Repository logo
 
Publication

Percurso profissionalizante : Software educativo - ClicMat como recurso de aprendizagem

dc.contributor.advisorRibeiro, António
dc.contributor.advisorMartins, Ana Patrícia
dc.contributor.authorAlmeida, Tânia Marisa Marques de
dc.date.accessioned2014-05-07T13:43:40Z
dc.date.available2014-05-07T13:43:40Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractRESUMO No presente relatório de estágio faz-se uma abordagem inicial às Práticas de Ensino Supervisionadas II e III sendo apresentada uma reflexão de todo esse percurso profissionalizante, desenvolvido na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Descrevemos os contextos onde as mesmas foram desenvolvidas e analisamos as práticas concretizadas, para uma melhor compreensão do percurso efetuado. No mesmo documento apresentamos o trabalho de investigaçãodesenvolvido num Jardim de Infância da rede pública do distrito de Viseu, com um grupo de 6 crianças com 5 anos de idade. Como objetivo propusemo-nos compreender o modo como as crianças desse nível etário (fase pré-escolar) desenvolvem a capacidade de resolução de problemas, especificamente a noção de combinação, e as vantagens decorrentes da utilização do software educativo ClicMat. Metodologicamente, a investigação consiste num estudo de caso de natureza qualitativa, sustentando-se na observação participante, na entrevista em profundidade e nas produções realizadas pelas crianças durante a realização das tarefas propostas. Com esta investigação concluímos que o software educativo é uma mais-valia para o desenvolvimento das capacidades transversais de resolução de problemas e comunicação matemática. Estes processos matemáticos assumiram um papel preponderante na aprendizagem porque, através deles, as crianças foram levadas a desenvolver novas estratégias para a resolução de problemas.por
dc.description.abstractABSTRACT This teaching practice report contains an initial approach to the Supervised Teaching Practices II and III and presents a reflection about the entire professional course developed in Primary Education and Early Childhood Education. We describe the context in which those practices were developed and analyze the achieved procedures. We also present the research developed in a public kindergarten in the district of Viseu with a group of 6 children aged 5 years old. Our goal was to understand how children in those age ranges develop their ability to solve problems, specifically the notion of combination, using aneducational software, namely ClicMat. Methodologically, this research is a qualitative Case Study, held by a participant observation, interviews and children productions conceived during the proposed tasks. This research allowed us to conclude that the educational software is of great value to the development of skills concerning solving problems and mathematical communication. These mathematician processes are of great importance in learning, because through them children developed new strategies in solving problems.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/2109
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu. Escola Superior de Educação de Viseupor
dc.subjectComunicação Matemáticapor
dc.subjectPercurso Profissionalizantepor
dc.subjectSoftware Educativopor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectResolução de Problemaspor
dc.subjectClicMatpor
dc.titlePercurso profissionalizante : Software educativo - ClicMat como recurso de aprendizagempor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio_Tânia Almeida.pdf
Size:
7.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: