Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.9 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A relevância da compreensão do conceito de Educação para a Cidadania Global (EGC) tem vindo a ganhar proeminência em contexto educativo, merecendo uma atenção crescente. Contudo, tem sido concedida menos ênfase ao papel que a ilustração pode desempenhar para iluminar o seu carácter multifacetado. Este artigo pretende abordar tal papel, através da análise do livro-álbum Nunca se passa nada no meu bairro, de Ellen Raskin. O artigo procura lançar luz sobre os modos como a interação gerada pelas sinergias entre texto e imagem contribui para imprimir uma dinâmica lúdica à fruição na leitura, tornando possível vivenciar as dimensões conceptuais da Educação para a Cidadania Global (cognitiva, socioemocional e comportamental). O artigo conclui apontando formas de encarar este livro como uma ferramenta poderosa para repensar o papel que cada um de nós pode desempenhar na comunidade, instigando à ação para o bem comum.
Description
Keywords
Ilustração Livro-álbum Educação para a cidadania global
Citation
Melão, D. (2020). «O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olhar», CONFIA 2020. 8th International Conference on Illustration and Animation (pp. 466-472). Barcelos: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave
Publisher
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave