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Inclusão e Levantamento de Acomodações Curriculares em Educação Visual e Educação Tecnológica
dc.contributor.advisor | Sousa, Catarina Carneiro De | |
dc.contributor.advisor | Xavier, Paula | |
dc.contributor.author | Pinto, Ana Rita Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2025-01-29T12:17:49Z | |
dc.date.available | 2025-01-29T12:17:49Z | |
dc.date.issued | 2024-12-13 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final de Estágio organiza-se em duas partes distintas. A primeira parte (Parte I) consiste numa descrição e reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte (Parte II), é apresentado o Trabalho de Investigação, no qual, o objetivo geral foi conhecer perceções e descrever as Acomodações Curriculares utilizadas por uma amostra de professores (N=21) de Educação Visual e Educação Tecnológica do 2.º Ciclo do Ensino Básico. A maioria dos/as participantes eram mulheres (71.4%), tinham idades na casa dos 46 ou mais anos (90.5%), pertenciam ao grupo de recrutamento 240 (85.7%) e tinham um tempo de serviço superior a 25 anos. A investigação adotou uma abordagem quantitativa, tendo sido utilizado um questionário especificamente construído para este estudo, aplicado em formato online (Google Forms) após resposta favorável por parte da Direção-Geral da Educação. O questionário foi elaborado para recolher dados de caracterização sociodemográfica, informação sobre formação e experiência na educação inclusiva, assim como perceções e frequência de implementação de diferentes Acomodações Curriculares, no geral e de acordo com as necessidades específicas dos alunos. Em termos dos principais resultados, 66.7% dos participantes referiu não ter recebido formação inicial na área da educação inclusiva, ainda que a frequência de formação contínua tenha sido mencionada por 61.9% da amostra. A larga maioria mencionou ter experiência na implementação de medidas de apoio à aprendizagem e inclusão universais, seletivas e adicionais, bem como o recurso a Acomodações Curriculares (uma das medidas universais), o tamanho das turmas, maiores ou menores, foi apontado como um dos obstáculos ou facilitadores, respetivamente, na implementação de Acomodações Curriculares. No mapeamento/levantamento de Acomodações Curriculares de acordo com diferentes problemáticas, verificou-se uma disparidade de respostas, com uma parte da amostra a referir a falta de experiência e conhecimento (entre 7 a 13 participantes, nas diferentes situações) e outra a descrever diferentes Acomodações Curriculares, no geral, ajustadas às necessidades específicas em análise. Destaca-se a disparidade de experiências e domínio por parte dos participantes a evidenciar a necessidade de continuar a investir na formação inicial e contínua dos professores, para que sintam capazes de aplicar eficazmente as Acomodações Curriculares que se revelaram necessárias como a organização de pequenos grupos, apresentação de situações da vida real, uso de materiais concretos e ensino em pequenos grupos. A promoção de uma cultura de apoio mútuo e a partilha de boas práticas, envolvendo os docentes, poderá ser fundamental para a criação de um ambiente educativo que fomente o desenvolvimento integral de todos os alunos. Além disso, é imprescindível que as escolas e as instituições de formação de professores continuem a priorizar estas áreas, com o intuito de enfrentar os desafios da educação inclusiva e assegurar uma aprendizagem de qualidade para todos. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Final Internship Report is organized into two distinct parts. The first part (Part I) consists of a description and critical reflection on the teaching practices developed during the Supervised Teaching Practice, within the scope of the Visual Education and Technological Education subjects, in the 2nd Cycle of Basic Education. In the second part (Part II), the Research Work is presented, in which the general objective was to learn about the perceptions and describe the Curricular Accommodations used by a sample of teachers (N=21) of Visual Education and Technological Education in the 2nd Cycle of Basic Education. Most of the participants were women (71.4%), aged 46 or over (90.5%), belonged to recruitment group 240 (85.7%) and had more than 25 years' service. The research adopted a quantitative approach, using a questionnaire specifically designed for this study, applied online (Google Forms) after a favorable response from the Directorate-General for Education. The questionnaire was designed to collect data on sociodemographic characterization, information on training and experience in inclusive education, as well as perceptions and frequency of implementation of different Curricular Accommodations, in general and according to the specific needs of the students. In terms of the main results, 66.7% of the participants reported not having received initial training in the area of inclusive education, although attending ongoing training was mentioned by 61.9% of the sample. The vast majority mentioned having experience in implementing universal, selective and additional learning and inclusion support measures, as well as the use of Curricular Accommodations (one of the universal measures), the size of classes, whether larger or smaller, was pointed out as one of the obstacles or facilitators, respectively, in implementing Curricular Accommodations. In the mapping/survey of Curricular Accommodations according to different problems, there was a disparity in responses, with part of the sample referring to a lack of experience and knowledge (between 7 and 13 participants, in the different situations) and another describing different Curricular Accommodations, in general, adjusted to the specific needs under analysis. The disparity in experience and mastery on the part of the participants highlights the need to continue investing in the initial and ongoing training of teachers, so that they feel able to effectively apply the Curricular Accommodations that proved necessary, such as organizing small groups, presenting real-life situations, using concrete materials and teaching in small groups. Promoting a culture of mutual support and the sharing of good practices, involving teachers, could be key to creating an educational environment that fosters the all-round development of all students. In addition, it is essential that schools and teacher training institutions continue to prioritize these areas in order to meet the challenges of inclusive education and ensure quality learning for all. Keywords: Inclusion | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203851390 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8755 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Levantamento | pt_PT |
dc.subject | Acomodações Curriculares | pt_PT |
dc.subject | Educação Visual | pt_PT |
dc.subject | Educação Tecnológica | pt_PT |
dc.subject | Inclusion | pt_PT |
dc.subject | Survey | pt_PT |
dc.subject | Curricular Accommodations | pt_PT |
dc.subject | Visual Education | pt_PT |
dc.subject | Technological Education | pt_PT |
dc.title | Inclusão e Levantamento de Acomodações Curriculares em Educação Visual e Educação Tecnológica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico | pt_PT |