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A prevenção de comportamentos e situações de risco em crianças e jovens: contributos das forças de segurança

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Abstract(s)

O presente projeto intitulado: “A Prevenção de Comportamentos e Situações de Risco em Crianças e Jovens: Contributos das Forças de Segurança” tem como objetivo a compreensão do fenómeno do crescendo de crianças e jovens em risco e / ou perigo e o modo de atuação das forças de segurança (PSP) na sua prevenção, identificando situações mais frequentes e estratégias de ação e prevenção. O projeto encontra-se dividido em duas partes, a primeira diz respeito ao enquadramento concetual desta temática, aferindo os problemas que afetam crianças e jovens e o modo de atuação da PSP e o seu contributo na resolução dos mesmos. A segunda parte destaca o projeto de investigação empírica e apresenta a metodologia utilizada para a realização do mesmo, bem como a previsão de resultados com base na aplicação de uma entrevista semiestruturada a vários agentes da PSP, responsáveis pela aplicação do Programa Escola Segura, em diferentes cidades do nosso país. Obtém-se desta forma a perspetiva sobre as diversas realidades nomeadamente em grandes cidades do litoral e pequenas cidades do interior. Os agentes atuam ao nível da prevenção primária, colocando em prática ações de sensibilização e formação, junto dos alunos, nas escolas onde se entende ser pertinente a abordagem de determinadas temáticas tais como, agressividade infanto-juvenil, bullying, violência no namoro, entre outras. Além destas ações, os agentes tentam implementar uma cultura de policiamento de proximidade junto da classe estudantil, bem como um trabalho colaborativo em rede entre diversas instituições. O resultado da prática das suas ações sendo direto e imediato, carece de ser mais aprofundado nomeadamente por via da compreensão do seu impacto nos meios em que atuam e na população em que intervêm.
ABSTRACT This project entitled: "The Prevention Behaviors and Risk Situations for Children and Youth: Contributions of the Security Forces" aims to present a research proposal whose guiding question is aimed at understanding the phenomenon of growing children and young people at risk and / or danger and the way of the security forces acting (PSP) in preventing, identifying most frequent situations and action and prevention strategies. The project is divided into two parts, the first concerns the conceptual framework of this issue, assessing the problems affecting children and young people and the playing mode of the PSP and its contribution in solving them. The second part highlights the empirical research project and presents the methodology used to carry out the same, and the forecast results based on the application of a semi-structured interview several agents PSP, responsible for implementing the Safe School Program, in different cities of our country. Obtained in this way the perspective of the various realities particularly in large coastal cities and small towns. The agents act at the level of primary prevention, putting into practice actions of awareness and training among students in schools where it considers it appropriate to address certain issues such as children's aggression, bullying, dating violence, among other . In addition to these actions, the agents try to implement a community policing culture among the student class, and a collaborative networking between different institutions. The result of the practice of their actions being direct and immediate, needs to be further particularly through the understanding of its impact in the media in which they operate and the population involved.

Description

Keywords

Risco Prevenção PSP Perigo Escola Risk Prevention Danger School

Pedagogical Context

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Research Projects

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Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

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