| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.2 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Esta dissertação que agora se apresenta tem como tema principal o estudo do meu próprio perfil como docente na área de Expressão Dramática. Parte de uma questão investigativa inicial que procura encontrar os elementos que possam caracterizar a especificidade do meu agir dentro desta área artística. Assim, foi definido um trajeto que quer responder à questão: ‘Qual o meu perfil de professor de Expressão Dramática?’, abrindo, consequentemente, um espaço de reflexão sobre a minha própria prática profissional. Foi estabelecido um constructo teórico que define a Expressão Dramática como uma prática que procura a expressão e comunicação do sujeito, e onde é estabelecido o ponto de partida para a criação de uma base conceptual sobre as características de um professor de Expressão Dramática. No que ao trabalho empírico diz respeito, foi delineada uma Investigação-Ação que se insere dentro do paradigma qualitativo em simultaneidade com o método exploratório, fazendo-se recorrer de instrumentos que permitiram registar os dados que contribuíram para a resposta à pergunta inicial. Um dos recursos usados foi a construção de um portefólio pessoal que acompanhou e que descreveu todo o processo desenvolvido. O mesmo é editado em volume próprio que acompanha esta dissertação. Este processo foi desenvolvido num período de quatro meses e teve como pano de fundo o curso de Animação Cultural da Escola Superior de Educação de Viseu. Após o processo, foi possível coligir dados advindos das várias fontes que permitiram a realização de uma síntese sobre as características mais marcantes dentro do meu perfil enquanto orientador de práticas em Expressão Dramática.
Description
Keywords
Educação artística Animação Cultural Arte dramática Pedagogia
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Universidade Aberta
