Publication
O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: Estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego
dc.contributor.author | Antunes, Sandra Maria Gouveia | |
dc.date.accessioned | 2017-07-28T07:47:30Z | |
dc.date.available | 2017-07-28T07:47:30Z | |
dc.date.issued | 2013-06 | |
dc.description.abstract | Este estudo investigou as estatísticas de acesso dos alunos admitidos ao Programa Maiores de 23 nos cursos de 1º ciclo da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego do Instituto Politécnico de Viseu, no período compreendido entre os anos letivos de 2006/07 e 2010/11. O objetivo foi, por um lado, o de analisar o percurso destes alunos, a sua segmentação por cursos e os seus níveis de sucesso e, por outro, refletir sobre os desafios colocados com a implementação da Reforma de Bolonha sobre este perfil de alunos. A fundamentação teórica assentou numa análise do quadro regulamentador do Programa de Acesso para Novos Públicos Maiores de 23, das medidas implementadas para adequação à Reforma de Bolonha e dos conceitos de Convergência e Diversificação. A metodologia incluiu a pesquisa bibliográfica para análise/reflexão e a recolha de dados, sujeitos a análise estatística. Os resultados indicam que: i) o Programa tem uma elevada adesão; ii) os alunos matriculados registam um assinalável índice de sucesso; iii) os alunos estão sujeitos a dificuldades e desafios acrescidos, durante o percurso académico, devido às medidas implementadas no âmbito do processo de adequação a Bolonha. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Antunes, S. (2013). O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: Estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Egitania Sciencia, 12, 25-45. ISBN: 1646-8848 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 1646-8848 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4628 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem ao Longo da Vida, Maiores de 23, Reforma de Bolonha, Convergência | pt_PT |
dc.title | O Repto da Aprendizagem ao Longo da Vida: Estudo de caso do programa de acesso para novos públicos maiores de 23 na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 45 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 12 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 25 | pt_PT |
oaire.citation.title | Egitania Sciencia | pt_PT |
oaire.citation.title | Egitania Sciencia | |
person.familyName | Gouveia Antunes | |
person.givenName | Sandra Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 2014-72DD-3AE7 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4626-1543 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 237fac87-7c09-4b9d-8fe0-aa2651f10b6b |