Repository logo
 
Publication

Contextos inclusivos e envolvimento parental

dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.date.accessioned2016-02-15T09:13:25Z
dc.date.available2016-02-15T09:13:25Z
dc.date.issued2013-09
dc.description.abstractO envolvimento parental na escola emerge como um construto multidimensional que abrange diferentes contextos e pode apresentar-se em diversos formatos. No quadro da abordagem inclusiva, o modelo de colaboração e de parceria do envolvimento parental proporciona uma sólida referência teórica para os técnicos, professores e educadores no seu trabalho com os pais ou cuidadores de crianças com necessidades educativas especiais. De forma convergente, a legislação nacional (Decreto- Lei n.º 3/ 2008, de 7 de janeiro) e a internacional atribuem um papel central aos pais como decisores participantes no processo educativo. O presente estudo tem como analisar as relações entre as perspetivas dos pais, professores do ensino regular e professores de educação especial sobre o envolvimento parental na escola. Para o efeito, foram constituídas duas amostras: uma, composta por 256 pais (de crianças com e sem necessidades educativas especiais) e outra, composta por 107 professores (do ensino regular e de educação especial). Os dados foram recolhidos em agrupamentos de escolas e em instituições de apoio à deficiência do distrito de Viseu. A análise comparativa das perceções sobre o envolvimento parental revela que a maior divergência ocorre entre os professores do ensino regular e os pais das crianças com necessidades educativas especiais. Em contraste, as perceções entre professores de educação especial e os pais das crianças com necessidades educativas especiais não revelam diferenças estatisticamente significativas. Encontramos ainda, diferenças significativas entre os dois tipos de professores sobre o envolvimento parental. As reflexões sobre os dados obtidos têm como pano de fundo as mudanças conceptuais e sócio-legais da Educação Especial do contexto nacional.pt_PT
dc.identifier.uri978-989-8525-22-2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3044
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Educação (CIEd) / Instituto de Educação Universidade Minhopt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectcontextos inclusivospt_PT
dc.subjectenvolvimento parentalpt_PT
dc.titleContextos inclusivos e envolvimento parentalpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga - Instituto de Educação, Universidade Minhopt_PT
oaire.citation.endPage1808pt_PT
oaire.citation.issueXIIpt_PT
oaire.citation.startPage1802pt_PT
oaire.citation.titleXII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2013Atas XII Galego-Port.- Contextos inclusivos.pdf
Size:
22.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: