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Advisor(s)
Abstract(s)
O insucesso escolar é muitas vezes explicado pela falta de interesse, pela
dificuldade de adaptação ao curso e à instituição de ensino levando a um
sentimento negativo de pertença à escola e à baixa motivação do estudante. Este
estudo tem como objetivos específicos avaliar de que forma o
sentimento negativo de pertença à escola influencia a motivação intrínseca para
os cursos; como o sentimento negativo de pertença à escola influencia a
perceção de aprendizagem nos cursos; e de que forma a motivação intrínseca
para os cursos influenciam a perceção de aprendizagem nos cursos.
Desenvolve-se um estudo não experimental, analítico e correlacional, explicativo,
de corte transversal em que foi desenvolvido modelo tendo como base as
equações estruturais. Utilizou-se uma amostra de 1986 estudantes portugueses
que frequentavam o ensino secundário. Os resultados indicam que o sentimento
negativo de pertença à escola influência de forma significativa negativamente a
motivação Intrínseca para o curso e a perceção de aprendizagem no curso. Por
sua vez, a motivação intrínseca para o curso tem um impacto significativo e
positivo na perceção de aprendizagem no curso.
Description
Keywords
Sucesso escolar Ensino secundário Sentimento de pertença à escola Motivação intrínseca Perceção de aprendizagem
Citation
Ferreira, M., Abrantes, J. L., & Cardoso, A. P. (2017). O sucesso escolar no ensino secundário: O caso português. In Encuentro Internacional por la Unidad de los Educadores: Pedagogía 2017 (DVD, Simposio 17, pp. 985-994). La Habana, Cuba: Sello Editor Educación Cubana. ISBN 978-959-18-1203-2.
Publisher
Sello Editor Educación Cubana