Publication
O sucesso escolar no ensino secundário: O caso português.
dc.contributor.author | Ferreira, Manuela | |
dc.contributor.author | Abrantes, José Luís | |
dc.contributor.author | Cardoso, Ana Paula | |
dc.date.accessioned | 2017-04-03T09:57:42Z | |
dc.date.available | 2017-04-03T09:57:42Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O insucesso escolar é muitas vezes explicado pela falta de interesse, pela dificuldade de adaptação ao curso e à instituição de ensino levando a um sentimento negativo de pertença à escola e à baixa motivação do estudante. Este estudo tem como objetivos específicos avaliar de que forma o sentimento negativo de pertença à escola influencia a motivação intrínseca para os cursos; como o sentimento negativo de pertença à escola influencia a perceção de aprendizagem nos cursos; e de que forma a motivação intrínseca para os cursos influenciam a perceção de aprendizagem nos cursos. Desenvolve-se um estudo não experimental, analítico e correlacional, explicativo, de corte transversal em que foi desenvolvido modelo tendo como base as equações estruturais. Utilizou-se uma amostra de 1986 estudantes portugueses que frequentavam o ensino secundário. Os resultados indicam que o sentimento negativo de pertença à escola influência de forma significativa negativamente a motivação Intrínseca para o curso e a perceção de aprendizagem no curso. Por sua vez, a motivação intrínseca para o curso tem um impacto significativo e positivo na perceção de aprendizagem no curso. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Ferreira, M., Abrantes, J. L., & Cardoso, A. P. (2017). O sucesso escolar no ensino secundário: O caso português. In Encuentro Internacional por la Unidad de los Educadores: Pedagogía 2017 (DVD, Simposio 17, pp. 985-994). La Habana, Cuba: Sello Editor Educación Cubana. ISBN 978-959-18-1203-2. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-959-18-1203-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4547 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Sello Editor Educación Cubana | pt_PT |
dc.relation | FCT Projeto FCOMP-01-0124-FEDER-008427 - CI&DETS/IPV | pt_PT |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino secundário | pt_PT |
dc.subject | Sentimento de pertença à escola | pt_PT |
dc.subject | Motivação intrínseca | pt_PT |
dc.subject | Perceção de aprendizagem | pt_PT |
dc.title | O sucesso escolar no ensino secundário: O caso português. | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | La Habana, Cuba | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 994 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 985 | pt_PT |
oaire.citation.title | Encuentro Internacional por la Unidad de los Educadores: Pedagogía 2017 | pt_PT |
person.familyName | Ferreira | |
person.familyName | Abrantes | |
person.familyName | Paula Pereira de Oliveira Cardoso | |
person.givenName | Manuela | |
person.givenName | José Luís | |
person.givenName | Ana | |
person.identifier | R-000-QS4 | |
person.identifier.ciencia-id | 8E14-FE20-06DA | |
person.identifier.ciencia-id | 4019-E6D8-1885 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8452-2222 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0565-7207 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-5062-4098 | |
person.identifier.rid | N-1236-2013 | |
person.identifier.rid | G-8134-2016 | |
person.identifier.scopus-author-id | 54795093700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 17342132100 | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b3ac2fdc-b878-4f68-9045-4b1c0ae8f567 | |
relation.isAuthorOfPublication | 36d5fb0b-9354-4a7b-9660-0aa0b5431c1e | |
relation.isAuthorOfPublication | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 746d2746-c92f-4309-a078-f7c7c2f9df2f |