Repository logo
 
Publication

O papel dos manuais escolares de português na promoção dos valores da interculturalidade no 1º ciclo do ensino básico : um estudo em contexto da prática de ensino supervisionada

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBalula, João Paulo Rodrigues
dc.contributor.advisorAmante, Susana
dc.contributor.authorPinho, Sara Raquel Henriques
dc.date.accessioned2016-02-04T13:34:55Z
dc.date.available2016-02-04T13:34:55Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente relatório final de estágio surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Educação Pré-escolar (EPE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Este relatório encontra-se dividido em duas partes, contemplando dois objetivos essenciais. Na primeira parte, o objetivo é fazer uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada realizada durante os segundo e terceiro semestres do Mestrado. Na segunda parte, destinada ao trabalho de investigação, o objetivo é averiguar qual o papel dos manuais na promoção de valores da interculturalidade no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, recorremos a material por nós elaborado ao longo do estágio, bem como a autores de referência e à legislação em vigor, a fim de refletirmos sobre as nossas práticas e averiguarmos qual a imagem que tem vindo a ser veiculada sobre a diferença e a igualdade ao longo dos tempos. Em termos empíricos, realizámos uma investigação de caráter qualitativo com recurso à análise de conteúdo e, também, de caráter quantitativo relativamente à utilização de inquéritos por questionário. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado a alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico numa escola do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir que, muito embora os manuais escolares em análise não cumpram completamente o esperado relativamente à educação intercultural, já que apresentam poucas atividades que despertem um pensamento crítico e reflexivo sobre esta problemática, a atuação do professor é determinante como agente de transformação, na mudança de atitudes rumo ao entendimento mútuo e ao respeito.pt_PT
dc.description.abstractThis final teacher training report has been written within the scope of the Supervised Teaching Practice, as part of the Master’s Degree in Preschool and Primary School Education. This report is divided into two parts, comprising two essential goals. In the first part, the aim is to make a critical reflection on the Supervised Teaching Practice held during the second and third semesters of the Master´s Degree. In the second part, dedicated to the research work, the aim is to ascertain the role of textbooks in promoting intercultural values in Primary School Education. For this purpose, we used the resources we prepared along our teacher training as well as texts by renowned authors and legislation in force in order to reflect upon our practices and find out the representation that has been conveyed throughout the past years about issues of difference and equality over time. Empirically, we conducted qualitative research methods using content analysis and also quantitative questionnaire surveys. The instrument designed for this purpose was applied to 4th grade students in a school of Viseu. The data support the conclusion that, although the textbooks under consideration do not completely comply with the expected results concerning intercultural education, since they have few activities that arouse a critical and reflective thinking on this issue, the role of the teacher is crucial as a transformative agent in changing attitudes towards mutual understanding and respect.pt_PT
dc.identifier.tid201062968
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3039
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectManuais escolarespt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectIdentidadept_PT
dc.subjectRepresentação sobre a diferençapt_PT
dc.subjectLiteratura de países de língua portuguesa para crianças e jovenspt_PT
dc.subjectTextbookspt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectRepresentation on the difference, Literature of Portuguese-speaking countries for children and young adultspt_PT
dc.titleO papel dos manuais escolares de português na promoção dos valores da interculturalidade no 1º ciclo do ensino básico : um estudo em contexto da prática de ensino supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório final da Sara_versão completa com capa, folha de rosto e declaração de integridade.pdf
Size:
7.93 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: