Repository logo
 
Publication

Efeito de género na procura de informação e na motivação para comprar vinho: o papel do conhecimento subjetivo

dc.contributor.authorMarques, Carlos
dc.contributor.authorGuia, Ana
dc.date.accessioned2017-01-31T10:45:04Z
dc.date.available2017-01-31T10:45:04Z
dc.date.issued2016-02
dc.description.abstractO processamento de informação e as motivações para a compra e consumo de vinho dependem de diversos fatores relacionados com o comprador e com a situação de uso. O género do comprador tem sido apresentado como um dos fatores com influência determinante no processo de compra de vinhos, nomeadamente no tipo e na quantidade de informação utilizada e nas dimensões de motivação. Este artigo introduz uma formulação alternativa dos efeitos de género, considerando-os indiretos, i.e. mediados pelo conhecimento subjetivo do comprador. A validação desta formulação foi efetuada com dados empíricos obtidos numa amostra de 523 compradores entrevistados no ato de compra em grandes superfícies retalhistas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Os resultados obtidos atestam o papel mediador do conhecimento subjetivo, rejeitando o efeito direto do género sobre as referidas variáveis. A autoconfiança e eficácia na decisão que aparecem associadas a elevados níveis de conhecimento subjetivo justificam que os homens se sintam mais motivados para o consumo e procurem menos informação sobre o vinho para efetuar a comprapt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-828
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4234
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherRVJ - Editores, Ldapt_PT
dc.subjectProcura de Informaçãopt_PT
dc.subjectConhecimento subjetivopt_PT
dc.subjectGéneropt_PT
dc.subjectMotivações para o consumo de vinhospt_PT
dc.titleEfeito de género na procura de informação e na motivação para comprar vinho: o papel do conhecimento subjetivopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleXXVI Jornadas Luso-Espanholas Gestão Científica - Competitividade das Regiões Transfronteiriças, Idanha-a-Nova.pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
EFEITO DE GÉNERO NA PROCURA DE INFORMAÇÃO.pdf
Size:
480.38 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: