Repository logo
 
Publication

A Literatura para a Infância e a área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: um percurso formativo e investigativo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada

dc.contributor.advisorFigueiredo, Maria Pacheco
dc.contributor.advisorMatos, Isabel Aires de
dc.contributor.authorFernandes, Ana Catarina Domingues da Costa
dc.date.accessioned2020-12-15T10:59:33Z
dc.date.available2020-12-15T10:59:33Z
dc.date.issued2020-09-15
dc.description.abstractO Relatório Final de Estágio resulta da análise do percurso de formação no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, abordando o trabalho desenvolvido em contexto de estágio, potenciado pela Prática de Ensino Supervisionada, e um estudo sobre as próprias práticas desenvolvido no mesmo contexto. Assim, o trabalho encontra-se dividido em duas partes: na primeira, apresentam-se elementos dos estágios desenvolvidos em 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Educação Pré-Escolar; na segunda parte, dá-se conta do trabalho investigativo desenvolvido e implementado durante as práticas de estágio. O estudo, de caráter qualitativo, foi desenvolvido com um grupo de crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, e pretendeu articular a Literatura para a Infância e a Formação Pessoal e Social, através da implementação de propostas de leitura e exploração didática de três obras de Literatura para a Infância. Através da análise de conteúdo, que nos forneceu os resultados obtidos, destacamos a importância que os livros assumiram para promover aprendizagens associadas à área de Formação Pessoal e Social, tais como: i) cooperação e entreajuda; ii) saber pedir e aceitar a ajuda; iii) desigualdades sociais, pobreza e comportamentos discriminatórios; iv) questões de identidade e aceitação da características individuais. Foi possível, também, através da observação e avaliação dos níveis de bem-estar emocional e de implicação, concluir que os livros foram bem recebidos pelas crianças, assim como as propostas didáticas associadas. A Literatura para a Infância revelou-se, como sugerido pelos autores mobilizados, um contextopt_PT
dc.description.abstractThis final internship report is a result of the formation route analysis on the Master’s Degree on Early Childhood Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, approaching the work developed by the master student in an internship context, boosted by Supervised Teaching Practice, and a study concerning own practices developed on the same context. Therefore, it is deduced that the same is divided into two parts. On the first one, are presented elements from the internships developed on the 1st Cycle of Basic Education and Early Childhood Education. On the second part, gets taken into account of the empirical work developed and implemented during the internship practices. The study in question, of qualitative character, was developed with a group of children attending Pre-School Education, with comprehended ages between the age of three and five years old, which intended to articulate the Childhood Literature and Personal and Social Development through the implementation of reading proposals of three Childhood Literature works and it’s respective didactic exploration and analysis. Through the content analysis, that gave us the obtained outcomes, we highlight the importance that books took over promoting skills associated with the area Personal and Social Development, such as: i) cooperation and mutual help; ii) knowing when to ask for help and to accept said help; iii) social differences, poverty and discriminatory behaviours; iv) questions of identity and acceptance of individual features. It was possible, also, through observation and evaluation of the emotional and implication levels of well-being, to conclude that the books were well received by the children, as well as the didactic proposals associated with them.pt_PT
dc.identifier.tid202555240pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6441
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectLiteratura para a Infânciapt_PT
dc.subjectFormação Pessoal e Socialpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectInvestigação sobre as práticaspt_PT
dc.subjectEarly Childhood Educationpt_PT
dc.subjectChildren’s Literaturept_PT
dc.subjectPersonal andpt_PT
dc.titleA Literatura para a Infância e a área de Formação Pessoal e Social na Educação Pré-Escolar: um percurso formativo e investigativo no âmbito da Prática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório Final de Estágio.pdf
Size:
2.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format