dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2024-10-28T15:31:04Z | |
dc.date.available | 2024-10-28T15:31:04Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | O papel de relevo da literatura para a infância no âmbito da Educação é, hoje, consensualmente reconhecido, a nível nacional e internacional. Este capítulo procura lançar luz sobre alguns dos percursos que podem integrar tal demanda, através da proposta de itinerários de fruição de duas obras: A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça (Holzwarth, 2022) e Damião, a toupeira furacão (Llenas, 2017a). Os alicerces teóricos e a fundamentação curricular que sustentam esta reflexão contemplam: i) a importância hodierna da literatura para a infância na Educação; ii) o contributo da Educação Literária para a compreensão das singularidades que ampliam a diversidade de posicionamentos no mundo, alimentando o refinamento da apreciação estética; iii) a relevância da Educação para a Cidadania Global para o acolhimento da plurissignificação plasmada em modos de ser e de estar no quotidiano que implicam a participação ativa de todas as crianças e a escuta das suas vozes. À luz do apontado, traçaram-se os seguintes objetivos: i) indagar o modo como os peritextos e os textos alvos de atenção se entrelaçam, promovendo itinerários do olhar que potenciam o desenvolvimento da empatia e a sensibilidade estética das crianças; ii) refletir sobre as potencialidades das duas obras, no que respeita à compreensão da diversidade enquanto pilar da Educação para a Cidadania Global, em diálogo com a Educação Literária. Conclui-se que as duas obras possibilitam desvelar percursos de fruição estética e de compreensão da identidade e da diversidade englobadas nos quotidianos vivenciados, abrindo novos trilhos que iluminam espaços de afeição que acolhem os leitores. Os diálogos sugeridos potenciam reflexões sobre o inusitado, implicando olhares renovados sobre pormenores que devem ser alvo de cuidado, no âmbito da Educação, entendida como perene partilha, em comum. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D. (2024). Da inesgotável beleza da diversidade: lições de uma toupeira. In A. Sampaio e M. J. Macário (Orgs.) A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça. Percursos de construção cénica (pp. 25-36). Kairos Editions | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-35732-0-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8603 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Kairos Editions | pt_PT |
dc.subject | Literatura para a infância | pt_PT |
dc.subject | Educação literária | pt_PT |
dc.subject | Cuidado | pt_PT |
dc.subject | Diversidade | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.title | Da inesgotável beleza da diversidade: lições de uma toupeira | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 36 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 25 | pt_PT |
oaire.citation.title | A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça. Percursos de construção cénica | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.givenName | Dulce Helena Morgado Raimundo | |
person.identifier.ciencia-id | 9012-9535-91C4 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57201314223 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | e8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68 |