Repository logo
 
Publication

Aquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiplo

dc.contributor.authorGomes, Lianna
dc.contributor.authorMatos, Isabel Aires
dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2020-01-28T09:52:45Z
dc.date.available2020-01-28T09:52:45Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractA aquisição/aprendizagem de Português Língua Não Materna (PLNM) é um processo complexo e multifacetado que exige atenção crescente por parte dos profissionais da Educação. A literatura de especialidade tem vindo, ao longo do tempo, a fazer eco de tais desafios, merecendo particular destaque os diferentes contextos educacionais que fazem parte, desde cedo, do quotidiano das crianças. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades sentidas por duas crianças (de quatro e seis anos de idade) com Português Língua Não Materna, nomeadamente dificuldades ao nível da divisão silábica, das rimas e da compreensão do oral, construindo, posteriormente, propostas no sentido de as ajudar a superar tais dificuldades. Desta forma, optámos por uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada num estudo de caso múltiplo. Para tal, recorremos a instrumentos de recolha de dados próprios da investigação qualitativa, nomeadamente a observação participante, fichas sociolinguísticas e construção de atividades, de acordo com as dificuldades sentidas pelas crianças. Foi possível inferirmos que estas foram superando algumas das dificuldades que os instrumentos aplicados possibilitaram identificar, registando-se melhorias no que se refere ao desenvolvimento da consciência fonológica, bem como à compreensão do oral. É de salientar que os resultados obtidos nesta investigação não poderão, de todo, ser generalizados, uma vez que cada caso é um caso, isto é, cada criança tem as suas características e o seu próprio ritmo de aprendizagem. Tendo em conta os resultados obtidos, concluímos que as crianças com Português Língua Não Materna, caso sejam auxiliadas, tendo em atenção a sua singularidade e especificidade das suas dificuldades, conseguem ultrapassar, de forma positiva, os seus desafios, quanto ao domínio da língua portuguesa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, L., Matos, I. A. & Melão, D. (2019). Aquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiplo. In Rocha, J. et al (Eds.) Livro de atas: olhares sobre a educação 7, pp. 20-30. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-54036-5-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6141
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Viseupt_PT
dc.subjectPortuguês língua não maternapt_PT
dc.subjectAquisição/aprendizagem de português língua não maternapt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.titleAquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiplopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseu: Escola Superior de Educação de Viseupt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.startPage20pt_PT
oaire.citation.titleLivro de atas: olhares sobre a educação 7pt_PT
person.familyNameMelão
person.givenNameDulce
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Artigo_Atas_Olhares_Gomes_Matos&Melão.pdf
Size:
6.02 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: