Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: Estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
EgitaneaSciencia_ALV.pdf511.49 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo investigou as estatísticas de acesso dos alunos admitidos ao Programa Maiores de 23 nos cursos de 1º ciclo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu, no período compreendido entre os anos letivos de 2006/07 e 2010/11. O objetivo foi, por um lado, o de analisar o percurso destes alunos, a sua segmentação por cursos e os seus níveis de sucesso e, por outro, refletir sobre os desafios colocados com a implementação da Reforma de Bolonha sobre este perfil de alunos. A fundamentação teórica assentou numa análise do quadro regulamentador do Programa de Acesso para Novos Públicos Maiores de 23, das medidas implementadas para adequação à Reforma de Bolonha e dos conceitos de Convergência e Diversificação. A metodologia incluiu a pesquisa bibliográfica para análise/reflexão e a recolha de dados, sujeitos a análise estatística. Os resultados indicam que: i) o Programa tem uma elevada adesão; ii) os alunos matriculados registam um assinalável índice de sucesso; iii) os alunos estão sujeitos a dificuldades e desafios acrescidos, durante o percurso académico, devido às medidas implementadas no âmbito do processo de adequação a Bolonha.

Description

Keywords

Aprendizagem ao Longo da Vida, Maiores de 23, Reforma de Bolonha, Convergência

Citation

Antunes, S. (2013). O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: Estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Egitania Sciencia, 12, 25-45. ISBN: 1646-8848

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue