Browsing by Issue Date, starting with "2013-09"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Variability of energy and water consumption of school buildingsPublication . Almeida, Ricardo; Ramos, Nuno; Simões, Maria; Freitas, VascoIn developed countries, the building sector is responsible for a very significant share of the total energy consumption. School buildings, since they are places where children are educated and learn to become active members of the society, must be a good example of efficient use of energy and water. In this study, data of the energy and water consumption of 23 Portuguese schools and their main building characteristics and properties was gathered. This information was normalized in order to homogenize the data set and then analysed using advanced statistical tools. The results show a significant variability in the consumption of different schools, even with similar characteristics, suggesting that there may be space to an improvement in its efficiency.
- Núcleo de apoio a crianças e jovens em risco - papel dos profissionais para a prevenção e estratégias de intervençãoPublication . Leitão, Carla Sofia Santos; Ribeiro, Esperança Jales; Cordeiro, LeandraO presente projeto de investigação é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre a problemática dos maus tratos e suas consequências, bem como as medidas de promoção e proteção para a infância e juventude. O objeto de estudo deste trabalho passa pela intervenção profissional, com relevância para os cuidados de saúde primários, considerando a importância dos Núcleos de Apoio a Crianças e Jovens em Risco que estão integrados nos Agrupamentos de Centros de Saúde, constituídos por equipas pluridisciplinares que são importantes na identificação e prevenção de situações de maus tratos, com a permanente necessidade de articulação e discussão das problemáticas com as várias entidades que trabalham com menores em risco e vitimas de violência. Atualmente existe uma maior consciencialização sobre esta problemática, existindo cada vez mais projetos e respostas sociais de trabalho com os menores em risco, para tal é importante perceber a sensibilização que os profissionais dos cuidados de saúde têm relativamente aos Núcleos de Apoio a Crianças e jovens em Risco, se fazem as respetivas sinalizações de forma a prevenir e intervir eficazmente nas situações de maus tratos. Será apresentado o que a literatura versa sobre a problemática dos maus-tratos, bem como as suas consequências desenvolvimentais que podem surgir na infância e na vida adulta. Será também abordado o tema da prevenção, uma vez que os Núcleos surgem nos Cuidados de Saúde Primários como forma de prevenção primária das situações de maus-tratos.
- Contextos inclusivos e envolvimento parentalPublication . Felizardo, SaraO envolvimento parental na escola emerge como um construto multidimensional que abrange diferentes contextos e pode apresentar-se em diversos formatos. No quadro da abordagem inclusiva, o modelo de colaboração e de parceria do envolvimento parental proporciona uma sólida referência teórica para os técnicos, professores e educadores no seu trabalho com os pais ou cuidadores de crianças com necessidades educativas especiais. De forma convergente, a legislação nacional (Decreto- Lei n.º 3/ 2008, de 7 de janeiro) e a internacional atribuem um papel central aos pais como decisores participantes no processo educativo. O presente estudo tem como analisar as relações entre as perspetivas dos pais, professores do ensino regular e professores de educação especial sobre o envolvimento parental na escola. Para o efeito, foram constituídas duas amostras: uma, composta por 256 pais (de crianças com e sem necessidades educativas especiais) e outra, composta por 107 professores (do ensino regular e de educação especial). Os dados foram recolhidos em agrupamentos de escolas e em instituições de apoio à deficiência do distrito de Viseu. A análise comparativa das perceções sobre o envolvimento parental revela que a maior divergência ocorre entre os professores do ensino regular e os pais das crianças com necessidades educativas especiais. Em contraste, as perceções entre professores de educação especial e os pais das crianças com necessidades educativas especiais não revelam diferenças estatisticamente significativas. Encontramos ainda, diferenças significativas entre os dois tipos de professores sobre o envolvimento parental. As reflexões sobre os dados obtidos têm como pano de fundo as mudanças conceptuais e sócio-legais da Educação Especial do contexto nacional.
- A importância da relação entre comprador e vendedor na satisfação e fidelização dos clientesPublication . Fernandes, Susana Marques; Antunes, Joaquim Gonçalves orient.Com os constantes avanços tecnológicos e, consequentemente, com o surgimento de novas tecnologias da comunicação e da informação, as empresas sentiram a necessidade acrescida de se preocuparem com a relação que têm com os seus clientes, os quais são um fator muito importante para a manutenção das mesmas. Os comerciais de vendas surgem como moderadores dessa relação. O Marketing Relacional compreende tudo aquilo que uma empresa tem que fazer para melhorar a relação com os seus clientes e para atrair novos. O presente Projeto de Investigação procura desenvolver um estudo que chame a atenção para a importância da relação entre comprador e vendedor no processo de satisfação e de fidelização dos clientes. Pretende-se, ainda, perceber se esta relação está diretamente relacionada com a satisfação dos clientes. Este estudo segue uma metodologia assente em pesquisas bibliográficas e inquérito. Os resultados são baseados na análise dos dados do questionário e vão incidir na imagem da empresa e do comercial de vendas, no contato com a empresa, nos aspetos valorizados na escolha de um fornecedor, na satisfação e na fidelização dos clientes. As principais conclusões que tiramos do estudo são que a imagem do comercial de vendas, a imagem da empresa e os aspetos mais valorizados para a escolha de um fornecedor estão diretamente ligadas com a satisfação dos clientes. Comprovamos, ainda, que a satisfação está relacionada com a fidelização dos clientes.
- Relatório Final do Projeto PTDC/AGR-AAM/102529/2008 “Emissões gasosas medidas em campos regados de arroz produzido em dois solos diferentes, em Portugal, por efeito das práticas culturais, do clima e do aumento da concentração de CO2 na atmosfera”Publication . Carranca, C.; Figueiredo, N.; Fareleira, P.; Vargues, A.; Prazeres, A.; Marques, P.; Trindade, H.; Coutinho, J.; Pereira, J.; Moreira, N.; Goufo, P.; Carneiro, J.; Ribeiro, A.; Mateus, E.; Gomes da Silva, M.; da Nazaré Alves, M.; Oliveira, C.; Justino, J.Os objetivos do estudo foram os seguintes: i) avaliação da dinâmica do azoto (N) em cada talhão, e na lâmina de água à superfície dos solos, durante os ciclos culturais do arroz, ii) avaliação da mineralização potencial do N nos solos, em condições aeróbias e anaeróbias, simulando o período cultural (25 ºC) e pós-colheita (10 ºC), iii) avaliação das actividades enzimáticas, biomassa microbiana e presença de cianobactérias em cada talhão, iv) avaliação da resposta do arroz (Oryza sativa L. cv. Ariete) às práticas culturais, tipo de solo e condições climáticas, v) avaliação da eficiência da utilização do N pela cultivar de arroz Ariete, num ensaio em vasos, vi) avaliação da cor das folhas (SPAD), capacidade fotossintética da cultura e qualidade do grão, em resposta aos tratamentos, vii) avaliação das emissões de gases com efeito de estufa (CH4, N2O, COV) e NH3 em cada talhão, viii) estabelecimento das relações entre as emissões de COVs e as práticas de cultivo, o tipo de solo e as características climáticas.
- Repositório de atividades em Scratch com base nas metas para o 7º e 8º ano do ensino básicoPublication . Gomes, Ana Cristina Gonçalves Oliveira; Gomes, Cristina Azevedo; Rito, PedroA evolução da sociedade e das tecnologiasda informação e comunicaçãocriamnovos desafios ao sistema educativo, nomeadamente aos professores. A formação ini-cial dos professores e a formação contínua devepromover odesenvolvimento pessoal e profissional, bem como uma linha orientadora para a inovação das práticas pedagógi-cas. O uso das TIC em contexto de sala de aula,de uma forma consistentee de acordo com as orientações das metas curriculares,pode seruma fonte de motivação para os alunos. Com este projeto pretendeu-se construir uma proposta derepositório de ativi-dades em Scratch com base nas metas de aprendizagem para o 7º e 8º ano do Ensino Básico, de modo a facilitar e agilizar o trabalho dos professores e a promover a inova-ção pedagógica com o uso do Scratch. Este estudo qualitativo de natureza exploratória baseou-se, na análise dasme-tas curriculares, nos dados recolhidos em entrevistas semiestruturadasa professores do Ensino Básico e na avaliaçãode alguns repositóriosde Scratch. No sentido de avaliar uma primeira proposta do repositório, fizeram-se entrevistas semiestruturadas a pro-fessores do Ensino Básico. As nossas conclusões apontam no sentido de que este repositório poderá ser uma ajuda no trabalho dos professores e uma fonte de recursos,úteis na inovação das práticas pedagógicas, baseados nas orientações das metas. Da avaliação do repositórioresultou também que a avaliação dos alunos poderá passar pela realização de ativida-descom recursos TIC em vez de ser baseada somente em testes escritos, motivando os alunos para a aprendizagem.
- Modeling consumer preferences for Electric Vehicles: an exploratory studyPublication . Oliveira, Gabriela D.; Dias, Luís C.; Sarabando, PaulaThis paper presents the analysis of c onsumer preferences for Electric Vehicles (EVs), based on the choice within a defined set of vehicles: gasoline, diesel, hybrid, plug- in hybrid or fully electric. The study aims at understanding what the consumer preferences for EVs in Portugal are. The analysis incorporated two methods, Multicriteria Decision Analysis (MCDA) and Conjoint A nalysis. A survey on stated preferences was implemented in order to collect the informa tion required to feed the two methods, from 252 consumers. The criteria selected to charac terize each vehicle (purchase price, range, fuel consumption and CO 2 emissions) were based on a previous survey. The results show that consumers in general are not likely to adopt EVs. Fuel consumption was considered the most relevant criterion, overcoming th e purchase price. Lastly, the existence of privileges for EV owners is not valued as a significant advantage of purchasing an EV.
- Crenças e representações sociais dos adolescentes sobre a violência domésticaPublication . Monteiro, Carla Sandra de Jesus Lourenço Maia; Amante, Maria João, orient.
- Impacto da institucionalização nas perspetivas presentes e futuras das crianças e jovens em riscoPublication . Nogueira, Sandra Daniela Chaves; Ribeiro, Esperança JalesEste trabalho resulta de uma pesquisa sobre o impacto da institucionalização nas perspetivas presentes e futuras das crianças e jovens em risco. Pretendeu-se mais concretamente, realizar um estudo exploratório a envolver crianças institucionalizadas e crianças não institucionalizadas, para que nos fosse possível perceber de que forma o primeiro contexto influência as perspetivas das crianças e jovens em risco e avaliar da pertinência de avançar com uma proposta mais abrangente de investigação neste domínio. Desta forma, um dos objetivos deste estudo centra-se em compreender qual a relação existente entre os valores e a satisfação com a vida nas perspetivas futuras das crianças e jovens institucionalizados e não institucionalizados. De modo a conseguir avaliar e perceber tal desiderato, utilizaram-se dois instrumentos de recolha de dados: um questionário sobre os valores e perspetivas futuras e uma escala de satisfação com a vida. Com base nos dados obtidos propomos um projeto de investigação com recurso ao mesmo tipo de instrumentos, amostras mais abrangentes e hipóteses de partida.
- Multi-objective optimization for school buildings retrofit combining artificial neural networks and life cycle costPublication . Almeida, Ricardo; Freitas, VascoThe renovation of a school building should be regarded as a process of combining a number of variables and objectives, sometimes conflicting, including energy, indoor environmental quality and costs (initial, operational and maintenance), on a search for an "optimum solution". This multi-objective optimization procedure is particularly important in a time of severe economic crisis, with few available financial resources and, as such, their management and the investment decisions require great prudence from the decision maker. In this research a methodology to optimize the insulation thickness of external walls and roof, in the retrofit of two school buildings, is proposed. The school performance was defined considering two objectives: the annual heating load and the discomfort in the classrooms due to overheating. The calculation of the performance functions implies an annual simulation of the building and Artificial Neural Networks were training to approximate them. The minimization of the Life Cycle Cost of external walls and roof retrofit allowed the economic optimization of the insulation width.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »