Repository logo
 
Publication

Da inesgotável beleza da diversidade: lições de uma toupeira

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2024-10-28T15:31:04Z
dc.date.available2024-10-28T15:31:04Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractO papel de relevo da literatura para a infância no âmbito da Educação é, hoje, consensualmente reconhecido, a nível nacional e internacional. Este capítulo procura lançar luz sobre alguns dos percursos que podem integrar tal demanda, através da proposta de itinerários de fruição de duas obras: A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça (Holzwarth, 2022) e Damião, a toupeira furacão (Llenas, 2017a). Os alicerces teóricos e a fundamentação curricular que sustentam esta reflexão contemplam: i) a importância hodierna da literatura para a infância na Educação; ii) o contributo da Educação Literária para a compreensão das singularidades que ampliam a diversidade de posicionamentos no mundo, alimentando o refinamento da apreciação estética; iii) a relevância da Educação para a Cidadania Global para o acolhimento da plurissignificação plasmada em modos de ser e de estar no quotidiano que implicam a participação ativa de todas as crianças e a escuta das suas vozes. À luz do apontado, traçaram-se os seguintes objetivos: i) indagar o modo como os peritextos e os textos alvos de atenção se entrelaçam, promovendo itinerários do olhar que potenciam o desenvolvimento da empatia e a sensibilidade estética das crianças; ii) refletir sobre as potencialidades das duas obras, no que respeita à compreensão da diversidade enquanto pilar da Educação para a Cidadania Global, em diálogo com a Educação Literária. Conclui-se que as duas obras possibilitam desvelar percursos de fruição estética e de compreensão da identidade e da diversidade englobadas nos quotidianos vivenciados, abrindo novos trilhos que iluminam espaços de afeição que acolhem os leitores. Os diálogos sugeridos potenciam reflexões sobre o inusitado, implicando olhares renovados sobre pormenores que devem ser alvo de cuidado, no âmbito da Educação, entendida como perene partilha, em comum.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. (2024). Da inesgotável beleza da diversidade: lições de uma toupeira. In A. Sampaio e M. J. Macário (Orgs.) A toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça. Percursos de construção cénica (pp. 25-36). Kairos Editionspt_PT
dc.identifier.isbn978-989-35732-0-4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8603
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherKairos Editionspt_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectEducação literáriapt_PT
dc.subjectCuidadopt_PT
dc.subjectDiversidadept_PT
dc.subjectCidadaniapt_PT
dc.titleDa inesgotável beleza da diversidade: lições de uma toupeirapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage36pt_PT
oaire.citation.startPage25pt_PT
oaire.citation.titleA toupeira que queria saber quem lhe fizera aquilo na cabeça. Percursos de construção cénicapt_PT
person.familyNameMelão
person.givenNameDulce Helena Morgado Raimundo
person.identifier.ciencia-id9012-9535-91C4
person.identifier.scopus-author-id57201314223
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Capítulo_A toupeira_2024.pdf
Size:
4.08 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: