Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
478.29 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Literacia visual marca-se hoje no friso cronológico de forma sofisticada, ancora-se na compreensão e interpretação da imagem em documentos mediatizados, ou não, e cristaliza-se de formas várias. Dos alfabetos mais incipientes à decifração de mensagens pictográficas, da construção de imagens a partir de leitura, a criança enceta o processo de categorização do mundo de forma consciente e subscreve o que se denomina, também, de literacia crítica e, por isso, não ingénua.
Esta comunicação pretende, assim, abordar representações do que se constitui a literacia do olhar ao nível da leitura e da escrita na literatura infantil. Pegando nesta, propomos esclarecer a passagem da literatura à literacia, ilustrando os pontos de contacto intrínsecos a ambas. Neste ponto propomos, ainda uma abordagem da literacia visual conferindo-lhe um carácter essencial e atribuindo-lhe a categoria de competência, passível de ser treinada através da leitura de imagens ao longo da escolaridade.
Propomos, ainda, uma reflexão acerca do sentido da visão em toda a sua polissemia, promovendo-a não como o principal sentido, mas como aquele que se metaforiza, também, nas mundividências de copistas e leitores. Pensamos, assim, ter assumido este evento também como uma oportunidade para reflectir sobre leitura, literatura Infantil, interculturalidade e políticas culturais a elas associadas.
Description
Keywords
Literatura para a infância Literacia visual Formação de leitores Ilustração
Citation
Publisher
IPCB-ESE