Repository logo
 
Publication

O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: Estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego

dc.contributor.authorAntunes, Sandra Maria Gouveia
dc.date.accessioned2017-07-28T07:47:30Z
dc.date.available2017-07-28T07:47:30Z
dc.date.issued2013-06
dc.description.abstractEste estudo investigou as estatísticas de acesso dos alunos admitidos ao Programa Maiores de 23 nos cursos de 1º ciclo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu, no período compreendido entre os anos letivos de 2006/07 e 2010/11. O objetivo foi, por um lado, o de analisar o percurso destes alunos, a sua segmentação por cursos e os seus níveis de sucesso e, por outro, refletir sobre os desafios colocados com a implementação da Reforma de Bolonha sobre este perfil de alunos. A fundamentação teórica assentou numa análise do quadro regulamentador do Programa de Acesso para Novos Públicos Maiores de 23, das medidas implementadas para adequação à Reforma de Bolonha e dos conceitos de Convergência e Diversificação. A metodologia incluiu a pesquisa bibliográfica para análise/reflexão e a recolha de dados, sujeitos a análise estatística. Os resultados indicam que: i) o Programa tem uma elevada adesão; ii) os alunos matriculados registam um assinalável índice de sucesso; iii) os alunos estão sujeitos a dificuldades e desafios acrescidos, durante o percurso académico, devido às medidas implementadas no âmbito do processo de adequação a Bolonha.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, S. (2013). O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: Estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Egitania Sciencia, 12, 25-45. ISBN: 1646-8848pt_PT
dc.identifier.isbn1646-8848
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4628
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAprendizagem ao Longo da Vida, Maiores de 23, Reforma de Bolonha, Convergênciapt_PT
dc.titleO Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: Estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamegopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage45pt_PT
oaire.citation.issue12pt_PT
oaire.citation.startPage25pt_PT
oaire.citation.titleEgitania Scienciapt_PT
oaire.citation.titleEgitania Sciencia
person.familyNameGouveia Antunes
person.givenNameSandra Maria
person.identifier.ciencia-id2014-72DD-3AE7
person.identifier.orcid0000-0002-4626-1543
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
EgitaneaSciencia_ALV.pdf
Size:
511.49 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: