Publication
Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática
dc.contributor.author | Menezes, Luís | |
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.contributor.author | Matos, Isabel | |
dc.contributor.author | Simões, Dabiel | |
dc.contributor.author | Carvalho, Marta | |
dc.date.accessioned | 2020-01-03T15:04:51Z | |
dc.date.available | 2020-01-03T15:04:51Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta uma investigação sobre a própria prática desenvolvida por dois futuros professores, no contexto da sua formação inicial. No estudo, procura-se compreender as potencialidades da utilização de tarefas matemáticas baseadas em humor gráfico (tiras de Banda Desenhada) para o ensino e a aprendizagem da Matemática no 5.º ano de escolaridade. Em particular, visa-se compreender: (i) a adesão dos alunos às tarefas e ao humor gráfico; (ii) as dificuldades encontradas pelos alunos na sua interpretação e resolução; e (iii) as funções do humor na aprendizagem da Matemática. A análise dos dados recolhidos através de observação direta, apoiada por gravações áudio e vídeo, e técnica documental revela boas potencialidades destas tarefas para a aprendizagem da Matemática, tendo os alunos aderido bem às propostas apresentadas, levando-os a terem emoções positivas, a pensar e a comunicar. Em paralelo, os alunos mostram algumas dificuldades na interpretação do humor, talvez porque este tipo de propostas não era habitual para eles. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | FCT/IPV | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Menezes, L., Balula, J. P., Matos, I. A., Simões, D., & Carvalho, M. (2019). Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática. In A.Barbosa e outros (Eds.), Livro de Atas do CRIA 2019 - 1st International Conference on Teaching and Learning with Creativity from 3 to 12 years old (pp 206-217). ). Escola Superior de Educação de Viana do Castelo: Viana do Castelo. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8756-24-4 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6086 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Viana do Castelo | pt_PT |
dc.relation | Humor in mathematics teaching | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | humor gráfico | pt_PT |
dc.subject | tarefas matemáticas | pt_PT |
dc.subject | formação inicial de professores | pt_PT |
dc.title | Humor gráfico, criatividade e ensino da Matemática | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viana do Castelo | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 2017 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 206 | pt_PT |
person.familyName | Menezes | |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.givenName | Luís | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-8978-8900 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3a32117a-c737-4465-8f56-5e98a30728db | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 |