeechpt_PT
dc.subjectchildhood teacherpt_PT
dc.subjectReadingpt_PT
dc.subjectWritingpt_PT
dc.titleA repercussão das perturbações da fala e da linguagem, em crianças de idade pré-escolar, na aprendizagem da leitura e escrita – perspetiva de Educadores de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsembargoedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Trabalho de Projeto em Educação Especial_Diana Neiva.pdf
Size:
1.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: