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Justifica-se o Ensino religioso nas Escolas do Estado?.

dc.contributor.authorMorujão, Geraldo
dc.date.accessioned2011-02-03T12:24:55Z
dc.date.available2011-02-03T12:24:55Z
dc.date.issued1997-03
dc.description.abstractA pergunta do título em epígrafe não é uma pergunta retórica, mas é uma questão que certas pessoas continuam a colocar, apelando para argumentos que, à primeira vista, poderiam levar a pensar que já não faz sentido a existência de uma disciplina curricular de carácter confessional religioso. As razões invocadas para uma tomada de posição negativa são as mais diversas: Como pode promover um ensino confessional um Estado que não é confessional? Não irá contra o pluralismo da sociedade em que vivemos o ensino de uma religião concreta? Uma sociedade que se diz democrática e que defende a igualdade de todos os cidadãos perante a Lei não estará ela a favorecer e a privilegiar uma determinada religião só pelo facto de esta ser maioritária e a tradicional, a católica, em detrimento de outras confissões religiosas minoritárias ou de recente aparição, ou ainda de posições de neutralidade ou até de recusa religiosa? Nesta breve reflexão, tentarei responder às objecções levantadas.por
dc.identifier.issn1647-662X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/710
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupor
dc.relation.ispartofseries6;
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectReligiãopor
dc.titleJustifica-se o Ensino religioso nas Escolas do Estado?.por
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupor
oaire.citation.titleMilleniumpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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