Logo do repositório
 
Miniatura indisponível
Publicação

Aquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiplo

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Artigo_Atas_Olhares_Gomes_Matos&Melão.pdf6.02 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

A aquisição/aprendizagem de Português Língua Não Materna (PLNM) é um processo complexo e multifacetado que exige atenção crescente por parte dos profissionais da Educação. A literatura de especialidade tem vindo, ao longo do tempo, a fazer eco de tais desafios, merecendo particular destaque os diferentes contextos educacionais que fazem parte, desde cedo, do quotidiano das crianças. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades sentidas por duas crianças (de quatro e seis anos de idade) com Português Língua Não Materna, nomeadamente dificuldades ao nível da divisão silábica, das rimas e da compreensão do oral, construindo, posteriormente, propostas no sentido de as ajudar a superar tais dificuldades. Desta forma, optámos por uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada num estudo de caso múltiplo. Para tal, recorremos a instrumentos de recolha de dados próprios da investigação qualitativa, nomeadamente a observação participante, fichas sociolinguísticas e construção de atividades, de acordo com as dificuldades sentidas pelas crianças. Foi possível inferirmos que estas foram superando algumas das dificuldades que os instrumentos aplicados possibilitaram identificar, registando-se melhorias no que se refere ao desenvolvimento da consciência fonológica, bem como à compreensão do oral. É de salientar que os resultados obtidos nesta investigação não poderão, de todo, ser generalizados, uma vez que cada caso é um caso, isto é, cada criança tem as suas características e o seu próprio ritmo de aprendizagem. Tendo em conta os resultados obtidos, concluímos que as crianças com Português Língua Não Materna, caso sejam auxiliadas, tendo em atenção a sua singularidade e especificidade das suas dificuldades, conseguem ultrapassar, de forma positiva, os seus desafios, quanto ao domínio da língua portuguesa.

Descrição

Palavras-chave

Português língua não materna Aquisição/aprendizagem de português língua não materna Educação Pré-Escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico

Contexto Educativo

Citação

Gomes, L., Matos, I. A. & Melão, D. (2019). Aquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiplo. In Rocha, J. et al (Eds.) Livro de atas: olhares sobre a educação 7, pp. 20-30. Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu.

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Escola Superior de Educação de Viseu

Licença CC