Publication
Aquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiplo
dc.contributor.author | Gomes, Lianna | |
dc.contributor.author | Matos, Isabel Aires | |
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2020-01-28T09:52:45Z | |
dc.date.available | 2020-01-28T09:52:45Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A aquisição/aprendizagem de Português Língua Não Materna (PLNM) é um processo complexo e multifacetado que exige atenção crescente por parte dos profissionais da Educação. A literatura de especialidade tem vindo, ao longo do tempo, a fazer eco de tais desafios, merecendo particular destaque os diferentes contextos educacionais que fazem parte, desde cedo, do quotidiano das crianças. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades sentidas por duas crianças (de quatro e seis anos de idade) com Português Língua Não Materna, nomeadamente dificuldades ao nível da divisão silábica, das rimas e da compreensão do oral, construindo, posteriormente, propostas no sentido de as ajudar a superar tais dificuldades. Desta forma, optámos por uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada num estudo de caso múltiplo. Para tal, recorremos a instrumentos de recolha de dados próprios da investigação qualitativa, nomeadamente a observação participante, fichas sociolinguísticas e construção de atividades, de acordo com as dificuldades sentidas pelas crianças. Foi possível inferirmos que estas foram superando algumas das dificuldades que os instrumentos aplicados possibilitaram identificar, registando-se melhorias no que se refere ao desenvolvimento da consciência fonológica, bem como à compreensão do oral. É de salientar que os resultados obtidos nesta investigação não poderão, de todo, ser generalizados, uma vez que cada caso é um caso, isto é, cada criança tem as suas características e o seu próprio ritmo de aprendizagem. Tendo em conta os resultados obtidos, concluímos que as crianças com Português Língua Não Materna, caso sejam auxiliadas, tendo em atenção a sua singularidade e especificidade das suas dificuldades, conseguem ultrapassar, de forma positiva, os seus desafios, quanto ao domínio da língua portuguesa. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, L., Matos, I. A. & Melão, D. (2019). Aquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiplo. In Rocha, J. et al (Eds.) Livro de atas: olhares sobre a educação 7, pp. 20-30. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54036-5-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6141 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Viseu | pt_PT |
dc.subject | Português língua não materna | pt_PT |
dc.subject | Aquisição/aprendizagem de português língua não materna | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.title | Aquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiplo | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 30 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 20 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de atas: olhares sobre a educação 7 | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.givenName | Dulce | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Artigo_Atas_Olhares_Gomes_Matos&Melão.pdf
- Size:
- 6.02 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: